30/06/2008

* 2008 - BLUFÁCIL

O que é o serviço BLUFÁCIL : é um serviço de atendimento especial gratuito do tipo porta a porta. A operação do serviço é gerenciada pelo SETERB e executada pelo Consórcio SIGA,com veiculos adaptados e acessivéis.
A quem se destina o BLUFÁCIL: o serviço de atendimento Especial Blufácil é destinado , exclusivamente para as pessoas com deficiência física com comprometimento severo da mobilidade, associada ou não à outra deficiência , as quais não apresentem condições de se locomover com autonomia nos demais meios de transporte coletivo.

Dia de festa, para a comunidade blumenauense. No dia 30 de junho de 2008, foi entregue o BLUFÁCIL o transporte porta a porta.

Nas dependência da ABLUDEF - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing assinou o ato de entrega do BLUFÁCIL.

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e da CODEPA agradeceu ao prefeito , ao diretor da SETERB e demais autoridade por mais uma conquista, no transporte adaptados.

Foi entregue pela assistente social Tânia o cadastro de 31 associados da ABLUDEF que terão acesso ao transporte BLUFÁCIL. Será priorizado inicialmente o atendimento a SAÚDE, EDUCAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO.

Após a solenidade de entrega do BLUFÁCIL, os associados da ABLUDEF e demais autoridades foram recepcionados com café da manhã servido pelas funcionárias , Angela e Dyrce .

Foi colocado no pátio da entidade o onibus adaptado BLUFÁCIL, para que todos pudessem aprecia-lo.
João Paulo Kleinubing disse a Mirian, que o onibus adaptado que faz a linha em frente a sua residência, na Itoupava Central, já esta circulando a partir desta data.

* 2008 - VISTORIA NO AG GARCIA

No domingo dia 29 de junho de 2008, os membros da Comissão Pró-Construção do AG Garcia, Adalberto Day e sua esposa Dalva Day foram fazer uma vistoria no local. Quinzenalmente alguns dos membros fazem essa vistoria e relatam o resultado aos demais.
A equipe mais atuante são Adalberto Day, Dalva Day , Carlos A. Salles de Oliveira, Diana T. E. Salles de Oliveira, Luiz Nestor Pollmann, Maurício Gol, Sérgio Soares,Luiz Carlos Pereira, vereador José Luís Gaspar Clerici, entre outros, lutam pela conclusão da obra.

Dalva Day, assistente social da ABLUDEF - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, fez uma visita ao local das obras onde observou se ás rampas estão adequadas as necessidades dos usuários atendidos na Unidade de saúde. Atenta a existência de acessibilidade, do direito de IR e VIR, do usuário atendido no Ambulatório Geral do Garcia. Essa obra é um sonho da comunidade do Grande Garcia e está sendo implantado no prédio da antiga cantina Artex – Salão do Clube América, próximo a sede da Secretaria Distrital do Garcia.

28/06/2008

* 2008 - ARRAIAL ABLUDEF

No dia 27 de junho de 2008, realizou-se o 4º ENCONTRO DO GRUPO MELHOR IDADE , na rua Bertha Odebrecht, número 63, na sede da ABLUDEF.
Mensalmente é realizado um encontro com idosos com deficiência física na instituição ABLUDEF. As profissionais e voluntárias que trabalham com os idosos, fazem palestras, jogos, viagem, festejam datas especificas como dia das mães, páscoa, aniversários , natal, dias dos idosos e outros. Além do lazer é feito todo um trabalho de prevenção a saúde e bem estar do idoso. A coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day conta com uma equipe de cooperadores como (Assistentes sociais, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, estagiárias de educação física, fisioterapeutas, advogado) a sua disposição, são pessoas que vestem a camisa do IDOSO.
Foi realizado no dia 27 de junho o encontro festivo "FESTA CAIPIRA" com casamento caipira.
A senhora Angela e seu esposo foram os noivos caipira, a assistente social Tânia fez o papel de coroné (pai da noiva), a terapeuta ocupacional Mariana (juiz de paz), a assistente social Dalva foi a narradora do casamento, enquanto que os idosos foram convocados para ser os testemunhas do casamento caipira.
A idosa senhora Carmem, foi a ex noiva do caipira Allan (noivo enganador) deixando duas noivas no altar. Gerando um impasse entre as duas noivas, após a escolha da noiva Angela que também estava em estado interessante (grávida), e com a aprovação dos idosos houve finalmente o casamento caipira.
Muita alegria neste encontro, os idosos participaram ativamente no casamento caipira, a noiva jogou o buquê, a idosa Braulina pegou-o, e os noivos foram dançar a valsa da Melhor Idade.
Como bom caipira, o noivo mandou a noiva para a cozinha, preparar a festança, junto com suas amigas a Dyrce e a Mariana. Como lanche foi servido coruja com nata, doce mimoso,bolo de fubá,sanduiche, cocada, pipoca, chocoleite, mate, café e muitas outras guloseimas.

O arraial foi a tarde toda, regada de muita alegria. Os idosos dançaram, mostraram que são muito ativos. No dia 18 de junho o mesmo grupo já tinha mostrado que são dançarinos natos, quando foram a festa caipira na cidade de Pomerode, representando os idosos de Blumenau.

Recebemos visitantes, como o senhor Mário Hildebrandt, ex secretário da assistencia social de Blumenau. A senhorita Daniella Lima, filha do Deputado Federal Décio Lima e da Deputada Estadual Ana Paula, e o senhor Jefferson Fonest.

Foto álbum do CASAMENTO CAIPIRA do casal sinhozinho Allan e sinhazinha Angela.

Na foto estão a coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day, a terapeuta ocupacional Mariana, noiva Angela e o noivo Allan, assistente social Tânia e a presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba.

* 2008 - REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CODEPA

No dia 04.06 a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Criança, aprovou a formação da comissão organizadora para a realização do II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizado nos dias 08 e 09 de Julho de 2008.
Ficou acertado que todas as quintas-feiras ás 10:00 na SEMASCRI,será realizada reuniões referente a realização do Fórum, até a data do fórum.
Foi realizada no dia 24/06 (terça-feira) às 16:30 na ABLUDEF, a reunião Extraordinária da CODEPA - Comissão de Direito e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia do Vale do Itajaí, para a discussão de propostas que as entidades deverão definir para a apresentação no II Fórum Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Antecipadamente a secretária Adriana passou via email para as entidades que fazem parte da CODEPA - Comissão de Direito e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia do Vale do Itajaí, o relatório das propostas do I FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, para que cada entidade discutissem e trouxesse novas propostas para a reunião extraordinária.

O II FÓRUM MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, ocorrerá nos dias 08 e 09 de Julho de 2008, no Bloco "J" da FURB.

O presidente do CONADE - Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência , Sr. Laércio Ventura, fará a palestra de abertura do Fórum.

A CODEPA - Comissão de Direito e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia do Vale do Itajaí, tem dois representantes na comissão para a realização do fórum, são as seguintes pessoas Adriana Bollmann - assistente de Diretoria da Afisvale – Associação dos Fissurados do Vale do Itajaí e Secretária da CODEPA que irá representar a presidenta Maria Helena Mabba , que também é Presidenta da ABLUDEF – Associação Blumenauense de Deficientes Físicos.

A Assistente Social Gisele Bremer funcionária da APAE , onde exerce a função de assistente social, a 2ª representante a CODEPA.

Estiveram presente a reunião alguns representantes de ONGs que fazem parte da CODEPA - Comissão de Direito e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia do Vale do Itajaí), entre elas destacamos a presidenta da CODEPA e da ABLUDEF Maria Helena Mabba, Jomarina (ABADA), Gisele (Assistente social - APAE), Cheila (ACEVALI), Adriana (AFISVALE), Tânia (Assistente social - ABLUDEF), Mariana (Terapeuta ocupacional - ABLUDEF), José Monarim (Advogado - ABLUDEF), Maria Lenira (Assistente social - ABLUDEF),Bianca (Psicóloga - ABLUDEF),Dalva (Assistente social - ABLUDEF), Fernando (vice-presidente da APPM – Mielomeningocele), Sergio e Alairton (associados da ABLUDEF).
A senhora Jomarina mencionou a possibilidade da ABADA ser parceira na disponibilidade de dois profissionais tradutores de libra.
Quanto aos deficientes visuais será realizada um levantamento entre os usuários da ACEVALI, que irão participar do evento, para que seja providenciado impressão da pauta de programação e demais material em Braile.

25/06/2008

* 2008 - ORIGEM DA FESTA JUNINA

Existem duas explicações para o termo FESTA JUNINA.
· A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho.
· Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. O nome “junina” é devido à sua procedência de países europeus cristianizados.
*A CULTURA veio dos portugueses, chineses, espanhóis e franceses.
* A DANÇA MARCADA veio da França, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
* A tradição de soltar FOGOS DE ARTIFÍCIO veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos.
* Da península Ibérica teria vindo a DANÇA DE FITAS, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros ( indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio.
COMIDAS TÍPICAS
No mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento.
Pamonha;
cural,
milho cozido,
canjica,
cuzcuz,
pipoca,
bolo de milho;
arroz doce,
bolo de amendoim,
bolo de pinhão,
bombocado,
broa de fubá,
cocada,
pé-de-moleque,
quentão,
vinho quente,
batata doce .
TRADIÇÕES
A maior tradição das festas de junho é a FOGUEIRA, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas.
Os BALÕES também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No NORDESTE, é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
No SUDESTE são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse. Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar.
No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
CAIPIRA
Nas festas juninas o caipira aparece como uma figura deturpada, o que tornou-o extremamente cômico, próximo de um palhaço, talvez por pura falta de conhecimento da verdade que representa sua figura. A imaginação jocosa não vê as qualidades e virtudes que possui, frente as condições desfavoráveis do seu viver.
CASAMENTO CAIPIRA
A cerimônia de casamento caipira é uma manifestação realizada durante os festejos juninos, principalmente nos dias dedicados a São Pedro. Dependendo da região e estado do Brasil o Casamento Caipira é conhecido também por outros nomes como Casamento Matuto e Casamento na Roça. O Casamento Caipira é uma paródia às cerimônias tradicionais. Os principais personagens da representação são: a noiva grávida, o noivo, o delegado, o padre, os pais dos noivos, padrinhos, etc. O enlace caricaturado se desenvolve em meio à fugas do noivo, as indecisões da noiva e ameaças por parte dos pais, vigário e o delegado. Os textos apresentam uma linguagem libidinosa e os sermões contém forte conotações crítico-sociais. Após a celebração do casamento, inicia-se a quadrilha.
FOGUEIRAS
As fogueiras juninas merecem uma consideração à parte.
A de Santo Antonio é quadrada.
A de São João, redonda.
A de São Pedro, triangular.
A fogueira centraliza a festa.
SIMPATIA
Nas noites de 13, 24 e 29 ou na passagem do respectivo dia anterior para esses dias (o instante mágico é a meia-noite) se podem tirar "sortes" do santo, ligadas à amor, à profissão, a destino ou outros assuntos. Saiba agora algumas dessas sortes:
SORTE NO NAMORO
Planta-se um dente de alho com o nome da jovem ou do jovem de quem gosta, escrito num papel. Fica o dente do alho para cima, junto com o papel. No dia seguinte diz que já amanhece brotando o que vai dar casamento. Se não no dia seguinte, espera mais alguns dias.
SORTE DO PRATO D'ÁGUA
Escreva os nomes de seus pretendentes em pedaços de papel branco. Em seguida, pegue todos os papeizinhos e torça-os, bem torcidos. Disponha-os então em um prato cheio de água. No dia seguinte, o papel que amanhecer aberto é o que tem o nome daquele que pode acabar em casamento.
O QUE NÃO PODE FALTAR NUMA FESTA JUNINA
DANÇAS como quadrilhas , forrós, Bumba meu boi,
COMIDAS TÍPICAS e principalmente NÃO PODE FALTAR:
* bandeirinhas,
* leilões,
* bingos,
* arraial,
* casamentos caipiras,
* dança de fitas,
* simpatias,
* Chapéu de palha,
* fantasia de caipira,
* rojão,
* busca-pé,
* balão,
* bombinha,
* soltando biriba ou biribinha,
* correio elegante,
* prendas,
* Pegar a maça na bacia com água,
* corrida no saco,
* colher na boca,
* pescarias,
* dança da laranja,
* jogo das argolas,
* corrida dos pés juntos,
* gincanas,
MUSICAS CAIPIRAS

Pesquisa do site: www.suapesquisa.com

21/06/2008

* 2008 - FESTA CAIPIRA EM POMERODE

O GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF recebeu convite para participar da GRANDE FESTA JUNINA com Bingo pelo GRUPO DE GINÁSTICA CENTRO DE POMERODE.
No dia 18 de junho de 2008, foram a Pomerode mais precisamente no PARQUE MUNICIPAL DE EVENTOS (onde se realiza anualmente a GRANDE FESTA POMERANA), localizado na Avenida 21 de janeiro 2150, para confraternizar com outros idosos de Santa Catarina, cidades como Blumenau, Indaial, Itajai, Rodeio estiveram presente .

Nosso grupo foi composto por 21 idosos, 04 profissionais, 01 motorista. Apesar do frio intenso, os idosos estavam cedinho na ABLUDEF, aguardando para tomar um cafezinho com bolo, feito pelas senhoras Angela e Dyrce que prontamente atenderam nosso pedido.
Chegando a Pomerode o grupo foi conhecer o local, e aguardar a abertura da Festa. O prefeito de Pomerode Ércio Krieck, fez a abertura da festa e agradeceu os grupos de idosos presentes.
Almoçamos galinha assada com recheio (fila), chucrut caseiro e outras guloseimas.
O grupo feminino apesar das suas dificuldades, não perderam tempo, foram para o salão de dança e arrastaram o pé no vanerão e nas músicas alemãs, que o grupo MUSICAL AMOR & SAUDADE tocou na festa.

A assistente social Tânia e a Terapeuta ocupacional Mariana contagiaram o grupo e dançaram a dança do chapeú, juntamente com a psicologa Bianca.

A coordenadora do grupo a Assistente social Dalva foi levada pelas idosas ao centro do salão, para mostrar que também tem ritmo.

A madrinha dos idosos de 2008 da ABLUDEF,a Assistente Social Tânia e a Terapeuta Ocupacional Mariana formaram uma bela dupla de caipiras.

Houve a escolha do MELHOR e da MELHOR caipira da festa junina de Pomerode.

O prefeito de Pomerode Ércio Krieck , nos recebeu de braços aberto, confraternizou com os idosos. E fez questão de posar na foto do GRUPO DA MELHOR IDADE de Blumenau.

Agradecemos a hospitalidade de Pomerode e foi entregue ao prefeito Ércio Krieck , o folder da entidade e o informativo dos 20 anos da ABLUDEF.

No retorno a Blumenau houve sorteio para todos os idosos do GRUPO MELHOR IDADE da ABLUDEF que participou do passeio.

06/06/2008

* 2008 - FURB

1964 - Um movimento comunitário decidiu criar, em Blumenau, a primeira unidade de Ensino Superior do interior do Estado de Santa Catarina, a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau.
O projeto que deu origem foi levado para apreciação da Câmara Municipal e do Prefeito Hercílio Deeke por Martinho Cardoso da Veiga, em 1963, o qual também era membro da Câmara.
Promulgou-se, em 05 de março de 1964, a Lei Municipal Nº 1233, a qual criou a Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau, com a aula inaugural da primeira Faculdade do interior do Estado, proferida pelo então Professor, Alcides Abreu.
A Aula Magna da Faculdade de Ciências Econômicas de Blumenau realizou-se no Auditório do Colégio Santo Antônio.
Em 20 de dezembro de 1967, através da Lei Municipal Nº 1458, institui-se a FUB - Fundação Universitária de Blumenau. Na mesma ocasião, pela Lei Municipal Nº 1459, são criadas as Faculdades de: Filosofia, Ciências e Letras de Blumenau e a de Ciências Jurídicas de Blumenau, sendo estas unidades integrantes da já nomeada Fundação.
Construídos, os três primeiros blocos são inaugurados em 02 de agosto de 1969.
GALERIA DE REITORES DA FURB

No dia 05 de junho de 2008, quinta feira o Cientista Social Adalberto Day e sua esposa a Assistente Social Dalva Day estiveram a convite do curso de Ciência Sociais proferindo uma palestra no auditório do Bloco “T” da FURB – em Blumenau. O Tema abordado foi: “As Ciências Sociais e o mercado de trabalho”. O evento foi relativo “A semana acadêmica 2008” de 02 à 06 de junho de 2008.

- A coordenadora do evento foi Sandra Tolfo e o mediador foi o professor Nelson Garcia Santos – Palestrantes Adalberto Day e Ana Paula Martins.

Presença também da historiadora Urda Alice Klueger, que veio prestigiar o trabalho do amigo Adalberto Day.

A TV FURB esteve fazendo entrevista com o palestrante Adalberto Day referente a palestra, e também por ser o 1º Cientista Social formado pela FURB no curso de Ciencias Sociais em Bacharel e Licenciatura. (Turma 1987/1991).
Fonte: Centro de Memória Universitária - CMU ARQUIVO: Dalva e Adalberto Day

04/06/2008

* 2008 - CIRCO ACÚSTICO - ABLUDEF

3º APRESENTAÇÃO DO CIRCO ACÚSTICO - ABLUDEF

No dia 31 de maio, num sábado de ceú azul, sem nuvens, amanheceu Blumenau com temperatura de 5.6 graus. Ao anoitecer das 19hs até as 22hs aconteceu na Fundação Cultural o 3º encontro do CIRCO ACÚSTICO.

A ABLUDEF foi representada pela Terapeuta Ocupacional Mariana Nicoletti Cenci e a Assistente Social Tânia Regina Moraes.

A professora de artesanato de PAPEL MACHÊ, Danielle deixou a mostra os trabalhos realizados pelos associados da ABLUDEF. Mostrando as mais variadas formas e efeito deste maravilhoso artesanato. Onde o essencial é ter criatividade e imaginação.
A professora de TEAR, a senhora Beralice esteve presente , prestigiando o aluno Luiz que mostrou o quanto é prazeroso a arte de tecer, para os presentes. Já produziram várias peças como tapetes, mantas etc.
Estiveram contagiando o público o conjunto Mundo Verde & Raul Misturada. Apesar do frio, a comunidade esteve prestigiando esse momento de solidariedade, onde o importante era prestigiar o encontro e auxiliar a ong ABLUDEF, onde atualmente atende 1.830 associados. A entrada era cobrado R$ 3.oo ou 1 kilo de alimento não perecivel ou um brinquedo. A instituição atende pessoas que estão acamadas, ou vivendo em cadeiras de rodas, muletas. Pessoas que devido sua condição atual não consegue ter o básico que é uma boa alimentação, um cobertor onde possa aquecer durante o inverno que está por vir. Agradecemos a comunidade de Blumenau que prontamente atendeu o convite da equipe da Fundação Cultural - Nico - Anco e Luciano.
Related Posts with Thumbnails