25/01/2009

* 2009 - DOAÇÕES DE ALIMENTOS

A ABLUDEF recebeu da igreja evangélica, por intermédio do pastor Léo, alimentos e roupas. São doações que vieram de todos os cantos do Brasil, após a tragédia de novembro de 2008 que assolou nossa cidade .As assistentes sociais da ABLUDEF, após avaliação enviaram aos associados atingidos e também aos associados de baixa renda. A entidade não fornece cesta básica mensalmente, mas toda doação é repassada aos associados que estão em vulnerabilidade social.
A presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba , coordenou junto aos funcionários a distribuição dos kits de alimentos. Apesar da equipe ser pequena, todos ajudaram na confecção dos kits. Atualmente a entidade possui 1840 associados, dos quais 700 são atendidos pelo serviço social da entidade. Podemos com essa remessa de alimentos atender no mês de janeiro 100 associados e suas famílias. Muitos perderam móveis, eletros domésticos, e 5 associados perderam suas casas. Temos associados em abrigos, aguardando a construção de moradias na cidade.

A própria ABLUDEF passa por momentos de dificuldades, os projetos sociais que a entidade mantém, depende do financiamento do município. O ano de 2009, ainda não foi repassado as verbas, gerando um atraso nos atendimentos dos associados, que muitas vezes não tem a quem recorrer.

Esperamos que a partir de fevereiro, Blumenau comece a sorrir. Precisamos continuar a caminhada. Como foi colocado em out – door espalhado pela cidade, “Blumenau não pode parar”, o povo blumenauense é de luta. Unidos iremos mudar essa realidade trágica que assolou nossa bela cidade em novembro de 2008.

* 2009 - DOAÇÕES DE REVISTAS

A ABLUDEF recebeu revistas de artesanatos da JNT Revistaria , num gesto de solidariedade para com os associados da entidade. Como coordenadora do grupo de artesanato “ARCO IRIS” e assistente social da entidade cabe a mim, implantar e acompanhar a execução dos trabalhos dentro do grupo “ARCO IRIS”. As voluntárias que estão nos grupos são pessoas que disponibilizam algumas horas para passar seus conhecimentos aos associados.
Cabendo a assistente social, projetar, implantar, executar e acompanhar os programas desenvolvidos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com de deficiência física. Todas as 3ª feiras, o grupo arco Iris trabalha na confecção de diversas peças artesanais. Temos associadas que fazem bicos de crochê nos panos de louças, enquanto que outras pintam os panos. Também fazem trabalhos a partir das folhas de jornais.
Uma vez por mês, sempre em uma terça feira, a COOPER participa com artesanatos dentro da entidade. Conforme o tema são disponibilizado profissionais para dar aulas de artesanatos aos associados. Todos os trabalhos realizados pelo Grupo Arco Iris serão colocados à venda na “1ª feirinha da ABLUDEF" que acontecerá no dia 14 de março (sábado), para associados e comunidade interessados. Todo trabalho realizado pelo associado na entidade será comercializado para que possam estar ajudando nas despesas da entidade.
O serviço social da ABLUDEF está vinculado ao projeto financiado pelo Fundo Municipal de Assistência Social intitulado: “Apoio à habilitação, reabilitação e inclusão social das PPDF’S e suas famílias”. Esse projeto é norteado pela lei Federal 7.853 de 24 de outubro de 1989 e pelo decreto Federal 3.298/99, bem como pela Lei Orgânica de Assistência Social, e aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social. As assistentes sociais têm a responsabilidade de estar coordenando e avaliando cada grupo na entidade para ver se os resultados obtidos em prol as pessoas com deficiências está sendo positivos.

23/01/2009

* 2009 - PROGRAMA ENTRA21

No dia 21 de janeiro a empresa BLUSOFT, convidou a ABLUDEF - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos e a ABADA - Associação Blumenauense Amigos Deficientes Auditivos para participarem da reunião do programa ENTRA21.
Pela ABLUDEF estiveram presentes a presidenta Maria Helena Mabba, as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes e a Terapeuta Ocupacional Mariana Nicoletti Cenci.
O coordenador do programa ENTRA21, o senhor Sérgio Tomio, comentou sobre a oportunidade do programa para os adolescentes com deficiência para o mercado de trabalho. As ONGS ABLUDEF e ABADA se comprometeram em auxiliar no encaminhamento dos jovens adolescentes de baixa renda para que esses jovens possam ter a oportunidade de acessarem o mundo digital.
· Processo de inscrição exclusivo para Portadores de Necessidades Especiais (Deficientes Auditivos e Físicos).
OBJETIVO DO PROGRAMA ENTRA21
O PROGRAMA ENTRA21-BLUSOFT visa preparar o jovem para o mercado de trabalho através do treinamento em informática e desenvolvimento humano. O programa é financiado pela FAPESC, Prefeitura de Blumenau e empresários de TI de Blumenau.
O treinamento é totalmente gratuito para o aluno, incluindo material didático e auxílio transporte. Os inscritos deverão se submeter aos testes de seleção. Os candidatos que não se apresentarem na data e hora agendados para os testes estarão desclassificados. O treinamento é dividido em módulos, reduzindo o número de alunos a cada avanço de fase baseado em testes eliminatórios. Qualquer decisão para dirimir dúvidas sobre este regulamento caberá à Coordenação Geral do Projeto Entra21-Blusoft e ao Conselho Administrativo do Blusoft.
No final do curso os alunos receberam diploma de conclusão de curso.
· DATA FINAL PARA INSCRIÇÕES: 28/02/2009 (foi prorrogada)
· DATA E HORÁRIO DO TESTE DE SELEÇÃO: a ser definida (Os candidatos inscritos serão comunicados). Local: CEDUP HERMANN HERING, Rua Benjamin Constant, 857 – Escola Agrícola – Blumenau. Obs: trazer uma caneta preta ou azul e a carteira de identidade.
· DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS: a relação dos classificados será divulgada no site www.entra21.com.br e a listagem afixada no BLUSOFT, ABLUDEF e ABADA.
· MATRÍCULA: data a ser definida. Local: CEDUP HERMANN HERING, Rua Benjamin Constant, 857 – Escola Agrícola – Blumenau. Obs: Menores devem vir acompanhados dos pais ou responsáveis. Trazer cópia dos seguintes documentos: Identidade, Histórico Escolar ou último boletim, Comprovante de Residência, Folha de Pagamento dos membros da família que trabalham.
· INÍCIO DAS AULAS: data a ser definida - Turnos: Matutino.: 07h30 às 11h30 – Vespertino: 13h30 às 17h30 Dúvidas - ligar: Blusoft (47) 3323-3598

11/01/2009

* 2009 - FÉRIAS NA CAPITAL

FLORIANÓPOLIS

Foto: Mercado Público , trânsito na Avenida Beira mar , Ponte Hercilio Luz e Natal no Shopping Iguatemi Florianópolis
Florianópolis tinha antigamente o nome de Nossa Senhora do Desterro e, em 1893, assume a condição de capital catarinense e passa a ser denominada de Florianópolis.
O nome Florianópolis é em homenagem ao marechal Floriano Peixoto, e ainda hoje é renegado por alguns habitantes devido à ordem de fuzilamento, na Ilha de Anhatomirim, de diversas personalidades que foram consideradas "inimigas da República”, durante a Revolução Federalista.
A capital Catarinense é carinhosamente chamada de Floripa , e detém um dos melhores índices de renda per capita e está entre as capitais que mais recebem turistas, principalmente no verão quando, além dos gaúchos, paulistas e paranaenses que afluem em massa, acolhe muitos turistas do Mercosul – argentinos, uruguaios, paraguaios.
Florianópolis, é considerada a única capital do Brasil localizada em uma ilha, a Ilha de Santa Catarina, e é uma das cidades de maior qualidade de vida do Brasil. É cercada por mais de 100 praias paradisíacas e diversas reservas naturais. Considerada o paraíso do surfe brasileiro, atrai milhares de turistas jovens todos os anos, embora o turismo da terceira idade também seja muito significativo.
A população é de aproximadamente 300.000 habitantes e a cidade tem 97% de sua área total na Ilha de Santa Catarina e 3% no continente. A ligação entre a ilha e o continente é feita através de três pontes, Hercílo Luz, Colombo Sales e Pedro Ivo Campos.
CIDADE DE SÃO JOSÉ

Foto: Paisagem natural de São José, Casarão Antigo (Theatro Municipal - 1854) e natal no shopping Itaguaçu

São José é a quarta cidade mais antiga de Santa Catarina (também a quarta maior população, atrás, apenas, de Joinville, Florianópolis e Blumenau).

Tem cerca de 200 mil (2008) habitantes ,a maioria da população é de ascendência açoriana, mas existem também os descendentes de alemães, polacos, espanhóis.

PRAIA DE CANASVIEIRAS

Foto: Praia e comércio de Canasvieiras

Canasvieiras Localiza-se ao norte da ilha de Florianópolis. A origem do nome Canasvieiras deve-se ao Sr. Vieira, que antigamente possuía uma plantação de cana-de-açúcar, na localidade. É uma das praias mais visitadas pelos turistas argentinos, devido ao mar tranqüilo e à vida noturna.

O mar de Canasvieiras é calmo e quente, uma delicia. O comércio tem muita diversidade de produtos, ao gosto do brasileiro e dos turistas, principalmente argentinos.

A Praia de Canasvieiras é o mais antigo balneário de Santa Catarina. O uso como balneário veio a partir do início do século XX e, num rápido crescimento, tornou-se, em nossos dias, um dos principais pólos balneários do Sul do Brasil.

O maior impulso foi dado pela Prefeitura de Florianópolis, em 1956, quando toda a área foi projetada em lotes e ruas, e colocados os lotes à venda. Local maravilhoso para passar as férias.

Fotos: Dalva e Adalberto Day

Fonte: Wikipédia a enciclopédia livre

Fonte histórica: Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis – 2002 e GeoGuia...

01/01/2009

* 2009 - Blumenau – VIRADA DO ANO

No dia 31/dezembro/2008 , aconteceu a virada do ano em Blumenau. Houve concentração de boa parte da população de Blumenau e turistas , na Avenida Castelo Branco, mais conhecida por Beira Rio.A partir das 18 horas foi fechado a avenida entre o Schopping Beira Rio e a prefeitura de Blumenau , montaram várias barracas, onde foi vendido lanches rápidos, refrigerantes, cervejas e a tradicional Champanhe.
Chegamos a partir das 20 horas com o casal de amigos, Carlos e Diana, também encontramos a amiga Urda Alice Klueger, escritora e historiadora de Blumenau. A avenida Beira Rio já estava tomada pelo público e visitantes , vieram prestigiar os organizadores que montaram uma bela estrutura, para que em especial os blumenauense pudessem fazer com tranquilidade a passagem do ano, na Bela Blumenau. Conforme a programação, havia som eletrônico animando o evento já a partir das 18 horas. O Grupo Confraria do Samba, tocou as 20horas, com um repertório com sambas de autoria de Martinho da Villa, Benito de Paula, Originais do Samba e finalizaram com uma música de sua autoria, referindo-se ao carnaval de Blumenau de 2007. As 22horas começou o Show da Banda do Barril, que fez relembrar a Oktoberfest do mês de outubro, a Banda tocou não só músicas alemãs, mas de vários ritmos, mostrando que o sucesso deles é merecido. Aos 14 minutos finais do ano de 2008, foi feito a contagem regressiva para que o ceú de Blumenau, iluminassem com fogos de artifícios. Os blumenauenses puderam assistir maravilhados um espetáculos que encheu os olhos de crianças á idosos. Mostrando a Ponte de Ferro, um dos cartões postais de Blumenau fosse iluminados com beleza única, indo até o Museu da Água e retornando a ponte. Enquanto os fogos explodiam com imensa beleza, foi tocado música cronometradas nos 14 minutos pelos organizadores do Blumenau Convention Bureau, retornando após os brindes de FELIZ 2009, a Banda do Barril.
Além das festividades de final de ano, foi dada o início da programação da SOMMERFEST, nome dado a Festa de Verão em Blumenau. Do dia 31 de dezembro a 19 de fevereiro acontecerá sempre as (5ª feiras) no pavilhão 3 da Vila Germânica, várias atrações incluindo (6) noites de Oktoberfest.
Related Posts with Thumbnails