31/10/2010

* 2010 - I WORKSHOP DA UNIASSELVI SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

A ABLUDEF foi convidada pela UNIASSELVI – Centro Universitário Leonardo da Vinci a participar da 8ª edição do “Dia Especial para Pessoas Especiais”. Este evento aconteceu no dia 29 de outubro das 9:00hs as 16:00hs. Este evento já acontece desde 2002 pelo Grupo Uniasselvi e tem como objetivo integrar as pessoas com necessidades especiais,assistidas pelos educandários especializados do Vale do Itajaí, por meio de atividades planejadas para o aproveitamento de um dia feliz e de reflexão.


Os profissionais da ABLUDEF as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes o técnico de esporte Mauricio Pfiffer e a Vice-Presidenta Evanilde Severino na parte da manhã participaram do I WORKSHOP DA UNIASSELVI SOBRE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO. O primeiro palestrante foi Emerson  que palestrou sobre a qualidade de vida. O conceito de qualidade de vida é o Hábito saudável tanto físico quanto mental. Qualidade de vida é o equilíbrio. Fez sua abordagem dando dicas alimentares, a importância do sono, benefícios de atividade física regular. Mostrou a pirâmide alimentar onde mostrou como se classifica, carboidratos,proteínas, vitaminas, sais minerais. Falou da importância de três quesitos para termos uma qualidade de vida boa: água, alimentação balanceada e boas horas de sono.A segunda palestrante Ana Paula Fischer Hort , falou sobre “O PAPEL DA ESCOLA ESPECIAL FRENTE AOS DESAFIOS DA INCLUSÃO ESCOLAR.”

Os diversos grupos que participaram da 8ª edição do “Dia Especial para Pessoas Especiais” receberam total dedicação dos acadêmicos e voluntários durante o evento. Foi servido almoço com muitas variedades de saladas e risoto, com refrigerante a vontade. Foi realizado varias atrações como teatro, danças e outras apresentações. Também foi oferecido aos presentes uma camiseta do “dia especial”.

* 2010 – 5º GRUPO DE FAMILIAS

No dia 28 de outubro na ABLUDEF o 5º GRUPO DE FAMÍLIA iniciou-se às 14h e foi coordenada pela Psicóloga Marivete Gesser e pela Assistente Social Tânia Regina Morais. Os objetivos do encontro foram:
a) compartilhar experiências relacionadas a perdas e demais dificuldades e construir, em conjunto, estratégias de solução,
b) identificar o papel das amizades de das relações solidárias no dia a dia e,
c) iniciar a avaliação do Programa realizado pela ABLUDEF.
Primeiramente realizou-se uma técnica de relaxamento em grupo que possibilitou que todos os participantes se sentissem menos tensos. Em seguida, realizou uma técnica denominada “DINÂMICA DOS NÓS”. Nesta, foi distribuído a cada participante um pedaço de fita bebê. Em seguida, ao som de uma música da Enya, foi solicitado que os participantes lembrassem acontecimentos difíceis ocorridos na infância, adolescência e na vida atual e, a cada fato lembrado que os marcou, fizessem um nó na fita. Ao final da técnica de grupo, cada participante havia feito pelo menos um nó. Após isso, solicitou-se que os participantes desfizessem o nó utilizando somente uma das mãos. A outra teria que ser colocada para traz do corpo. Os participantes inicialmente tentaram desfazer os nós sozinho. Todavia, vendo que esses não conseguiram realizar tal solicitação, perguntou-se se eles não poderiam fazer de outra forma. Neste momento, um deles teve a idéia de solicitar a participação do colega do lado para realizar tal tarefa. Neste momento, todos resolveram desfazer os nós conjuntamente o que, segundo eles, foi muito mais fácil. Após a realização desta técnica e da renovação do contrato de sigilo entre os participantes, perguntou-se o que ela tinha haver com a vida cotidiana deles. O grupo, após a socialização das situações vivenciadas ao longo de suas vidas chegou à conclusão de que a ajuda de familiares e pessoas da comunidade é muito importante para a superação das dificuldades cotidianas. Para a avaliação das atividades realizadas neste dia, solicitou-se que cada participante falasse uma palavra que simbolizasse aquele momento. As palavras citadas foram: conforto, solidariedade, acolhimento, carinho, apoio, amizade, fé e união. Em seguida, após a distribuição de um papel com a data do último encontro do ano, os participantes foram convidados e tomar um delicioso café oferecido pela entidade.

Texto da psicologa Drª Marivete Gesser

* 2010 – CEDUP –EXPOSIÇÕES DAS ONGS

No dia 28 de outubro das 18hs as 21hs a equipe da ABLUDEF esteve junto ao grupo de estudantes do segundo módulo de administração do CEDUP (Pamela, Guilherme, Ely Vagner e Camila) .
Mostramos aos estudantes todos os trabalhos que a ABLUDEF realiza na cidade de Blumenau e arredores. A presidenta Maria Helena, as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes estiveram ajudando a equipe a esclarecer as dúvidas das pessoas que vieram até o stante onde foi passado o vídeo institucional e o CD com os trabalhos realizado no ano de 2010. Tiveram assinando o livro de presença 58 pessoas que se interessaram com o assunto.
Foi colocado material de divulgação (folders, cartilhas...) e também esteve presente o associado e atleta Alexandre Wassemann do time de Basquete em cadeira de roda “SUPERAÇÃO SOBRE RODAS” com o técnico Mauricio Pfiffer.
A equipe do segundo módulo de administração do CEDUP (Pamela, Guilherme, Ely Vagner e Camila), montaram o stante com carinho e mostraram que não era mais um trabalho apenas para ganhar nota mais um trabalho que todos foram pesquisar e visitar a entidade para se inteirar no dia a dia da ONG. Essa integração dos estudantes com a equipe da ABLUDEF mostrou o quanto é importante o trabalho junto as escolas dando visibilidade do trabalho dos profissionais dentro da ong. E quanto aos estudantes à necessidade de aprenderem e conviverem com temática de acessibilidade – deficiências – convivência com o diferente. Temas importantes para seu crescimento como futuros gestores na sociedade. Os alunos pediram autorização para andar na cadeira de roda de basquete para ver e sentir o que é ser um atleta cadeirante. Apesar de se sentirem livres correndo de cadeira de rodas, no final do passeio comentaram o quanto é difícil andar de cadeira de rodas no dia a dia.
A diretora do CEDUP a senhora Vera Lucia Carbonera agradeceu a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba por ter se deslocado fora do expediente para realizar o trabalho com a equipe.Maria Helena comentou que se sente feliz poder passar aos jovens o seu trabalho que é inteiramente voluntário , dando aos associados a condição de amparo legal, cursos de artesanato, informática, educação e que a entidade está sempre de portas aberta para receber jovens que queiram ser voluntários.
Estiveram outras ONGs e prestadoras de serviços que cada equipe levou para apresentar seus trabalhos no pátio do educandário. Um dos movimentos bem alegre foi a apresentação dos capoeiristas que fizeram uma apresentação com bastante ritmo.
Ao término da exposição das ONGs, Maria Helena percebeu que existe um bom número de estudantes que tem como meio de transporte para se locomover até a escola o uso de motocicletas. A necessidade de fazer palestra para alertar os jovens que é importante terem suas motos mas que utilizem com responsabilidades, somente em 2010 até o mês de outubro tivemos 51 óbitos dos quais 33 foram de decorrente de acidentes de moto.

30/10/2010

* 2010 - REUNIÃO EXTRAORDINARIA DO CMI DE OUTUBRO

A coordenação do CMI – Conselho Municipal do Idoso, convocou os conselheiros e suplentes para a realização da Sessão Plenária Extraordinária , no dia 28 de outubro das 8:00hs as 11:30hs, no espaço da FURB – Universidade Regional de Blumenau, no Bloco J – 4º andar – sala 400. A ORDEM DO DIA ficou assim apresentada:
1. 08h30min Abertura dos Trabalhos e Aprovação da Ordem do Dia;
2. 08h40min 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau;
3. 08h55min Delegacia de Proteção à Mulher, Criança e Adolescente
4. 09h10min Corpo de Bombeiro
5. 09h25min Secretaria Municipal da Saúde – SEMUS;
6. 09h40min Diretoria de Vigilância em Saúde;
7. 09h55min Gerência de Vigilância Epidemiológica;
8. 10h10min Secretaria Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente;
9. 10h25min Secretaria Municipal da Defesa Civil;
10. 10h40min Debate e Encaminhamento;
11. 11h30min Encerramento.
Foi enviado oficio convidando representantes para participar da reunião extraordinária do CMI no dia 28/10. Como pauta da reunião foi sobre a situação das Instituições de Longa Permanência para Idosos no Município de Blumenau.
Esteve presente algumas lideranças do município como o Dr. Rogério Ponzi Seligman Promotor de Justiça – 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau.
Sr. Inácio Tarcísio Kugik Comandante Geral do Corpo de Bombeiro
Sr. Aldo Baptista Neto Secretário Municipal da Defesa Civil representado pelo Sr. Iole José Xavier Pereira
Sr. Marcelo Barasuol Lanzarinl Secretário Municipal da Saúde – SEMUS
Sr. Mário Hildebrandt Secretário Municipal de Assistência Social, da Criança e do Adolescente sendo representado pelo Sr. Júlio César Pereira
Sr. Marcelo Schaefer Diretor de Vigilância em Saúde
Raquel Cristina Martelli Gerente de Vigilância Epidemiológica representada pela Sra. Tereza Lucia L. Batista (fiscal de Vigilância Sanitária).
Dra. Rose Barbosa Serafim Delegada da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança e Adolescente
A coordenadora co conselho a Sra. Vanessa Rocha convidou cada uma das lideranças para que colocasse aos conselheiros e suplentes o que cada um poderia contribuir para o fortalecimento do Conselho e como poderia estar interagindo no atendimentos dos idosos. A Dra. Rose Barbosa Serafim Delegada da Delegacia de Proteção à Mulher, Criança e Adolescente falou da parceria que tem com a secretária de proteção do idoso, atendem idosos e a cada dia aumenta a demanda e não tem pessoas capacitadas. Precisa urgentemente fazer um trabalho de treinamento para poderem trabalhar com a questão da violência doméstica contra o idoso. Sr. Inácio Tarcísio Kugik Comandante Geral do Corpo de Bombeiro falou que trabalham com incêndio, com a analise de construções. Hoje trabalham muito com o pré-hospitalar mesmo que atualmente temos o SAMU para esse atendimento a demanda aumentou devido ao índice de acidentes de trânsito, seguido pelo de trabalho e doméstico. Deu como sugestão que se faça uma campanha para que as pessoas respeitem as faixas. Coloque semáforos com mais visibilidades e conscientização tanto do pedestre quanto dos motoristas.Sr. Marcelo Barasuol Lanzarinl Secretário Municipal da Saúde – SEMUS falou que sua secretária atende o idoso na atenção básica até a alta complexidade. Tem o programa de saúde da família onde uma equipe atende os idosos acamados nas visitas domiciliares da equipe. Tem agentes comunitários. Disse aos conselheiros que o atendimento na saúde é universalizado mas tem que ser realizada avaliações pela assistente social do município, pois tem idosos que tem necessidades de fraldas e não recebem pela alta demanda de necessitados de fraldas geriátricas.Sr. Marcelo Schaefer Diretor de Vigilância em Saúde disse que a necessidade de fazer a vigilância nas estruturas das ILPIs . Fazem o termo de ajustes junto com a promotoria. Sra. Tereza Lucia L. Batista (fiscal de Vigilância Sanitária) por semana recebe 2 a 3 consultas para abrir novos espaços de atendimentos a idosos em ILPIs .A Sra. Karin Gouveia representante da SEMASCRI falou sobre os diversos trabalhos que a secretária administra em prol dos idosos. Somente na pró-familia são atendidos cerca de 6 mil idosos. Existe 3 CRASS e estão sendo implantados mais 3 CRASS. Nos programas federais tem o de atendimento de abandono, onde buscam em primeiro lugar o vinculo familiar, os atendimentos com visitas a domicílios. A SEMASCRI tem conveniados duas casas de ILPIs onde são encaminhados idosos de baixa renda. A questão de repasse de fraldas geriátrica, não é um atendimento aberto mais é uma política social.O representante da Secretária da vigilância civil pediu aos ouvintes que devemos ser mais atentos na questão de habilitar casas antes de terem a certeza se está dentro das normas da ABNT, se estão adaptadas para o público alvo. Como sugestão para contribuir nas discursos colocou a proposta de ter uma equipe para fazer a vistoria de como as casas estão em condições de fazerem atendimentos aos idosos. Temos que trabalhar mais fechados, unindo as forças com um só objetivo. Ver se foi realmente seguido o projeto nas construções de ILPIs.
O promotor de justiça o Dr. Rogério Ponzi Seligman elogiou o Conselho do Idoso, pelas discussões de um tema realmente importante. Ele está à frente da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau e atua na defesa das pessoas que estão em vulnerabilidade social a exemplo dos idosos, pessoas com deficiências e crianças.Prioriza os atendimentos em ILPIs, pois atualmente primeiro abrem as casas e depois os órgãos vão ver se elas estão aptas a tender o público a quem se destina as ILPIs. Como sugestão para as discussões no grupo, colocou como proposta que devemos pensar em uma ótica de prevenção e não permitir que novas casas se abram sem as documentações necessárias. Não podemos imaginar que se a expectativa de vida aumente que as soluções serão fáceis, cada vez haverá um aumento de idosos que necessita de mais atenção de todos, principalmente do CMI. A sra. Márcia pediu que todos os presentes refletissem e analisassem com mais firmeza o lado humano dos atendimentos aos idosos. Muitas pessoas idosas ficam ociosas dentro das ILPIs, devemos pensar em estratégias de capacitações aos funcionários e representantes das ILPIs.
 

* 2010 - GRUPO DE MULHERES

GRUPO DE MULHERES - 2010
No dia 25 de outubro de 2010 ás 13h30min na ABLUDEF realizou-se o encontro mensal do GRUPO DE MULHERES e é  coordenado pela Psicóloga Marivete Gesser. Inicialmente houve a retomada do contrato de sigilo. Após isso, a psicóloga perguntou para as associadas quais foram os acontecimentos que ocorreram desde a última reunião e que elas avaliam como significativos. Elas relataram acerca de um atropelamento de uma associada da ABLUDEF e, a partir deste relato, problematizou-se sobre a necessidade de as políticas públicas fazerem sua parte e garantirem acessibilidade para as pessoas com deficiência. A psicóloga explicitou o que a Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência preconiza para esse grupo social e destacou a importância de cada associado fazer sua parte na busca dos direitos garantidos por esse documento. Uma das partícipes do grupo destacou que foi em uma Igreja recém construída e que esta não tinha rampa de acesso. Ela questionou os dirigentes da Igreja e estes disseram que fariam um acesso para pessoas com deficiência pelos fundos. Ela não falou nada para o dirigente, mas, em casa, refletindo sobre o ocorrido, chegou à conclusão de que fazer uma pessoa com deficiência entrar pelos fundos é um ato discriminatório. Fez-se a sugestão que ela fizesse uma reclamação para o setor da prefeitura que cuida do planejamento urbano e emite alvarás para novas construções. Após esses dois depoimentos, o grupo centrou-se nas dificuldades cotidianas decorrentes da falta de acessibilidade e também foi discutido sobre a importância de cada um fazer a sua parte na busca por uma sociedade inclusiva. Algumas participantes, após o debate sobre acessibilidade, aproveitaram para relatar o quanto que a participação no grupo de mulheres foi importante para a vida delas e, além disso, solicitaram a realização de mais encontros ao longo do ano.

Logo após , o grupo bateu fotos, cantou parabéns para uma das associadas que fez aniversário no dia e, em seguida todos foram convidados para tomarem um café. A ABLUDEF presenteou a aniversariante com uma linda toalha.

27/10/2010

* 2010 - CURSO DE CARTÕES DE NATAL PERSONALIZADOS

No dia 26 de outubro realizamos na sede da ABLUDEF mais uma parceria com a COOPER. Foi coordenado pela professora de artesanatos a senhora Marise o CURSO DE CONFECÇÕES DE CARTÕES DE NATAL PERSONALIZADOS.

Todo o grupo de artesanato arco iris colocaram a mão na massa, desenharam com bastante criatividades os desenhos referente ao tema NATAL. Todas estavam bem compenetradas para a confecção dos cartões. Cada uma queriadar o seu toque pessoal nos cartões.

Nos 20 aos 80 anos todas gostaram de passar a tarde desenhando, algumas diziam que fazia muito tempo que não desenhavam ou pintavam qualquer desenho.
A professora Marise cativou o grupo com seu jeitinho sorridente e paciente. Todas pediram sua volta com mais novidades. Nas feiras de artesanatos a ABLUDEF poderá disponibilizar cartões para a venda.

25/10/2010

* 2010 – GRUPO DA MELHOR IDADE DE OUTUBRO

No dia 22 de outubro realizamos o penúltimo encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE DE 2010. Por ser o mês dos idosos, comemoramos com um grande bingo. A parte da manhã deixamos livre para que os idosos se encontrem na entidade e possam se socializarem. Muitos so tem esse contato com seus amigos, pois são idosos que dependem do transporte da ABLUDEF por serem cadeirantes.

Após o almoço os idosos foram convidados pela assistente social Dalva e seus colaboradores voluntários a iniciar mais um encontro com muita alegria. Antes de iniciar o BINGÃO, foi passado a eles os convites do mês, Cada idoso recebeu seu papel com os lembretes e caso houver duvidas é só ligar para a entidade que a secretária os orientará. Foram convidados para participarem do DIA FELIZ na Uniasselvi dia 29/10; Reunião socializadora na ABLUDEF dia 06/11 e o encerramento do Grupo da Melhor Idade de 2010 na ABLUDEF dia 26/11, neste dia irá acontecer o amigo invisível. Todos guardaram seus bilhetes com muito cuidado para não perderem seus passeios.
O jogo de Bingo é algo prazeroso para os idosos, pois além de ganharem brindes, tem uma grande concentração. A cada momento é pedido para que fiquem em silencio para não atrapalhar os amigos, mas ficam mais tagarelas como se estivessem em rodas de amigos na infância. Só ficam mais calados quando as cartelas já se encontram em véspera de fechar.A alegria é imensa quando um deles fecha a cartela e assim poderem gritar BINGO.
Após as partidas foi dado continuidade ao encontro. O GRUPO DA MELHOR IDADE, sempre recebem seu KIT CAFÉ DA TARDE, ou seja cada um deles recebem leite em pó, bolachas, café, sardinha ou geléia, conforme a disponibilidade das doações da comunidade. Para o idoso é importante eles receberem o kit e assim poder levar para seus lares, alimento para contribuir .
No último encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE aconteceu a 5ª eleição do rei e rainha da melhor idade. Por motivo de saúde a madrinha Maria Helena Mabba não pode participar e assim entregar o cargo para outra pessoa. O rei Lourival e a rainha Maria Carmem da 4ª gestão entregaram a ela uma cesta de “mimos” como forma de agradecimento pela sua gestão junto a eles. No dia do último encontro a caixa de medalhas ficou retida dentro da estante da presidenta e não foi possível repassar aos ganhadores da eleição, para isso hoje dia 22 de outubro foi entregue pelas mãos da madrinha 2009 e repassado para a madrinha 2010.

Evanilde Severino atual madrinha do grupo recebeu da madrinha Maria Helena Mabba a medalha e foi coroada recebendo a coroa e a faixa.
Foi chamado cada um dos idosos ganhadores a frente para receber as medalhas e assim serem consagrados os representantes do GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF no ano de 2009/2011.

Todos quiseram se manifestar, agradecendo os votos e comprometendo-se a trabalharem em prol do grupo.

* 2010 – 38ª SIPAT NA BUNGE

No dia 21 de outubro a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba, a vice-presidenta Evanilde Severino e as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes estiveram na BUNGE alimentos S.A. na cidade de Gaspar, vizinha de Blumenau a convite do presidente da SIPAT senhor Alexandre Vezza (Gerente de Operações Portuárias).
Das 9horas as 14horas foi passado para as pessoas que transitavam nas imediações do refeitório o CD com histórico da entidade, o CD dos trabalhos realizados em parceria com a SETERB sobre o “carro acidentado” com depoimentos dos associados vítimas do trânsito. A assistente social Dalva Day passou em vídeo os trabalhos realizados no ano de 2010 pela entidade, participações de palestras, conselhos municipais, visitas as empresas, participações da semana do SIPAT em empresas da cidade de Blumenau. Maria Helena e Evanilde fizeram com os funcionário a dinâmica “SENTINDO NA PELE” onde convidou os próprios funcionários que assistiam ao vídeo e usassem uma cadeira de rodas, um andador ou mesmo um par de muletas axilares. E convidou-os a segui-las pelo pátio da empresa e fossem ao toalete para sentir as dificuldades que uma pessoa com deficiência, momentânea ou definitiva sente para acessar a mais simples necessidade que é a fisiológica dentro de um ambiente de trabalho.Os banheiros mesmo com acessibilidade tornam-se verdadeiras armadilhas como portas estreitas , caixão de lixo em locais inadequados, porta toalha muito alto, torneiras longe da pessoa com deficiências. A entidade não é um órgão fiscalizador, mas uma entidade que mostra para as empresas que não basta ter deficientes para fechar a quantidade exigida por leis (cotas), mas necessita estruturas para que ele não precise ser um dependente dentro da empresa e possa gerar produtividade .
Com certeza as pessoas que por lá passaram durante as 5 horas que estivemos conversando, fazendo dinâmicas aprenderam que uma pessoa com deficiência independente de sua condição física continua a ser uma pessoa produtiva. Como a própria ONG coloca o logo “Acredite neles, sem barreiras”, dêem espaço e com certeza terão pessoas que estarão lutando para serem funcionários produtivos.

* 2010 – ETERNA MADRINHA DA ABLUDEF

No dia 20 de outubro a senhora Sueli Mohr atendeu o convite da presidenta Maria Helena Mabba e esteve na entidade para se interar na organização das festas natalinas que a entidade faz para seus associados. Sueli eterna madrinha da ABLUDEF prontificou-se a ajudar no que for possível para que todos possam festejar o natal com mais fartura. Todas as solicitações que Maria helena e Dalva Day fizeram foram atendidas prontamente, Sueli confidenciou que sempre esteve torcendo pelo sucesso da entidade e sente orgulho de estar junto desde a construção da sede, que sua família ajudou Maria Helena. O natal da ABLUDEF com certeza será recheado com muitos doces, brinquedos e brindes. No dia 06 de novembro será realizado o NATAL ABLUDEF 2010, para os associados da ONG.

* 2010 - 90ª ANIVERSÁRIO DO CLUBE NÁUTICO AMERICA

Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF e a assistente social Tânia Regina Moraes estiveram representando a entidade no 90º aniversário do Clube Náutico América As comemorações foram realizada nas dependência do Clube, situado no começo da rua central de Blumenau, a rua XV de novembro.
O padre João Backmann da igreja católica esteve presente para abençoar o clube pelos seus 90º anos. Muitas autoridades estiveram presente para junto com a diretoria do clube cortassem o bolo de aniversário.

Maria Helena Mabba fez questão de tirar uma foto junto a esportista náutica a jovem Letícia Muziol de Oliveira Skiff sub23. E como não poderíamos festejar melhor do que um chopp geladinho na cidade da Oktoberfest que está encerrando dia 24 de outubro a 27ª Oktoberfest, com muito sucesso.

O presidente Sergio da Silva  do Clube Naútico América, pretende fazer uma parceria com a ABLUDEF, para que os associados da ONG possam estar desfrutando do esporte náutico e posteriormente competir nos campeonatos.

Related Posts with Thumbnails