31/08/2016

* 2016 - Dia Internacional da Solidariedade

A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou o dia 31 de agosto como Dia Internacional da Solidariedade, com o objetivo de promover e fortalecer os ideais de solidariedade entre as nações, povos e indivíduos. Na Declaração do Milênio das Nações Unidas, a solidariedade foi reconhecida como um dos valores fundamentais para as relações internacionais no século XXI.No dia 31 de agosto celebra-se o Dia Internacional da Solidariedade para promover e fortalecer os ideais ligados a esse valor, fundamentais para as relações entre os Estados, os povos e as pessoas. Os pressupostos dessa comemoração são os seguintes. Pri eiro: vivemos em um mundo de grandes desigualdades entre ricos e pobres. Segundo: o verdadeiro progresso não será alcançado sem a cooperação entre as nações e os povos, para acabar com a pobreza e sem a solidariedade com os despossuídos.
Terceiro: devemos assumir responsabilidade ante os que são excluídos do acesso aos recursos necessários para o desenvolvimento, cujos direitos humanos e dignidade não são respeitados. Quarto: devemos potencializar uma relação responsável com a natureza. Luis de Sebastián, de grata recordação na Universidade Centro-americana (UCA), definiria a solidariedade como o reconhecimento prático da obrigação natural que os indivíduos e os grupos humanos têm de contribuir para o bem estar dos demais, especialmente dos que têm mais necessidade.
E explicava que os aspectos negativos da condição humana histórica demonstra que estamos em uma situação de emergência e que, portanto, existe um nexo objetivo que nos liga uns aos outros em nossa limitação e fragilidade, que pode converter-se em uma fonte de energia que cada um, sozinho, não tem. Nessas circunstâncias, o comportamento individualista, não cooperativo (o "salve-se quem puder”), com certeza, será desastroso, suicida e criminoso; enquanto o esforço coletivo para aceitar e transformar com inteligência e valor o vulnerável e inseguro da existência humana conseguirá que todos levemos uma vida mais racional e humana. E, a partir de uma perspectiva menos pragmática e com mais ênfase na obrigação moral, Adela Cortina, filósofa espanhola, sustenta que a solidariedade deve estar fundamentada em uma ética cívica cordial, cujos princípios seriam os seguintes: não instrumentalizar as pessoas; empoderar suas capacidades; distribuir equitativamente as cargas e os benefícios; abrir-se à vida e interesses dos interlocutores; e manter uma atitude de responsabilidade para com os seres não humanos indefesos.
 
Qual a implicação de cada um desses princípios para a convivência humana guiada pela ética da cordialidade (ou seja, uma ética com capacidade de compaixão para reagir ante o sofrimento dos outros e com capacidade de indignação para enfrentar as injustiças)? Vejamos algumas das ideias centrais expostas por Adela. A solidariedade se define a partir do outro ou, melhor dito, a partir do reconhecimento do outro e de si mesmo em sua dignidade. Ou seja, reconhecer que cada um deve evitar converter-se para os demais em um meio, e conseguir ser para eles um fim. Trata-se de uma das formulações do imperativo categórico do filósofo alemão Kant: "Obra de tal modo que trates à humanidade, em tua pessoa ou nos demais, sempre e ao mesmo tempo como um fim e nunca meramente como um meio”. Dito em linguagem do reconhecimento cordial, se converte na obrigação de não instrumentalizar-se reciprocamente, mas respeitar a autonomia alheia e a própria.
Não é legítimo causar dano às pessoas; porém, tampouco, instrumentalizá-las contra seus próprios planos vitais, sempre e quando esses planos não sejam perniciosos às outras pessoas. Em consequência, o limite de qualquer atividade (política, econômica, científica etc.) é a não manipulação. Porém, não se trata somente de não manipular, mas, também, de empoderar, de atuar positivamente para potencializar as capacidades das pessoas.
Respeitar a dignidade humana não significa unicamente não utilizar nem causar dano aos seres humanos; exige empoderá-los para que possam levar adiante seus projetos de vida. Nesse plano, a solidariedade passa por fortalecer o exercício dos direitos humanos políticos, culturais e econômicos; e por desenvolver as capacidades, oportunidades e características das pessoas. Por outro lado, a solidariedade não pode prescindir da justiça.


* 2016 - Dia Nacional do Outdoor

O Dia Nacional do Outdoor em 31 de agosto de cada ano, é uma comemoração extraoficial de brasileiros, que tem sido bastante festejada pela categoria em todo o Brasil. Essa data comemorativa tem por fim, marcar a data da fundação da Central de Outdoor, que foi oficialmente constituída em 31 de agosto de 1977 na sede da agência brasileira de propaganda, Local Publicidade Limitada, na cidade brasileira de São Paulo-SP, sendo inicialmente formada por 11 empresas do setor, mas que atualmente representa cerca de 1.321 empresas do segmento outdoor em todo o Brasil.
A fundação da Central de Outdoor se deu pela iniciativa das seguintes empresas: Alvo Exibidora de Cartazes e Painéis Ltda., Colagem Propaganda S/C, Época S/A Empresa de Publicidade, Espaço Propaganda Ltda., Exibição Propaganda Ltda. S/C., L&C Cartazes Murais Ltda., Local Publicidade Ltda., Pintex Organização de Publicidade, Publicidade Karvas Ltda., Publicidade Klimes São Paulo Ltda., e Publix Ltda. Para conhecimento, no Brasil, Outdoor é a designação popular de um painel de mídia exterior e de grandes dimensões, sobretudo em placas modulares, disposto em locais de grande visibilidade, como à beira de rodovias ou nas empenas de edifícios nas grandes cidades. A palavra outdoor é de origem inglesa e, em inglês, tem sentido totalmente diverso do seu significado em português. Billboard é a palavra inglesa para qualquer referência a propaganda em painéis, letreiros luminosos, letreiros em paredes, muros etc... com exposição ao ar livre ou à margem das vias públicas.
Contudo, é importante ressaltar que atualmente existem padrões, e nem toda mídia exterior é comercialmente chamada de outdoor. Painéis rodoviários, empenas, bandeiras, lonas, frontlights, backlights e totens, são outros exemplos de mídia exterior, popular e erroneamente chamadas de outdoor no Brasil.
No início desta  década, mais de 6% do investimento em propaganda era destinados ao outdoor. Já em 1976, esse número chegava ao fundo do poço, caindo para apenas 0,8%. Não era difícil perceber que alguma atitude deveria ser tomada. E o embrião da Central de Outdoor veio a nascer na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ. Na época, o maior anunciante do meio era a Souza Cruz, que comprava 24 quinzenas anuais, tendo direito assim a condições especiais de negociação.


Tal negociação era realizada, de um lado, com todas as empresas exibidoras de outdoor do Rio de Janeiro. Do outro lado, com uma divisão do cliente que se chamava Central de Mídia Souza Cruz. Desta forma, para efeito de negociação, as exibidoras cariocas passaram a se denominar perante o cliente, Central de Outdoor de Comercialização. Mas era apenas uma denominação, praticamente um apelido, pois não havia efetivamente uma estrutura de organização. Fica claro então, que esta Central de Outdoor nada mais tem a ver com aquela antiga Central de Outdoor de Comercialização, estabelecida no Rio de Janeiro com o fim específico de negociar com a Souza Cruz. Apenas para ilustrar, na cidade brasileira de São Paulo-SP, existem entre 7 e 8 milhões de anúncios nas ruas [indicativos ou publicitários]. Desse total, apenas 7 mil são outdoors pertencentes às exibidoras afiliadas à Central de Outdoor, todos identificados em termos publicitários e cadastrais. Todas estas características constituem o grande diferencial das exibidoras afiliadas à Central de Outdoor, qualificando seus quadros como " o verdadeiro outdoor ". 

* 2016 - Dia do Nutricionista

O Dia do Nutricionista é celebrado anualmente em 31 de agosto. Esta data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.
Os nutricionistas podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde em hospitais, escolas, ginásios esportivos, clínicas particulares e etc. Aliás, o trabalho do nutricionista é fundamental para o sucesso do desempenho dos atletas. O profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética, a saúde e o bem-estar do corpo, e principalmente as mulheres, estão sempre em busca da melhor forma física.

Origem do Dia do Nutricionista
O Dia do Nutricionista é comemorado nesta data em homenagem a criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).


* 2016 - Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Nº 5

Curiosidades...
Estudiosos pontuam, que a pérola simboliza a pureza, perfeição e poder. Dizem ainda, que além do glamour, marca um importante rito de passagem, ou seja, simboliza a continuidade da vida. No Brasil, é o presente perfeito para uma debutante: símbolo da passagem de menina à mulher. E continuam nesta linha de estudo... agora com relação às madrepérolas, mãe das pérolas... Eles dizem que as madrepérolas propiciam entendimento, sabedoria e paciência.

A maior pérola do mundo não é nada bonita, mas é inegável que uma pérola com um tamanho tão grande venha a valer muito. Ela detém o recorde de maior gema natural do mundo, com peso de 6,4kg e 23,8cm. Foi encontrada no interior de uma ostra gigante na costa de Palawan nas Filipinas em 7 de maio de 1934. De acordo com o Guiness que a registra..., é a maior gema natural do planeta. O Instituto de Gemas de São Francisco a avaliou em 40 milhões de dólares.

A segunda maior pérola já documentada no mundo. Encontrada na costa da ilha Palawan, nas Filipinas, a joia foi batizada de "Palawan Princess".  Com cerca de seis polegadas de diâmetro, a pérola e sua gigantesca concha original devem arrematar aproximadamente US$ 400 mil.  

Agora esta preciosidade de 64,5 quilates, ocupa o 3º lugar entre as maiores pérolas do mundo! Entre os anos de 1526 e 1539, esta gema entrou para a coleção da Imperatriz Isabel, de Portugal. Quando faleceu, em 1539, a jóia foi herdada por sua filha, Juana de Áustria. Após um curto casamento com o príncipe João, de Portugal, Juana retornou à Espanha e a gema foi parar nas mãos da noiva do seu irmão Filipe II, Mary Tudor, a lendária rainha da Inglaterra. No final do século XVI a pérola, que havia sido registrada em algumas pinturas com retrato da rainha, acabou desaparecendo. Erroneamente ela foi confundida com a "La Peregrina", que pertenceu à Elizabeth Taylor. Em 2004 o mundo voltou a ter notícias dela, que hoje está em exposição no museu V&A. 
Essa é a maior pérola do mundo, pesando seis toneladas e medindo 1.6 metros de diâmetro. Ela foi descoberta na China e vale, aproximadamente, US$ 300 milhões – na China as pérolas são mais valorizadas do que diamantes. A pedra é formada, basicamente, de minerais fluoritas, compostos de fluoretos de cálcio.Apesar de o material em si não ser algo raro, a magnitude da formação é que chama a atenção do público. As pessoas que poliram essa raridade levaram mais de três anos para deixá-la nesse formato arredondado perfeito. Além disso, ela é capaz de brilhar no escuro quando é exposta por tempo demais a luz.
FONTE:
HS Pedras Pérolas, Acessórios & Jóias - http://www.hspedrasperolas.com.br. 
http://glamurama.uol.com.br/afrodite-37088/

30/08/2016

* 2016 - Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

No dia 30 de agosto comemoramos o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. Celebrada pela primeira vez em 2006, a data foi fruto de muito trabalho da ABEM e visa buscar algo de representatividade nacional que aumentasse a visibilidade da Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia. Esta data foi escolhida em homenagem a fundadora da ABEM, Ana Maria Levy, que nasceu em 30 de agosto.
E graças a Ana Maria, já são 30 anos que a ABEM vem prestando serviços à população e seguida por outras 32 associadas em todo o Brasil.  Sobre a Esclerose Múltipla: A Esclerose Múltipla é uma das doenças neurológicas mais comuns , com incidência entre 15 á 50 anos de idade.
Foi descrita inicialmente em 1868 pelo neurologista francês Jean Charcot, que a chamou de Esclerose em Placas. É uma doença crônica que contribui para uma deficiência neurológica e, a longo prazo, para a invalidez. Nesta enfermidade, surgem placas inflamatórias que destroem a camada que recobre e isola as fibras nervosas (camada de mielina) do Sistema Nervoso Central. A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga.
O diagnóstico é feito através da história clínica detalhada, associada ao exame clínico e neurológico completos e confirmados por três exames laboratoriais complementares: Ressonância Magnética, Punção Lombar e Potencial Evocado. 

* 2016 - Dia do Vendedor Lojista

A profissão de vendedor é uma das mais antigas da história, pois desde o período que não existia sistema monetário, as trocas materiais já eram realizadas entre os produtos. A profissão surgiu com os caixeiros-viajantes, que eram os profissionais que viajavam vendendo e trocando produtos. Nessa época, a profissão não era muito bem vista, e os caixeiros-viajantes eram, geralmente, pessoas que não tinham muitas opções de trabalho e acabavam vendendo produtos para levar a vida. Ainda não existiam estabelecimentos hoteleiros, então os vendedores, durante suas viagens, se alojavam em casas de família ou em pequenas tabernas que ofereciam quartos.
Daí surgiram muitas vilas, formadas de pousos de passagem, como eram chamados. Com o passar do tempo e com a industrialização e conseqüente urbanização, a profissão foi ganhando mais status, e a diversidade de produtos oferecidos também colaborou para que o vendedor fosse mais bem visto na sociedade. Daí em diante, o comércio só progrediu, e ganhou muito espaço na economia mundial. Muitas técnicas e métodos de venda foram sendo criados, a partir daí se dá o surgimento do Marketing, que é a área profissional especializada em pesquisas de mercado e em estratégias de apresentação e venda dos produtos e serviços, sempre baseadas em dados concretos relacionados com o público-alvo e o produto. O vendedor é responsável pela negociação do preço do produto ou serviço, do prazo e das condições de pagamento, dos descontos, etc.

Quais as características interessantes para ser um vendedor?
* paciência
* responsabilidade
* honestidade
* simpatia
* capacidade de se relacionar com as pessoas
* capacidade de comunicação
* visão de projeto
* capacidade de organização
* capacidade de negociação
* capacidade de observação
* flexibilidade
* agilidade
* raciocínio rápido
* destreza

Principais atividades de um vendedor
* entender o produto ou serviço, e analisar os dados do público-alvo, para elaborar assim uma estratégia de vendas
* dependendo da especialização ou da forma de trabalho do vendedor, ele pode realizar o atendimento do cliente que entra na loja, ou pode sair atrás dos clientes. Nesse segundo caso, o vendedor elabora também uma estratégia itinerária, visando ocupar seu tempo da melhor forma possível
* no caso do vendedor externo, organizar uma agenda de principais clientes
* organizar pedidos
* negociar prazos e condições de pagamentos, além de possíveis descontos ou pacotes promocionais que podem ser oferecidos
* organizar as datas de entrega ou retirada dos produtos ou de instalação de serviços, dependendo de cada caso

* emitir nota fiscal de compra e registrar a venda do produto
http://www.proparnaiba.com/redacao/30-de-agosto-dia-do-vendedor-lojista.html

* 2016 - Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Nº 4

A forma de qualificar uma pérola não é diferente da forma como se avalia as pedras preciosas. Os parâmetros considerados além do tamanho, qualidade da superfície e brilho... é a esfericidade e simetria. A combinação destas características, determina o valor da pérola. Para os joalheiros o ponto principal é o brilho, na seqüência o tamanho e depois o formato.
Um teste prático, fácil e bem popular para verificar se uma pérola é verdadeira ou artificial é raspá-la entre os dentes, de preferência nas bordas dos frontais, que são os mais sensíveis. A pérola verdadeira apresenta uma textura ligeiramente arenosa, por sua própria formação. A pérola artificial é lisa e escorregadia.
Bem... tanto a pérola como a madrepérola, pelo fato de ambas serem constituídas de produto orgânico, demandam de CUIDADOS ESPECIAIS, veja:   
 

* A madrepérola pode fragmentar-se se acaso sofrer queda;
* Ambas temem suor, álcool, ácido, areia / produto abrasivo e produtos de limpeza de modo geral;
* As pérolas devem ser usadas regularmente, o uso aumenta a sua beleza, porque em contato com a sua pele, ela irá se hidratar de novo e assim conservará todo o seu brilho e qualidade.
* Colar de pérolas e/ou madrepérolas deve ser montado novamente a cada ano ou de acordo com a freqüência de uso. A transpiração e umidade da pele penetram o fio que as prende e faz com que apodreça e se rompa. Conforme o caso, até as pérolas podem ser prejudicadas.

* É aconselhável trocar o cordão de um colar de pérolas a cada 2 anos. Se vocês mesma for trocá-lo, passe no novo cordão uma camada fina de esmalte de unhas incolor e deixe secar completamente. Isso deixará o cordão mais firme.
* Evite raspar a peça ao apoiá-la em superfícies rústicas... evite esbarrá-las em paredes e afins;
* Evite usá-las em dias muito quentes ou expô-las ao sol;
* Evite usar jóias para treinar/malhar, realizar tarefas domésticas, entrar no mar ou piscina ou mesmo dormir com suas jóias.
* Guarde-as longe do atrito com outras jóias, em saquinhos de veludo ou tecido delicado;

* Lave bem as mãos antes de colocar ou remover suas jóias, especialmente se tiver passado hidratante.
* Não é possível garantir a vida de uma pérola por um tempo determinado, mas estima-se que possa alcançar de 100 a 150 anos. Exemplares de várias centenas de anos... se mantêm ainda com boa aparência.
* Não guarde as suas pérolas num móvel de madeira (risco de desidratação), e ainda menos quando esse móvel é em compensado (presença de formol).
* O melhor é retirar seus anéis ao lavar as mãos. Para evitar perdê-los, prenda-os nos lábios enquanto lava as mãos.
* Para sua limpeza use pano úmido... limpe-as sempre após o uso, antes de guardá-las;
* Perfumes e cremes... ambos devem ser usados minutos antes de colocá-las;
* Se você tiver que manter a sua pérola em um móvel ou um cofre por vários meses, ela poderá perder umidade, então, coloque um copo d’água a seu lado.

* Sempre que possível, leve suas pérolas verdadeiras para tomar um “ar” na praia, elas ficarão mais brilhantes.

* Somente coloque suas jóias após ter passado maquiagem ou perfume (e este já tiver secado na pele). Evite o contato da jóia com laquê, perfume ou xampu.

* Uma pérola não pode ser exposta a uma fonte de calor muito forte ou se for mantida por anos em condições muito secas, como em saco plástico fechado ou em um cofre.
FONTE:
HS Pedras Pérolas, Acessórios & Jóias - http://www.hspedrasperolas.com.br.

29/08/2016

* 2016 - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica é comemorado anualmente em 29 de agosto no Brasil. A criação desta data tem como principal objetivo focar na luta pelo combate contra a lesbofobia, ou seja, o preconceito contra mulheres lésbicas. O machismo e outras formas de preconceito são os principais alvos a serem combatidos pelos movimentos que lutam pelos direitos LGBT.
No entanto, sem deixar de lado a importância da luta por uma geral igualdade entre os diferentes gêneros sexuais, o Dia da Visibilidade Lésbica dá destaque ao papel da mulher gay que, além de enfrentar o preconceito por ser lésbica, ainda carrega uma discriminação histórica por ser mulher (misoginia). Origem do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica Esta data foi criada em 1996, durante a realização do 1º Seminário Nacional de Lésbicas (SENALE), organizado pelo Coletivo de Lésbicas do Rio de Janeiro (COLERJ). A partir de então, o dia 29 de agosto passou a representar um marco na luta das lésbicas pela visibilidade de seus direitos e posicionamento na sociedade como mulher e gay, enfrentando não apenas a homofobia, lesbofobia, mas também a misoginia.
Saiba mais também sobre o Dia Internacional do Orgulho Gay. Atualmente, a maioria dos programas e ações que envolvem o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica são organizados por grupos como a Liga Brasileira de Lésbicas, a Rede Afro LGBT, a Rede de Lésbicas Negas (Candace), a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, entre outras organizações.

* 2016 - Dia Nacional do Combate do Fumo

No dia 29 de agosto é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída em 1986 pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública.
Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas. O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo. Essa última substância age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito.
Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras. O tabagismo pode desencadear cerca de cinquenta problemas de saúde, dentre os quais, destacam-se: infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.
Estima-se que 90% das pessoas que desenvolvem câncer de pulmão apresentem como fator responsável o fumo, sendo importante destacar que as chances de cura para essa doença são bastante baixas. As pessoas que não fumam diretamente também correm sérios perigos. Os chamados fumantes passivos, quando comparados a grupos que não possuem contato com o tabaco, possuem risco aumentado de desenvolver câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Além disso, bebês de mães fumantes podem nascer prematuramente ou então apresentarem baixo peso após o nascimento.
O uso constante do tabaco pode causar dependência em virtude da presença de nicotina, que, além de todos os malefícios já descritos, é capaz de causar dependência similar àquela provocada pela cocaína. Isso faz com que parar de fumar torne-se um grande problema, que pode até mesmo não ter solução. Para aqueles que pretendem parar de fumar, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante tratamento gratuito, disponibilizando medicamentos, além de fornecer acompanhamento profissional. Vale destacar que, após o uso do cigarro ser interrompido, o corpo pode recuperar-se dos danos causados pelo fumo, portanto, os prejuízos podem ser remediados.
Acredita-se que após um ano sem fumar, os riscos já comecem a decrescer. Em relação aos riscos de infarto e câncer, estima-se que após 10 anos os indivíduos passem a ter os mesmos riscos de desenvolver essas doenças que uma pessoa que nunca fumou. Curiosidade: Diante dos riscos do tabagismo para as pessoas que fazem uso desses produtos e para quem os rodeia, foi estabelecida a Lei Antifumo (lei nº 12.546/11), que determina a proibição do ato de fumar em ambientes coletivos, públicos ou privados, como restaurantes, clubes e halls de entrada em condomínio.
A determinação afeta até mesmo locais parcialmente fechados com divisória e extingue a existência dos fumódromos e propagandas de cigarro. Em caso de descumprimento dessa lei, os estabelecimentos são multados.

* 2016 - Fumo também afeta a saúde de amigos e parentes

Dia 29 de agosto é Dia Nacional de Combate ao Fumo no Brasil
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte modificável no mundo. No Brasil, dados da Vigitel apontam que 10,8% dos brasileiros fumam, o que corresponde a mais de 22 milhões de pessoas. Os números são alarmantes e justificam a intensa campanha pelo fim do tabagismo.
O cardiologista do Hospital VITA, Mario Sérgio Julio Cerci, afirma que o hábito de fumar é um dos maiores fatores de risco que levam ao infarto do miocárdio e ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), as duas mais freqüentes causas de morte no mundo, além de potencializar problemas pulmonares, como o câncer de pulmão.  
O médico alerta, ainda, para o perigo que o hábito de fumar causa às pessoas próximas ao fumante: “Familiares e amigos também são afetados pelos males do cigarro, uma vez que sofrem o chamado ‘fumo passivo’, absorvendo os componentes tóxicos por meio da respiração”, explica.
Atualmente já existem exames regulares e programas para auxiliar no abandono do tabagismo, uma vez que a dependência é orgânica e psíquica. Alguns remédios também auxiliam neste processo, porém, devem ser receitados por um médico especialista.

Sobre o Hospital VITA
A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (CanadianCouncilon Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.
O Hospital VITA possui a certificação de serviços de saúde que avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Possui também o nível de excelência na certificação nacional da Organização Nacional de Acreditação (ONA) e é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.
O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos.
Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.

Fonte: http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/

* 2016 - Uma ostra que não foi ferida não produz pérolas. Nº 3

Tipos de Pérolas...
        
Pérola Barroca, toda aquela que tem formato irregular ou não totalmente esférico. Essa forma diferenciada é fruto do mecanismo de defesa da pérola, ou seja, ela expele vários gases, tem o seu núcleo decomposto, deixando-o irregular. São produzidas em água doce e também em água salgada...
Pérola Biwa, tem o mesmo nome da ostra, é considerada como sendo a melhor pérola de água doce...

Pérola Akoya é a clássica pérola japonesa cultivada, que também recebe o nome da ostra que a produz (Akoya Gai). Além do Japão, China e Coréia também a produz em grande escala (como dito acima, são de água salgada).

Pérola South Sea é um dos tipos mais cobiçados, pois é a maior e a mais valiosa que existe! São pérolas com características únicas, que as distinguem dos outros tipos de pérola. São grandes e podem atingir até 20,00mm. Isto acontece porque a ostra que a produz (a Pinctada Máxima), tem tamanho avantajado e vive somente em uma pequena área do oceano conhecido como South Sea. Essa área privilegiada, localizada entre os oceanos Índico e Pacífico, é extremamente limpa e recheada de plâncton, principal alimento da Pinctada Maxima. Além disso, o nácar de alta qualidade é extremamente grosso, variando entre 2,00 - 6,00 milímetros, comparados a 0,35 - 0,70 milímetros das também admiradas pérolas japonesas Akoya; também apresentam tons sutis de branco, cinza e ouro, raros em outros tipos de pérolas... além de diversos formatos: redondas, ovais, gotas, barrocas... deformadas, enfim. Evidentemente, as perfeitamente redondas são mais raras e, portanto, as mais valiosas!

Pérola do Taiti, também conhecida como “Pérola Negra do Taiti”, cresce nas águas da Polinésia Francesa. Sua cor pode variar do cinza ao preto com reflexos vermelhos, verdes ou azuis. A ostra que a produz, pode ser encontrada nas ilhas Cook, Fiji, Tonga, Samoa, Nova Caledônia, Filipinas, Panamá e Golfo do México.

 Pérola Mabe, são produzidas exatamente na concha, ou seja, não são produzidas na membrana da ostra, como as outras pérolas. Isto se dá a partir de uma “semente” na forma de um pequeno Buddha, “plantado” na parte interna da concha. Na verdade colocam-se várias delas em uma mesma concha..., neste caso, a ostra apenas os recobre com nácar. Após 6 meses a concha é colhida e as “sementes” recortadas. Os chineses vêm usando este processo desde o século XI.
Pérola Blister ou Bolha, são diferentes... Durante o processo de formação da pérola, certos movimentos podem expelir a pérola que já está quase formada. Assim, algumas se perdem, já outras, talvez pelo peso, acabam deslizando para baixo do manto. Quando isso acontece, ela é gradualmente recoberta por camadas de madrepérola, formando então, a pérola blister.

Pérola Abalone, um tipo de pérola incomum e bastante cara! Elas são consideradas por especialistas como as mais bonitas do mundo e também as mais raras. Provém de um molusco gastrópode chamado Haliotis. Essas pérolas resultam em um mix de cores oscilando entre o verde, o azul, o rosa, laranja e prata. As pérolas abalone são raras mas eventualmente simétricas. Sua forma mais comum é a de um chifre, isto devido a anatomia do molusco. Para se ter idéia da raridade dela, uma pérola abalone simétrica é 1 em cada 100.000 ocorrências. São pérolas muito valiosas... porque seu cultivo é dificílimo. Demanda de um trabalho metódico e altamente cauteloso, de modo que a tentativa não resulte na morte desta espécie de molusco.
Pérola de Cortez, outra pérola que tem uma aparência bastante distinta. Elas são oriundas do Golfo da Califórnia e seu nome deriva do explorador Hernán Cortez, que foi o primeiro a explorar a área em busca do “mar de pérolas”. Elas se originam de dois moluscos da costa do Pacífico: “Panamic Black-Lipped Oyster ” ou “Madreperla”, (Pinctada Mazatlanica) e o “Rainbow-Lipped Oyster ” ou “Concha Nácar”, (Pteria Sterna), ambos capazes de produzir perolas de rara beleza.
FONTE: 
HS Pedras Pérolas, Acessórios & Jóias - http://www.hspedrasperolas.com.br.
Related Posts with Thumbnails