30/11/2016

* 2016 - Dia da Livraria e do Livreiro

Desde 2012 que comemoramos o Dia da Livraria e do Livreiro, inspirado por ventos vindos do país vizinho e assinalando o aniversário da morte de Fernando Pessoa e de Fernando Assis Pacheco (este último, precisamente numa livraria de Lisboa).
A Fundação José Saramago e o movimento Encontro Livreiro estabeleceram uma parceria que passará a assumir a organização e a dinamização do Dia da Livraria e do Livreiro, tornando-o mais abrangente e destacando sobretudo o lugar central que o livreiro ocupa no percurso do livro e na promoção da leitura.
O Dia da Livraria e do Livreiro é um dia de Festa! Festa da livraria, do livreiro e do leitor! O leitor, a quem preferimos não chamar cliente, é o convidado de honra deste e de todos os dias e quem verdadeiramente justifica a livraria e o livreiro e garante não só o futuro do livro e das gentes do livro, mas também o progresso, esclarecido e em liberdade, do(s) país(es). Apelamos a que todas as livrarias que queiram fazer deste dia o seu dia de festa, comecem, desde já, a preparar uma iniciativa para assinalar a data. Essa iniciativa deverá partir de cada livraria, individualmente.
O Dia da Livraria e do Livreiro comemora-se a 30 de Novembro . Se as livrarias preferirem podem alargar as comemorações a toda a semana anterior. Cada livraria deve decidir de que forma quer celebrar o evento e informar a organização, que fará um cartaz e especificará cada um dos eventos no blog e no facebook.
O cartaz e marcadores alusivos serão entregues aos participantes em formato digital para que cada um os possa imprimir.
https://diadalivrariaedolivreiro.wordpress.com/

* 2016 - Dia do Estatuto da Terra

O Estatuto da Terra é um documento em que se encontra disciplinado de forma legal, o uso, ocupação e relações fundiárias em cada país. No Brasil, o estatuto foi um dos primeiros códigos inteiramente elaborados pelo Governo Militar no Brasil, a fim de colocar um freio nos movimentos campesinos que se multiplicavam durante o Governo João Goulart.
Tal Lei foi instituída em 30 de novembro de 1964, pelo então Presidente da República, Castelo Branco, após aprovação pelo Congresso Nacional, por isso na mesma data se comemora o Dia do Estatuto da Terra. Foi logo após assumirem o poder, que os militares incluíram a reforma agrária entre suas prioridades, formando um grupo de trabalho sob a coordenação do Ministro do Planejamento, para a elaboração de um projeto de lei de reforma agrária.
O estatuto constituiu-se na primeira proposta articulada de reforma agrária, feita por um governo, na história do Brasil e possuía as seguintes metas estabelecidas: a execução de uma reforma agrária e o desenvolvimento da agricultura. Passadas cinco décadas, podemos constatar que nada se fez quanto à primeira meta, enquanto que a segunda recebeu grande atenção do governo até os dias de hoje, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento capitalista ou empresarial da agricultura. Ao invés de dividir a propriedade, o capitalismo impulsionado pelo regime militar brasileiro (1964–1984) promoveu a modernização do latifúndio, por meio do crédito rural fortemente subsidiado e abundante.
O dinheiro farto e barato, aliado ao estímulo à cultura da soja – para gerar grandes excedentes exportáveis – propiciou a incorporação das pequenas propriedades rurais pelas médias e grandes: a soja exigia maiores propriedades e o crédito facilitava a aquisição de terra.
Assim, quanto mais terra tivesse o proprietário, mais crédito recebia e mais terra podia comprar. Nesse período, toda a economia brasileira cresceu com vigor – eram os tempos do “milagre brasileiro”.
O país urbanizou-se e industrializou-se em alta velocidade, sem ter que democratizar a posse da terra, nem precisar do mercado interno rural.
http://www.calendariodoano.com.br/datas/dia-estatuto-da-terra/

* 2016 - Dia do Teólogo

O homem sempre buscou conhecer e se aproximar do Criador de todas as coisas. Por isso, para entender melhor esse Ser Supremo, pesquisadores passaram a estudá-lo intensamente, resultando na Teologia - estudo de Deus. Assim, tanto teólogos e filósofos tentam descrevê-lo.
O filósofo Platão, por exemplo, diz que "Ele é o começo, meio e fim de todas as coisas. É a metade ou a razão suprema; a causa eficiente de todas as coisas; eterno, imutável, onisciente, onipotente.
Tudo permeia e tudo controla. É justo, santo, sábio e bom; o absolutamente perfeito começo de toda a verdade, a fonte de toda a  Lei e justiça, a origem de toda a ordem e beleza e, especialmente, a causa de todo o bem". Essa descrição foi aceita por muitos teólogos.
A Igreja Católica, em seus dois mil anos de existência, foi riquíssima pelo número de teólogos que despontaram em seu meio, eminentes em santidade e sabedoria, dentre os principais estão Santo Antão, Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino.

http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/pwdtcomemorativas/default.php?reg=12&p_secao=19

* 2016 - Dia do Síndico

Além de administrar o empreendimento, os síndicos devem resolver conflitos no dia a dia. No dia 30 de novembro será comemorado o Dia do Síndico. Esta é uma profissão que ninguém escolhe: é escolhido por ela. Algumas características fundamentais para exercer este cargo são paciência, senso de justiça, organização e honestidade. “O síndico é a pessoa que vai responder por todos os problemas do condomínio, buscar soluções que agradem gregos e troianos, administrar conflitos e cuidar da saúde financeira de um patrimônio compartilhado por várias pessoas”, afirma Bárbara Silva Freitas, responsável pela área financeira e administrativa da PRIMAR Administradora de Bens. São muitas as responsabilidades de um síndico – contratar funcionários, efetuar pagamentos, prestar contas, recolher tributos, fazer previsão para o orçamento e comunicar a realização de assembleias aos condôminos são apenas alguns exemplos. “Ele é designado para exercer a administração interna e externa do condomínio. Suas atividades são delimitadas pela convenção, regimento interno e legislações. O objetivo é garantir que o serviço prestado seja de qualidade e não haja má fé e atos ilícitos ao exercer o cargo”, destaca. Bárbara aponta que antes o síndico não era considerado um profissional. Quem se candidatava ao cargo normalmente tinha algum tempo livre, como aposentados, ou se candidatou por falta de opção, já que alguém tem que estar à frente do condomínio.
“Hoje existem muitas opções. A PRIMAR oferece o serviço de administração condominial, o que facilita a gestão do empreendimento, assegura confiabilidade e segurança nos serviços prestados. Há também as pessoas que se profissionalizam para serem síndicos, aumentando a qualidade das atividades realizadas”, acredita.  O condomínio pode ser comparado a uma empresa, que tem deveres a cumprir e precisa de atenção a sua gestão. O síndico deve estar sempre atento a todos os detalhes e é importante que ele mantenha contato com os moradores. “O relacionamento com os condôminos é fundamental, mas existem limites.

Todos devem ser tratados de maneira igual, sem existir situações de favorecimento em detrimento do direito de outras pessoas. Não é necessário ter amizade, mas uma relação de respeito e confiança ajuda na hora de tomar decisões e chamar os condôminos para participar das assembleias”, enfatiza. Muitas vezes o síndico se vê em uma situação na qual é necessário mediar conflitos entre vizinhos.
Som alto ou ruídos em horários que não são permitidos, animais de estimação e problemas nas vagas da garagem são motivos para ocorrer desentendimentos. “O primeiro passo é recorrer ao que está estabelecido na convenção ou no regimento interno.
Se não houver nenhuma menção ao problema, então o síndico deve buscar a melhor solução para o caso, sempre levando em consideração que as duas partes devem ser beneficiadas e todos terão que ceder um pouco’, acrescenta. Uma das responsabilidades que podem dar mais trabalho – e que é de extrema importância – é em relação à documentação da edificação.
Os documentos exigidos pelo poder público e previstos na legislação devem estar em dia. “Licenças, contratos, documentos financeiros como prestação de contas e outros balanços tem que ter fácil acesso e estarem organizados. Desta forma de houver algum tipo de fiscalização tudo estará em ordem. As atas das assembléias também devem ser guardadas adequadamente para que possam ser consultados quando necessário”, aponta.
Os síndicos devem gerir ainda as benfeitorias em áreas comuns. A definição das obras e melhorias necessárias são feitas em assembléia, com a participação dos moradores, mas a verificação do andamento das obras é feita pelo síndico. “Atuar como síndico é como atuar em qualquer outra área profissional. Há atividades mais complicadas e outras que dão mais prazer.
No que diz respeito a legislação trabalhista os síndicos tem os mesmos direitos que os outros trabalhadores. Pelo belo trabalho que fazem a PRIMAR parabeniza a todos os síndicos nesta data especial”, finaliza.  

Fonte: http://www.pautas.incorporativa.com.br
https://www.sindiconet.com.br/informese/8531/convivencia/dia-do-sindico

* 2016 - Dia da Celebração da Amizade Brasil-Argentina

O dia 30 de novembro passará a ser comemorado a cada ano como o Dia da Celebração da Amizade Brasil-Argentina, segundo estabelece projeto de lei (PLS 55/05) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) aprovado em decisão terminativa, nesta quinta-feira (6), pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Nesta data, há 22 anos, foi assinada a Declaração de Iguaçu, primeiro passo para a criação do Mercosul.
Durante encontro realizado na fronteira dos dois países, em 1986, os então presidentes José Sarney (Brasil) e Raúl Alfonsín (Argentina) firmaram o documento e deram início a um processo de aproximação que não teria sido possível com a permanência dos militares no poder nos dois países. Como recordou o relator do projeto, senador Pedro Simon (PMDB-RS), durante muitas décadas o governo brasileiro manteve tropas espalhadas ao longo da fronteira entre o Rio Grande do Sul e a Argentina, para se defender no caso de um conflito. - No século passado, queriam divulgar a idéia da inevitabilidade de uma guerra entre os dois países - lembrou Simon.
A pedido do peemedebista, a CRE aprovou, em seguida, requerimento de sua autoria de voto de louvor e congratulações pela posse da nova presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner. O requerimento foi apresentado logo após as eleições argentinas, quando, pela primeira vez, uma mulher foi eleita - como recordou Simon - para governar o país. O relator ad hoc foi o senador Fernando Collor (PTB-AL).

Vistos
Igualmente em decisão terminativa, a comissão aprovou projeto de lei (PLS 543/07) do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que modifica a Lei dos Estrangeiros. O objetivo é instituir o conceito de reciprocidade na concessão de prazo de permanência a estrangeiros no Brasil. A lei estabelece atualmente que os vistos concedidos pelo governo brasileiro serão válidos por 90 dias a partir da data de concessão. O projeto determina que essa exigência só valerá para "cidadãos de países onde seja verificada a limitação recíproca". Segundo Azeredo, a mudança evitaria situações de constrangimento a estrangeiros que chegam ao Brasil. Muitas vezes, recordou, o passageiro com destino ao Brasil obtém o visto, mas não pode viajar dentro do período de três meses e, por isso, acaba perdendo a oportunidade.
O relator ad hoc do projeto foi o senador César Borges (PR-BA). A comissão aprovou também parecer favorável a projeto de lei da Câmara (PLC 123/07) dispensando de licitação a aquisição de bens e serviços destinados aos militares brasileiros em operações de paz no exterior. Relator da proposta, o senador Romeu Tuma (PTB-SP) afirmou que a dispensa de licitação ajudará os militares a cumprir suas missões fora do país. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) apoiou a proposta, mas defendeu a adoção de algum instrumento de fiscalização dos gastos a serem feitos. Por sua vez, Pedro Simon preferiu se abster, ao lamentar que, agora, "tudo é pretexto para não se fazer licitação".
Al Gore
Foi igualmente aprovado voto de louvor ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e ao presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, Rajendra Pachauri, como reconhecimento pelo trabalho de ambos em favor do controle do aquecimento do planeta.
O requerimento foi apresentado pelo senador Renato Casagrande (PSB-ES) e teve como relator Cristovam Buarque. Por iniciativa do presidente da CRE, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), será ainda formada uma comissão de senadores para conversar com o embaixador da Espanha, Ricardo Peidró Conde, sobre novas denúncias de maus-tratos sofridos por brasileiros no aeroporto de Madri.
http://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2008/03/06/aprovada-criacao-de-dia-da-amizade-brasil-argentina

* 2016 - Dia da Reforma Agrária

A reforma agrária, como conceito geral, é o sistema que regula e promove a "justa" divisão de terras em um estado. No caso do Brasil, especificamente, ela deve atuar com intuito de reparar séculos de uma distribuição fundiária injusta, que perdurou até os dias de hoje, causando uma disparidade muito grande entre detentores de grandes porções de terras (latifundiários) e pessoas que se quer têm onde morar e produzir.
Atualmente, a Reforma Agrária no Brasil se dá basicamente da seguinte forma: a União realiza a compra ou a desapropriação de latifúndios particulares considerados improdutivos em diversas áreas da federação, e sob a figura do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), distribui e loteia essas terras às famílias que recebem esses lotes, como também presta uma assistência financeira, de consultoria e de insumos para que possam produzir nessas terras. Existe, especificamente para fins de reforma agrária, a lei de desapropriação, garantida pela Constituição de 1988, instituída pelo Plano Nacional de Reforma Agrária, sob o decreto de lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, reformulado pela Constituição, o qual assegura o direito da União à desapropriação de terras ditas particulares, consideradas improdutivas, em decorrência da utilidade pública, especialmente para fins de Reforma Agrária, podendo haver também outras prioridades de utilidade por parte da União. Houve, no Brasil, diversas configurações do sistema de Reforma Agrária ao longo do tempo. Há muitas divergências no que diz respeito a sua execução no Brasil.
Existe a proposta institucional para o problema de terras, também como uma proposta de revolução agrária, resultando num movimento pela força das classes interessadas e afetadas pela má distribuição de terras. Para procurar equacionar de maneira positiva o problema da divisão agrária no Brasil, o governo tem desenvolvido durante décadas um sistema de reforma que, embora tenha caminhado lentamente, tem dado resultados em longo prazo, guardadas as divergências com grupos que lutam pela terra como o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), e problemas identificados, conforme pesquisas realizadas e atualizadas. Ou seja, novos problemas identificados, resultam em novas demandas de estratégias e sistemas governamentais para solucioná-los. Talvez essa seja a razão principal da Reforma Agrária no Brasil caminhar a passos tão curtos. São problemas que, apesar de comuns a todas as regiões no que diz respeito à distribuição de terras, demandam planos de ação diferenciados de acordo com a região e a situação temporal do país. Outro fator que explica a lentidão com que a reestruturação fundiária no Brasil é feita, sem dúvida, como dito anteriormente, é o elevado tempo de uma política de distribuição injusta de terras.

Plantio latifúndio:
O Brasil, desde o seu descobrimento, até uma época historicamente recente (década de 1950), ainda praticava uma política de terras embasada nas grandes propriedades e nos grandes coronéis que detinham essas propriedades. O quadro tem mudado lentamente; porém, é necessário, ainda, muitas melhorias nesse sentido. Dados do ano de 2009 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) calculam que a situação agrária no Brasil em terras rurais, permaneceu praticamente inalterada nos últimos 20 anos.

Dado preocupante, ainda mais quando se constata, no mesmo senso agropecuário, que as propriedades que têm até 10 mil hectares representam um total de apenas 2,7% de todo o coeficiente de terras destinadas à agropecuária, sendo uma vasta maioria formada ainda, por latifúndios de mais de 1000 hectares. Ou seja, os grandes fazendeiros ainda permanecem com a maioria das terras, ainda que sem produzir em muitas delas, enquanto milhares de famílias ainda não têm onde morar e produzir.
A pesquisa do IBGE concluiu que o total de estabelecimentos ou terras destinadas à agropecuária representa um montante de 330 milhões de hectares, equivalente a 36% de todo o território nacional do Brasil. Isso implica em dizer que, desses 330 milhões de hectares de terras agropecuárias, aproximadamente 141,9 milhões de hectares são latifúndios. Reflexo de séculos, que necessita de uma reparação estrutural e histórica, por parte do Estado, e da conscientização dos grandes latifundiários. http://reforma-agraria-no-brasil.info/

* 2016 - Dia do Evangélico

O Dia do Evangélico é comemorado anualmente em 30 de novembro. Esta data visa o incentivo da espiritualidade e da fé religiosa promovida pela doutrina evangélica. O Dia do Evangélico é celebrado em diversas data diferentes, de acordo com a região e cidade do Brasil.
O 30 de novembro, por exemplo, é comemorado pelos evangélicos do Distrito Federal, que consideram o Dia do Evangélico como um feriado, a partir da Lei Distrital nº 963/1995. Já no estado de Rondônia, o Dia do Evangélico é comemorado em 18 de junho, sendo a data definida pela Lei Estadual nº 1.026/2001.
Em Rondônia esta data também é um feriado. Em outras cidades, como Cuiabá, o Dia do Evangélico (que é celebrado em 31 de agosto) é considerado apenas um ponto facultativo.
Normalmente, o Dia do Evangélico é marcado por festas e fóruns de música gospel, além de palestras onde são discutidos assuntos referentes a cultura evangélica.
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-evangelico/

* 2016 - Saiba os procedimentos estéticos mais indicados para você ficar com tudo em cima para o verão


Fisioterapeuta revela os métodos de maior sucesso de sua clínica e os que realmente fazem a diferença
A primavera começa e os preparativos para o verão também. As academias estão mais cheias, as clínicas estéticas têm mais procura e as pessoas começam a fazer dietas. Tudo para poderem sair bem em fotos na praia. O procedimento estético do momento é a Criolipólise, um método onde a gordura é resfriada em temperaturas negativas para que as células mortas sejam destruídas pelo organismo. No entanto, o maior erro das pessoas, é acreditar que o procedimento sozinho irá resolver o problema.

Segundo a fisioterapeuta Ana Gil, diretora do Espaço Ana Gil, quem está pensando em fazer a criolipólise, ou até mesmo quem já fez, devem ter outros cuidados, para que os efeitos se mantenham “A criolipólise, é bastante eficaz, mas muitas pessoas ganham a gordura novamente, por não ter complementado o tratamento de eliminação de gordura com outros procedimentos coadjuvantes e não se preocuparem com a manutenção do resultado”, comenta. De acordo com Ana, os tratamentos indicados para esse tipo de manutenção são: a drenagem linfática, a massagem modeladora ou a turbinada “Inclusive quando a eliminação se dá por cirurgia de lipoaspiração ou abdominoplastia, a drenagem linfática é imprescindível, para eliminar o edema Pós operatório e evitar possíveis aderências e fibroses", diz.
Além dessas três, Ana Gil revela outros procedimentos eficazes. Confira:

1. Dermotonia: Muito indicada para gordura localizada, celulite, pré e pós-cirúrgicos, aderências e fibroses cicatriciais. Através da utilização de um aparelho que realiza a sucção da gordura. Ajuda na reestruturação do tecido conjuntivo, estimula a circulação sanguínea e linfática, facilita a eliminação de toxinas.

2. Eletroestimulação: também conhecido como Estimulação  Russa, esse procedimento utiliza correntes elétricas para o tratamento de flacidez dos tecidos e melhora do tônus muscular e do fluxo sanguíneo. Diminui a flacidez, ajuda no combate à celulite e no ganho de contornos musculares, que muitas vezes não é conquistado mesmo com atividade física.

3. Radiofrequência: Através do aquecimento da pele, esse método estimula a formação de colágeno e aumenta o metabolismo celular. É indicado principalmente para tratamento da flacidez e auxilia na redução e prevenção de rugas na pele.

4. Ultra-Som: Utilizado no tratamento de celulite, gordura localizada e melhora da aparência de cicatrizes. Através da estimulação da circulação sanguínea, ativa o metabolismo adiposo e aumenta a extensibilidade das fibras colágenas.  

A fisioterapeuta completa “Mesmo realizando procedimentos estéticos, é de extrema importância ressaltar que sua eficácia aumenta com a combinação de dieta equilibrada e exercícios físicos. O ideal é que os exercícios sejam feitos em até 4 horas após o procedimento”, conclui.
Serviço: Espaço Ana Gil, clínica é de Fisioterapia, Estética e Pilates e se localiza na Barra da Tijuca. 
Ana Gil
Fisioterapia Ortopédica, Pilates, RPG e Estética. Pós-graduada em Anatomia Humana e Biomecânica – UCB, Mestre em Educação Física - EEFD/UFRJ.
21 2439-8600/98173-9765
contato@espacoanagil.com.br
www.espacoanagil.com.br
Fanpage: facebook.com/espacoanagil
Instagram: @espacoanagil
Twiter: @espacoanagil
http://lattes.cnpq.br/6412212875798774
Av. das Américas, 2.250, sala 306, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ.

Fonte: http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/

29/11/2016

* 2016 - Dia Mundial do Tamanduá

O famoso Tamanduá Bandeira (Myrmecophaga tridactyla), o escalador Tamanduá Mirim (Tamandua tetradactyla) e o quase desconhecido Tamanduai (Cyclopes didactylus), ganharam um dia somente deles: o “Dia Mundial do Tamanduá”, comemorado no dia 29 de novembro.
O marco desta celebração foi conquistado pelos pesquisadores do Instituto Jurumi e do Projeto Tamanduá Brasil que conseguiram que a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, sigla em inglês) apoiasse a iniciativa.
O Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antonio T. Vianna”, considera a data muito importante e durante todo o ano realizou ações para conscientização sobre a importância da conservação de nossas espécies de tamanduás, como a recuperação da recuperação da Tamanduá Mirim “Vitória” e a forte campanha contra atropelamentos de animais selvagens nas rodovias que matam milhares de tamanduás todos os anos, exigindo passagens seguras para os animais e apoiando o “Projeto Urubuzar”, da Universidade Federal de Lavras.
Os tamanduás são os únicos mamíferos que não possuem nenhum dente, alimentam-se de formigas e cupins que apanham com sua longa e pegajosa língua, que nos Tamanduás Bandeiras pode chegar a 50 centímetros de comprimento, após quebrar o cupinzeiro com suas garras poderosas.
Os tamanduás podem comer até 30 mil cupins ou formigas por dia e caminhar muitos quilômetros em busca de uma nova refeição. Todas as espécies tem apenas um filhote por gestação que fica grudado na mãe durante alguns meses até se tornar independente.
Quem quiser conhecer mais sobre estas espécies, pode encontrá-los no Parque Ecológico que permanece aberto para visitação pública de terça-feira a domingo, das 8 horas ás 16h30, com entrada gratuita.
http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/noticias-2014/167581-parque-ecologico-comemora-o-qdia-mundial-do-tamanduaq.html
Related Posts with Thumbnails