28/06/2013

* 2013 - REUNIÃO DOS CLUBES DE MÃES NA PRO-FAMILIA DE JUNHO

No dia 28 de junho realizou-se a reunião mensal dos clubes de mães na fundação pró-familia as 13:30 horas. Teve como pauta do dia os seguintes itens:
* Fala da presidente Srª Karin Gouveia 
* Fala da Diretora dos Programas , srª Edite Aparecida Adriano;
* Fala da Gerente Marluze Fontanella Zanella
* Fala do vice-prefeito srº Jovino
A senhora Karin fez a abertura da reunião pautou sobre a 25ª FEIRA DA AMIZADE, convidou a todas e pediu que pegassem na secretária as fichas para compra da tradicional feijoada, as camisetas e crachás. Pediu divulgação da Feira e também da XXª FESTITÁLIA que acontece nos dias 12 a 21 de julho no  SETOR 2 - PARQUE VILA GERMÂNICA. Passou a palavra para a representante do PALMAS HOTEL senhora Marines que coordena os grupos de idosos . Comentou a todos que o hotel tem total infraestrutura para receber os idosos, sendo considerado o melhor hotel para esse segmento social. Convidou a todas para conhecer o hotel, falou da olimpíadas para a terceira idade que será realizada em agosto no hotel.  No dia 20/12 será realizada o 1º ENCONTRO INTERNACIONAL DA MELHOR IDADE no hotel PALMAS.  Perguntou as coordenadoras presentes: QUAL A COORDENADORA QUE TRABALHA COM O MAIOR GRUPO DE IDOSOS? Uma senhora comentou que no seu grupo tem 40 idosos. A coordenadora do grupo da MELHOR IDADE DA ABLUDEF , a assistente social Dalva Day respondeu  que trabalha com 53 idosos em seu grupo , sendo agraciada com a promessa de receber um batom vermelho.
Em seguida foi perguntado QUAL A COORDENADORA MAIS IDOSA PRESENTE NA REUNIÃO? Um senhora se apresentou dizendo ter 84 anos e recebeu um bolo de presente. A terceira pergunta foi a seguinte: QUAL A COORDENADORA QUE TEM O GRUPO MAIS ANTIGO? Duas coordenadora de grupo se apresentaram, ambas trabalham com o mesmo grupo a 40 anos. Também receberam a promessa de receber seu presente, sendo divulgado para a turma, causando muita risada, ambas ganharão meia duzia de ovos de para cada. Entre brincadeiras e muita risadas, todos foram parabenizados pelo belo trabalho que realizam com a comunidade idosa de Blumenau.
AGENDA DE CURSOS:
* Fazendo arte dos clubes de mães 2013
 Data: 30 de agosto
 Horário: 13h as 17 hs
 Local: Pro-família
 Fazer inscrições na secretária ou pelo email: clubedemaes@blumenausc.gov.br

PROJETO PILOTO MÊS DE AGOSTO
* 09/08 = Parceria com SILMAQ e EURO FIOS
Jogo americano com estopa 
SILMAQ estará com 10 maquinas a disposição e a EURO FIOS doará os materiais para fazer o jogo americano.
Obs: As interessadas, deverão trazer tesoura, agulha de mão e linha para costura.

* 23/08 - Parceria com CASA BRUECKHEIMER
  Professora Rose Mary
  Sache perfumado (Kit para dois saches)
  O kit será totalmente gratuito

CALENDÁRIO PARCIAL DAS REUNIÕES EM 2013:
* 20/09/13 = 14 hs, no GIASSI Supermercado, reunião das Coordenadoras;
* 18/10/13 = 14 hs, no GIASSI Supermercado, reunião das Coordenadoras;
* 22/11/13 = 14 hs, na Pró-família, reunião com as Coordenadoras e encerramento
 
Ao finalizar a reunião foram todas as coordenadoras convidadas a tomar um lanche oferecido pelos representantes do PALMAS HOTEL  situado em Governador Celso Ramos - SC. www.hotelpalmas.com.br 

* 2013 - REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA HABITAÇÃO DE JUNHO

No dia 25 de junho realizou-se a última reunião do CMH da gestão anterior e a convocação dos novos conselheiros e suplentes para a gestão 2013/2017.
Na sequência da ordem do dia o presidente do Conselho Municipal de Habitação senhor Marco Antônio Wanrowsky agradeceu todos os conselheiros que estavam saindo do conselho e deu as boas vindas a nova equipe. No item 4 da ordem do dia foi apresentado a todos a proposta para implementação do Aluguel Social do Município de Blumenau substituindo a PPA, para aprovação do conselho e posteriormente será apresentada para o gestor do município para aprovação.  No item 5 da ordem do dia a assistente social Dalva Day fez uma leitura visual sobre a gestão do CMH no primeiro semestre de 2013. Mostrou a importância do registro fotográfico durante as reuniões, deixando o mais transparente o Conselho e assim dando mais credibilidade as nossas ações, para os munícipes.
 
 
 
 
 
 
O presidente do Conselho Municipal de Habitação  Marco Antônio Wanrowsky agradeceu a apresentação e enalteceu a iniciativa da assistente social Dalva Day e disse a todos que deveriam cada conselho seguir o exemplo e assim poder no final do mandato ter um histórico e uma memória fotográfica  de todos os conselhos. Finalizando a apresentação todos foram convidados a confraternização dos conselheiros que estão saindo e os que estão entrando na nova gestão do conselho. Aos que estão deixando a gestão foi pedido a todos que continuem vindo ao conselho e prestando assessoria a nova equipe, também convidaram todos os blumenauenses para vir participar do Conselho Municipal de Habitação. Logo que for empossado todos os conselheiros e suplentes estará anexado no site da prefeitura a agenda do conselho e assim todos poderão saber os dias em que serão realizadas as reuniões mensais.

A posse dos novos conselheiros e suplente do CMH - Conselho Municipal de Habitação será no dia 02/07/13 as 9 hora na antiga Câmara de Vereadores, no 1º andar da prefeitura de Blumenau.
A lista completa dos conselheiros pode ser acessada no endereço 
SITE: www.blumenau.sc.gov.br
LINK: Secretarias/Semudes 

27/06/2013

* 2013 - TRABALHO ESCOLAR

No dia 14 de julho estiveram na ABLUDEF as alunas do Colégio CEDUP, Eduarda Nadir do Nascimento de 15 anos ; Jhulia Mirelli Tomasi de 14 anos  Milena Brandes Lourenço de 15 anos e a jovem Eduarda Manerique de 15 anos, mesmo na equipe, não pode comparecer neste dia, para pedir autorização da presidente Maria Helena Mabba, para estarem fazendo um trabalho sobre a ong e irão pedir alimentos não perecível que posteriormente serão encaminhados para os associados.
As quatros estudantes foram incluídas para aprender a fazer flores de E.V.A. e assim aos poucos aprenderam a arte da confecção de flores de E.V.A e interagiram  com pessoas com deficiência física.
Tiveram a alegria de conviver com pessoas que mesmo tendo dificuldades, estão prontas a lutar por seu espaço na sociedade. Não deixam de aprender, mesmo com limitações. Também o Grupo Arco Iris coordenado pela assistente social Dalva Day recebe mensalmente estudantes universitários que recebem o artigo 170, e para isso tem que trabalharem algumas horas e que fazem um belo trabalho  junto as pessoas com deficiência. Muitas desses estudantes se identificam e sentem-se  solidários ao trabalho que a ong faz junto a esse segmento social e se tornam voluntárias permanente. 

* 2013 - GRUPO DE INTEGRAÇÃO DE JUNHO

No dia 3 de junho realizou-se mais um encontro do Grupo de Integração com as voluntárias Marilu e Marisa. O tema proposto para esse encontro foi : FELICIDADE. Foram passado vários slides com imagens do que é felicidade atualmente para as pessoas. 

Para alguns a FELICIDADE é sinônimo de TER e não SER. De possuir muitas coisas e não dar valor as pequenas coisas como FAMÍLIA, AMIGOS, COLEGAS DE TRABALHO, FILHOS, PAIS etc. 


São as pequenas coisas do dia a dia que nos dá força para continuar,de conquistar e realizar nossos sonhos. Mas algumas pessoas se enganam a vida toda, e por vezes não tem tempo para se arrepender. Esquecem de acompanhar o crescimento dos filhos, pensam em só correr atrás da luxuria, do acúmulo de riqueza, não percebem que perdem um tempo enorme em acumular e não a compartilhar. Marilú deu várias sugestões e por fim disse ao grupo que façam um exercício em casa....
Como você se sente? A FELICIDADE para vocês, o que significa? Façam uma reflexão do que é FELICIDADE? E no próximo mês vamos continuar esse tema, que é riquíssimo para dialogarmos em grupo. Após tantos questionamento s  foi servido  um lanche e todos foram para suas casas. Pensamento do dia: 
" O QUE È FELICIDADE PARA VOCÊ? mUITAS VEZES A FELICIDADE QUE VOCÊ TEM, NÃO TENHA O MESMO VALOR PARA MIM."

* 2013 - 12º PREMIO DE JORNALISMO UNIMED - SC

A professora Sônia Regina, do educandário  E.B.M. Conselheiro Mafra e o aluno  Cristian Eduardo Muniz Kley 13 anos – 8ª serie A, estiveram dia 19 de junho na ABLUDEF a convite da assistente social Dalva Day para que o mesmo pudesse realizar uma entrevista com a presidente da entidade. 
Foi realizada uma gravação sobre deficiência física entre o aluno Cristian Eduardo Muniz Kley 13 anos da 8ª serie A e a presidente da ABLUDEF Maria Helena Mabba. Cujo o tema da gravação girou sobre  deficiência física (motivada por acidentes ou doenças) e prevenção . 
Na oportunidade a professora Sônia convidou a presidente e a assistente social Dalva Day para comparecerem no dia 28 de junho na E.B.M. Conselheiro Mafra para receber das mãos da diretora e dos alunos as 56 garrafas de lacre que a escola juntou para a entidade na campanha do Lacre Solidário para a entidade . A presidente Maria Helena Mabba agradeceu a professora e disse que irá representar a entidade no dia 28/06 e assim estaremos arrecadando a quantidade necessária para receber a cadeira de rodas como doação de várias mãos da comunidade blumenauense na campanha do Lacre solidário
A E.B.M. Conselheiro Mafra está participando do 12º PREMIO DE JORNALISMO UNIMED - SC. Estaremos torcendo para que o aluno Cristian Eduardo Muniz Kley 13 anos da 8ª serie A, seja contemplado e estaremos todos votando para que seu vídeo seja o premiado. 

20/06/2013

* 2013 - HALLO BLUMENAU...ACORDA BRASIL

Parabéns Blumenau, Parabéns blumenauenses... somos fortes quando nos unimos, por um só objetivo. Já sofremos com tantas enchentes, agora lutaremos  por "CIDADANIA", "RESPEITO".
Crédito: Patrick Rodrigues/Agencia RBS
 
CAPA DO JORNAL "SANTA" de  Blumenau 21.06.13
Leiam sobre o manifesto em Blumenau
http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/capa,5,0,0,0,Capa.html

17/06/2013

* 2013 - CAMPANHA DE AGASALHO 2013 - RICTV RECORD BLUMENAU

No dia 14 de junho a ABLUDEF recebeu da Campanha do Agasalho 2013, doações de roupas para encaminhar aos associados e seus familiares. Esta é uma campanha realizada pela RICTV RECORD Blumenau, juntamente com o patrocínio de Angeloni, Escola Barão do Rio Branco e Madrugadão Lanches. A Campanha do Agasalho 2013 segue até fim de julho, já foram distribuídos mais de 45 mil peças de roupas usadas para aquecer quem mais precisa. .
A assistente social Dalva Day em contato com a coordenadora  da Campanha do Agasalho 2013 da RICTV RECORD  Tayana C. B. Passos, enviou o histórico da entidade do qual atendemos cerca de 800 pessoas baixa renda entre os perto de 1800 associados . Trabalho realizado na área de assistência social.
A reporte Bruna Neto e o cinegrafista Alexandre de Oliveira estiveram realizando tomadas de reportagem para o programa Jornal do Almoço para o apresentador Alexandre José , que mostrou a reportagem no sábado dia 15/06.
Na oportunidade a presidente disse que toda a doação de roupas será repassado aos associados gratuitamente. A senhora Maria Carmem, pertencente a diretoria, ao grupo da Melhor Idade, grupo de família e faz trabalhos manuais como beiradas nos panos de louças para as feiras de artesanatos dos quais participam , falou da importância dessa doação pois irá beneficiar muitos associados que estão acamados, ou que tem muitos filhos e seu ganho não dá para comprar roupas para toda a família,  suportar o inverno que vem chegando. A associada Marlene Narciso Jacinto também foi categórica em agradecer a doação, pois mesmo sendo uma pessoa que podem se locomover e vir a entidade participar do grupo de artesanato arco iris, fazendo trabalhos artesanais , doando seu tempo para que esses trabalhos sejam vendidos e revertidos para compra de mais materiais e assim pode estar vindo uma vez por semana se confraternizando com suas colegas. Considerando a entidade como sua segunda casa. A associada Hilda Maria da Rocha, mesmo sendo cadeirante disponibiliza suas tardes de sexta-feira para ensinar outras associadas na arte de pintura em panos de louças. 
REPORTAGEM DA RICTV RECORD no JORNAL DO MEIO DIA com Alexandre José

16/06/2013

* 2013 - ELEIÇÃO DOS CONSELHEIROS NÃO GOVERNAMENTAIS PARA CMH 2013/2017

No dia 11 de junho ás 14hs realizou-se nas dependências da SEMUDES a eleição dos novos conselheiros NÃO GOVERNAMENTAIS do CMH. A senhora Ivone Gnewuch, membro da Comissão Organizadora do Processo de Eleição, fez a abertura dos trabalhos. O coordenado da comissão senhor Arlon Tonolli, justificou que chegaria mais tarde devido a compromisso já agendado posteriormente. Srª Ivone apresentou os demais membros da comissão organizadora e convidou a conselheira Dalva Day para sentar a mesa com os demais conselheiros. Começou a ler o regimento interno e após a leitura foi colocado em discussão o item “c” do art. 9°, ou seja, das “entidades ligadas aos Conselhos Profissionais”. Para esclarecimentos a senhora Maria Aparecida , da SEMUDES procedeu a leitura do Parecer nº¸51/2013, que analisou a natureza jurídica da OAB e do CREA, sobre a participação das mesmas como entidades não governamentais, no CMH de interesse social. O sº Arlon assumiu a mesa como interlocutor da reunião. O regimento interno foi aprovado por unanimidade, após a inclusão de um novo paragrafo ao art. 8º dispondo : “Em havendo consenso, poderá a assembleia  aclamar a nova composição do CMH por segmento”. O sr. Arlon procedeu a leitura das observações feitas pela Comissão na analise das inscrições: “Algumas entidades que tiveram inscrições deferidas fizeram suas inscrições em categorias que não possuem ligação com seu Estatuto social no que se refere ao inciso I, alíneas “b” e “c”, no item 2, do Edital de Eleição – CMH nº 003/2013.  Deste modo seguiu-se o regimento interno quanto a escolha de fiscais, foram convidados a exercer o cargo de fiscais a senhorita Tânia Regina Moraes – assistente social representante da ABLUDEF e o senhor Sergio Maurici Bernardo representante do Sintraseb . 
                      
A srª Ivone chamou os 4 candidatos da CATEGORIA: de entidades ligadas aos Conselhos Profissionais do qual haviam 2 vagas a ser preenchidas.
1º Arlon Tonolli  = titular e seu suplente  Tiago Luiz Pamplona representar o CREA : Conselho Regional de Engenharia e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí.
2º Alessandra K.Bernardi titular e o suplente Anderson Buss representante do IAB = Instituto dos Arquitetos do Brasil.
3º Jonas Dieter Oehlemann e a suplente Olga Catarina Tordo (ausente) representante do AEAMVI = Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí.
4º  Braúlio Maria Schloegel e a suplente Priscila Schloegel (ausente) representante da OAB = Ordem dos Advogados do Brasil.
Das 21 entidades votantes ficaram assim os votos: CREA 14 votos, IAB 10 votos e a OAB com 9 votos  e a AEAMVI  5 votos.
    
                    
REPRESENTAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL ficou assim definida após a eleição:
I - nove (09) representantes não governamentais, das seguintes categorias:
a) quatro (04) de entidades que atuem no desenvolvimento econômico;
Associação das Microempresas, Empresas de Pequeno porte e Empreendedores individuais – AMPE = titular: José Valmir Roncálio e suplente Valdevir Correia
Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e do Imobiliário de Blumenau – SITICOM = titular Adélcio Santos e suplente Alberto F. Pereira;
Associação Empresarial de Blumenau  ACIB = titular Ricardo Vasselai e suplente Adalberto José da Silva;
Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis dos Condomínios Residenciais e Comerciais de Blumenau e Região – SECOVI, titular Soraia Vasselai e suplente Rogério Sérgio Cunha.
                    
b) três (03) de entidades ligadas a produção do espaço urbano;
Associação dos Notários e Registradores do Estado de Santa Catarina – ANOREG, titular Otto Baier e suplente Hélio Egon Ziebarth;
Instituto de Engenharia Pesquisa e Tecnologia de Santa Catarina , titular Juliano Gonçalves e suplente Tiago Luis Pamplona
Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Publico Municipal de Blumenau - SINTRASEB, titular Sueli Silvia Adriano e suplente Cleusa Marta Agostinho.
c) dois (02) de entidades ligadas aos Conselhos Profissionais.
Conselho Regional de Engenharia e Arquitetos do Médio Vale do Itajaí – CREA , titular  Arlon Tonolli  e  suplente  Tiago Luiz Pamplona .
Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, titular  Alessandra K.Bernardi  e o suplente Anderson Buss .
                   
II - onze (11) representantes  Não Governamentais, do  segmento Movimento Social:
a) um (01) das Entidades de Defesa das Pessoas Portadoras de Deficiência;
Associação Blumenauense de Deficiência Física – ABLUDEF, titular Vilmar José Balsan e suplente Dalva Day.
                  
                  
B) um (01) da área de Meio Ambiente;
Associação Catarinense de Prevenção da Natureza - ACAPRENA, titular Renato Junge e suplente  Leandro Ludwig
c) um (01) ligado à área de Direitos Humanos;
Cáritas Diocesana de Blumenau – SC, titular Carlos Heinz Ziegler e suplente João Maria Mosimann;
                  
d) oito (08) das Associações de Moradores que deverão corresponder a cada uma das regiões administrativas, especificadas no (Anexo I) do respectivo Edital.
AM da Rua  Bruno Schreiber , titular Geraldo Sidnei Blasius e suplente Eloi Valentin Voltolini;
AM e Amigos do Bairro Progresso - AMMS, titular Valdemar Machado e suplente Alcides C.Mai;
AM da Rua Araranguá, titular Maria das Graças S. Westphal
AM da Rua Guilherme Poerner e transversais titular Armindo Maria e suplente José Luiz Ribeiro
AM  da Rua Emil Wehmuth e transversais , titular José Gitardo Rodrigues e suplente Anibal Varela;
AM da rua Guarapari e Transversais , titular Adelino Vanelli e suplente Valdir Manoel Inácio;
União Blumenauense das Associações de Moradores – UNIBLAM , titular Ivone Grewuch e suplente Heriberto Bailler ;
AM Loteamento Morada do Sol , titular Helbert Weidlich e suplente Olides Primmaz
                  
No final da eleição foram convidados a assinar a ATA após lida e deliberada.
A posse dos novos conselheiros eleitos para mandato de 02 de julho de 2013 as 9 horas no salão nobre da prefeitura.
O QUE É O CONSELHO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO
O Conselho Municipal de Habitação foi criado em 1995, pela Lei Complementar       nº 86. Sua função é fixar critérios, definir diretrizes e estratégias para a implementação da Política Municipal de Habitação de Interesse Social e do Plano Habitacional de Interesse Social. Também cabe ao Conselho deliberar, acompanhar e fiscalizar sobre a proposta orçamentária, sobre as metas anuais, plurianuais e sobre os planos de aplicação de recursos do Fundo Municipal de Habitação - FMH, bem como controlar sua aplicação e execução. Além disso, o Conselho Municipal de Habitação deve aprovar os Planos de Urbanização Especial, acompanhando sua execução e deliberar sobre a divulgação das formas e critérios de acesso ao Plano Habitacional de Interesse Social, bem como as ações a serem realizadas.

15/06/2013

* 2013 - GRUPO DA MELHOR IDADE DE JUNHO

No dia 13 de junho realizou-se o encontro mensal do GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF. A coordenadora Dalva Day fez a abertura do encontro dando as boas vindas aos idosos. Devido a necessidade de fazer o transporte para muitos dos idosos, a coordenadora convida-os a chegar a entidade a partir das 10 horas e somente após o almoço começa realmente as atividades. Pela manhã deixa-os mais livres para conversarem, jogarem domino.As 11:30 hs foi convidada a idosa Maria Joaquina Ribeiro para fazer um momento de oração, enquanto a equipe técnica (assistente social, nutricionista, serviço gerais e motorista) foram agilizando com a preparação dos pratos de refeição. Foram feitos 37 pratos e alguns idosos puderam repetir o saboroso almoço.( Rizoto, salada de pepino, alface, cenoura com farofa).Tomaram refrigerantes e de sobremesa gelatina com leite condensado).
Após o almoço enquanto alguns descansavam outros foram se vestir de caipira para realizarmos a festinha caipira e o casório. A noiva foi a senhora Maria Carmem ; o noivo foi o senhor Anildo , a mãe e pai da noiva foi senhora Irene e Osmar a mãe do noivo a coordenadora Dalva, o padre Percy, a freira Tânia e todos os idosos foram convidados para serem os testemunhas.
 
 
Após muitas risadas aconteceu o casamento e como a noiva já tinha muitos filhos foi realizado a seguir o batizado do filho mais novo, que se chamou Osmar em homenagem ao pai da noiva...coroné Osmar.
 Após os acertos todos os convidados e os recém casados sinhá Carmem e sinhó Anildo foram arrastar pé no salão da ABLUDEF. Após as danças a coordenadora convidou a todos para que fossem sentar em seus lugares para a homenagem do dia. 
 
O homenageado do dia foi o senhor HARRY BELZ que completou na data do encontro do GRUPO DA MELHOR IDADE, 90 anos .
A coordenadora Dalva pediu para o senhor Osmar da panificadora que doa-se um bolo para que o grupo pudesse festejar uma data tão significativa para os idosos presentes. Gentilmente ele nos doou 1 bolo e a coordenadora comprou outro para presentear o grupo. A ABLUDEF disponibilizou alguns bolos sem recheio e sanduíches com café, leite e refrigerante. Todos os idosos foram convidados a cantar PARABÉNS e bateram palmas em homenagem as 9 décadas que o senhor Harry Belz completou. O motorista Carlos (BLUFÁCIL) foi escolhido pelos idosos para entregar um quadro com todos assinando o cartão de aniversário, a nutricionista Ana Carla foi a representante dos idosos na entrega de um DVD com a filmagem da ELEIÇÃO E COROAÇÃO do GRUPO DA MELHOR IDADE de 2012/2013, onde o senhor Harry Belz foi escolhido como o 2º príncipe do GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF.
Ao encerrar o encontro a coordenadora entregou a cada um dos idosos o convite para o encontro de julho, ressaltando que cada um deverá guardar o convite em local bem visivel, para não se esquecer do evento. A equipe de funcionários, ajudou a colocar a mesa de café e também entregaram um kit de guloseimas da festa CAIPIRA (pé de moleque, amendoim, paçoca, bombons, balas e outros). Senhor Harry Belz recebeu como lembrança o seu enfeite de bolo com 90 anos, confeccionado especialmente para ele, pelo auxiliar administrativo Percy Ralf Coley que muito contribuiu para o encontro dos idosos. Ao se despedirem dos funcionários e da coordenadora os idosos estavam felizes, pois passaram o dia dando muitas risadas, e tiveram um dia totalmente dedicado a eles. 
O  objetivo do grupo MELHOR IDADE  da ABLUDEF é: 

Related Posts with Thumbnails