O senhor Sérgio Maurici Bernardo (CDDH- Blumenau) foi escolhido pelos delegados municipais para ser o representante da sociedade civíl e irá representar Blumenau na etapa Nacional de Segurança Pública.
31/05/2009
* 2009 - 1ª CONFERENCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
30/05/2009
2009 – BARCO DE PRINCIPE III
Trenzinho da Alegria conhecido como “Francisquinha” realiza passeios turísticos diariamente . Seu roteiro é do Centro histórico ao Centro Novo até a Área Portuária. Leva 30 min esse passeio turístico.
Na cidade de São Francisco visitamos o MUSEU NACIONAL DO MAR,reúnem uma imensa variedades de embarcações de várias localidades do país como as jangadas do nordeste,os saveiro da Bahia, os cúteres e bianas do Maranhão, as baleeiras de Santa Catarina, as canoas, os botes e as traineiras. Mais de 80 exemplares de tamanho original. No prédio do Museu está também localizado uma biblioteca com mais de 2 mil livros navais
Ao retornarmos para a cidade de Joinville fomos a sede da escola de ballet BOLSHOI na rua Timbó, 908 bairro América tel: (47) 3025-1749.
A jovem ex-bailarina hoje relações pública da escola nos levou a conhecer as dependência da escola de ballet. Após mostrar o vídeo sobre os alunos da escola mostrou na prática do dia a dia o atendimentos dos futuros bailarinos que vem de todo os lados do país, que com a ajuda dos empresários da cidade de Joinville adotam muitos dos jovens que vem de famílias com renda baixa.
Todos que estiveram na viagem tem muito que agradecer esse momento vivenciado pelos coordenadores e já começaram a se articular na tarefa de providenciar toda as documentações dos idosos e dos participantes dos grupos de mães em dia para agendar a viagem que cada grupo tem ao ano.
E-mail: barcoprincipe@terra.com.br
28/05/2009
* 2009 - PARABÉNS ABLUDEF
27/05/2009
* 2009 - CODEPA
2. FINALIDADE:
· Congregar as entidades representativas e prestadoras de serviços sem fins lucrativos e legitimadas, que representem os portadores de deficiências e patologias;
· Representar, garantir e defender os direitos e interesses, junto aos poderes públicos e a sociedade civil;
· Manter serviços próprios de assistência as associações, ou realiza-los através de convênios com Entidades Públicas e Privadas;
· Promover conferências, seminários ou quaisquer outras realizações que versem sobre assuntos de seu interesse e da comunidade.
3. CONQUISTAS:
a) Através da Lei nº 5.286, as entidades filiadas a CODEPA que tratam de pessoas portadoras de deficiências, adquiriram o direito para exploração comercial nos quiosques dos terminais rodoviários urbanos de Blumenau, gerando emprego e renda para a manutenção das mesmas.
São elas:
- APAPLLPVI – Quiosque Terminal do Aterro;
- ABLUDEF – Quiosque Terminal da Fonte;
- ACEVALI – Quiosque Terminal da Velha;
- ABADA – Quiosque Terminal do Garcia;
- APAE – Quiosque Terminal da Proeb.
b) Isenção de tarifa no transporte coletivo urbano para os portadores de deficiência;
4. PARTICIPAÇÕES EM POLÍTICAS PÚBLICAS:
· CMS – Conselho Municipal de Saúde;
· CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social;
· CMI – Conselho Municipal do Idoso;
· CONCEA – Conselho de Segurança Alimentar;
· Conferências Municipais, Regionais e Estaduais de Saúde, Assistência Social e de Portadores de Deficiências;
· A partir de 2003, passou a participar também das Conferências Nacionais de Saúde, Assistência Social, Portadores de Deficiências e da Mulher;
· NUCODIS – Núcleo de Combate à Discriminação de Promoção da Igualdade de Oportunidades;
· Comissão Municipal de Órteses e Próteses;
· Reuniões e movimentos sociais;
· Intercambio com redes municipais e estaduais de educação e esportes;
· Feira da Amizade.
5. REIVINDICAÇÕES:
2009 - GRUPO CIRANDA CIRANDINHA
22/05/2009
* 2009 - PALESTRA NA COOPER GARCIA
No dia 22 de maio aconteceu a última palestra do ciclo de palestras intitulada “SENTINDO NA PELE”, onde a senhora Deisy (Administração de empresa) e a Maike (psicóloga) do RH da COOPER e a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba com a assistente social Dalva Day por uma semana estiveram visitando e palestrando para as gerências das cooperativas. Deisy colocou o programa de inclusão ao Mercado de Trabalho das pessoas com deficiências que a COOPER está realizando em parceria com a ABLUDEF, sendo que o programa já começou em agosto de 2008, quando foi apresentado para os diretores da cooperativa. Maike apresentou os tópicos das COTAS em que a COOPER se encaixa, sendo que a cooperativa tem que cumprir sua meta que é de 4% , de 501 a 1000 empregados. A COOPER estará colocando em seu quadro de funcionários inicialmente 8 pessoas com deficiência física. Maike ainda reforçou que a empresa terá que ter em seu quadro de funcionário 34 pessoas com deficiência, mas que preferem atender bem as 8 pessoas inicialmente do que apenas cumprir a COTA e serem excluído no trabalho. Maria Helena fez um relato do seu dia a dia como pessoa com deficiência, e que trabalha a 14 anos como concursada na área da saúde, tendo como cargo de digitadora. Pediu aos gerentes que nunca usem a palavra “coitadinho” para seus colaboradores, pois todo ser humano é capaz, mesmo com limitações.
Como a própria logo da entidade especifica “ACREDITE NELES! COM LIMITES E SEM BARREIRAS”
A assistente social Dalva Day fez um pequeno relato sobre as parceria da ABLUDEF na área de mercado de trabalho. Reforçou o convite para que todos os gerentes façam uma visita a entidade, para conhecer os associados que participam diariamente dos diversos atendimentos e grupos que a entidade tem a disposição dos associados.
As coordenadoras das palestras , Deisy e Maike agradeceram a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day pela disponibilidade de estar palestrando nas 4 filiais da COOPER.
18/05/09 = 1º Mafisa
19/05/09 = 2º Água Verde Administração
20/05/09 = 3º Indaial
21/05/09 = 4º Garcia
Presentearam as convidadas com uma sacola ecológica, com uma toalha ilustrando os mascotes da cooperativa “Turminha da Cooper”. Maria Helena Mabba e Dalva Day agradeceram o gesto de carinho e se colocaram a disposição de toda as cooperativas, mostrando que se todos fazerem a sua parte de acessibilidade, e contratação das pessoas com deficiência, não haverá futuramente a necessidade de cumprir e de existir COTAS de contratação. Simplesmente serão oferecidas vagas para pessoas e não necessitarão separá-las por “COTAS”.
Jornalzinho informativo mensal das COOPER
* 2009 - PALESTRA NA COOPER INDAIAL
Todos sem exceção tiveram dificuldades para utilizar esse espaço, sendo que a cadeira de rodas quase não deu para passar. Todo o grupo aprendeu no “SENTINDO NA PELE” que o dia a dia de uma pessoa com deficiência não é fácil. Mas a COOPER está começando um trabalho que como Deisy e Maike falaram em sua apresentação a empresa não quer apenas preencher COTAS imposta por leis, mas começar um trabalho sério e de Responsabilidade social. A ABLUDEF pretende auxiliar neste trabalho e com certeza os resultados serão em benefício dos associados da entidade.