O Dia Mundial das
Comunicações Sociais é comemorado no dia 31 de maio. A comunicação social é o
estudo das causas, consequências e do funcionamento da relação entre os meios
de comunicação em massa, como o rádio, televisão, teatro, propaganda, revistas,
jornais e internet com a sociedade. Seu estudo compreende processos de informação,
persuasão e entretenimento das pessoas. A comunicação social está presente em
todos os aspectos do mundo contemporâneo, evoluindo a cada dia com o registro
da história e influência na rotina diária de todas as pessoas em suas relações
interpessoais e de trabalho.
Atuação
Aqueles que trabalham
com comunicação social, são os profissionais formados em jornalismo, radialismo
e televisão, cinema, publicidade e propaganda, relações públicas, moda,
marketing, direção teatral, entre outros. As pesquisas em comunicação social se
relacionam a diversas áreas de conhecimento, como a antropologia sociologia,
linguística, psicologia, ciência da informação, artes visuais, artes cênicas,
administração e, atualmente, com a ciência da computação. Fenômenos
relacionados com a transmissão e recepção de mensagens através dos meios de
comunicação são objeto de estudo dos profissionais de telecomunicações, que são
engenheiros com conhecimento técnico distinto, constituindo um ramo à parte da
comunicação social.
Áreas da comunicação
social
O profissional que atua
com comunicação social está nas mais diversas áreas e exercem diversos tipos de
atividades, vamos conhecer sobre algumas delas:
· Cinema: nessa área, o
profissional da comunicação social trabalha com produção audiovisual, tanto
para o cinema, quanto para a televisão e para a internet. Ele escreve roteiros,
prepara cenários, cuida de edição de som e de imagem e dirige elencos. Esse
setor da comunicação social está em constante crescimento, cuida de marcas e
faz vídeos corporativos e institucionais.
· Jornalismo: nessa
área, o profissional da comunicação social irá trabalhar com divulgação de
notícias, escrevendo colunas e artigos para jornais, internet e revistas. Além
disso, o jornalista irá apresentar telejornais e fazer entrevistas.
Esse
profissional investiga fatos e transmite informações, sempre preocupado com a
adequação de sua linguagem em relação ao meio de comunicação e ao público alvo.
· Publicidade de
propaganda: nessa área da comunicação social, o profissional irá promover
produtos e serviços. Faz pesquisas de mercado e cria campanhas publicitárias
com enfoque nos mais diversos meios de comunicação. Ele também pode fazer arte
de embalagens de produtos e logotipos.
· Relações públicas:
nessa área, o profissional da comunicação social irá construir e promover a
imagem de determinada empresa ou instituição. É um profissional que conhece a
empresa, seus valores e objetivos e visa construir uma boa imagem dela para os
funcionários e para os clientes. Esse profissional ainda se comunica com os
clientes, organiza eventos, realiza pesquisas e representa a empresa, a pessoa
física e ainda artistas e políticos.
https://www.calendariobr.com.br/dia-mundial-das-comunicacoes-sociais#.WQU7BPkrKG4