31/08/2009

* 2009 – FISIOTERAPIA PARA AMPUTADOS

No dia 27 de agosto de 2009, na sede da ABLUDEF, reuniram-se a presidente da entidade Maria Helena Mabba, a psicóloga Marivete Geisser e a assistente social Dalva Day, para recepcionar e apresentar a entidade para os alunos do 6º semestre de fisioterapia da FURB. São alunos que terão as aulas práticas junto aos associados da ABLUDEF sob orientação da professora Monica Ceccato. Foi agendado para o 2º semestre nas aulas práticas da disciplina de Orteses e Proteses da Furb a realização dos atendimentos na ABLUDEF todas as quintas feiras , das 13:30 hs às 15:10 hs, Nos dois primeiro meses será desenvolvido o conteúdo sobre amputação e protetização. Nos 2 meses subseqüentes será desenvolvido o conteúdo sobre órteses. Oportunizando esse aprendizado com a ativação do Conselho Municipal de Orteses e Próteses a partir de setembro e as assistentes sociais da ABLUDEF Dalva Day e Tânia Regina Moraes farão parte do Conselho, como representantes da ONG. Será realizado um atendimento em parcerias com as profissionais da entidade (assistentes sociais e psicóloga), fisioterapeuta (FURB) e alunos do 6º semestre de fisioterapia, com o principal objetivo, dar melhor qualidade de vida aos associados da ABLUDEF.

A professora Monica vai atender associados da entidade com históricos de necessidades e patologias diferentes entre si. Ex: mielomeningocele (com ou sem ortese), lesão medular (cadeirante), poliomielite (com ortese de MMII), síndromes neurológicas (com ou sem tala - talas extensoras ou carinhos), artrite reumatóide ( com ou sem ortese), um paciente que faça uso de muletas e que precise de treinamento.

As aulas práticas têm como objetivo contribuir com a melhora das necessidades do paciente com orientação e tratamento fisioterapêuticos e com o aprendizado acadêmico dos alunos. Serão atendidos seis pacientes a cada 2 meses para próteses e seis para orteses.

28/08/2009

* 2009 – MISS BLUMENAU 2010

Na noite de quinta feira dia 27 de agosto, Blumenau conheceu a bela representante de Blumenau, que irá reinar como soberana da beleza. Na Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes, no Auditório Heinz Geyer as 20 horas 9 candidas a MISS BLUMENAU 2010 desfilaram representando entidades filantrópicas de Blumenau.
A escolha da MISS BLUMENAU , foi feita em três desfiles pela passarela , o primeiro em trajes de banho , o segundo em traje passeio, onde cada candidata apresentava a entidade da qual estava desfilando. A representante da ABLUDEF, Aline Pereira falou da importância da entidade para a cidade. A entidade tem atualmente 1840 associados e atende por mês 700 pessoas com deficiência física nos diversos grupos de apoio.

No terceiro desfile , todas voltaram a passarela com trajes sociais (gala) com graça e elegância desfilaram sob aplausos dos convidados, familiares e das torcidas organizadas.

A jovem NADJARA KATRINA KOSLOWSKI de 18 anos reinara como representante da beleza Blumenauense. Representante da entidade Casa de Apoio á criança com Neoplasia.O segundo lugar foi escolhida a jovem Deyse Rodrigues dos Santos de 19 anos, representante da Rede Feminina de Combate ao Câncer e o terceiro lugar foi a jovem Jaqueline Andrietti de 21 anos, representante da ONG focinho feliz, também recebeu o titulo de MISS SIMPATIA.

Estiveram prestigiando a noite da beleza blumenauense as senhoras presidentas Maria Helena Mabba (ABLUDEF) e Neilen Sackl (Casa da Amizade),e as assistentes sociais da ABLUDEF Dalva Day e Tânia Regina Moraes.

26/08/2009

* 2009 – SEMANA DA ADVERSIDADE

No dia 26 de agosto a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba e a assistente social Dalva Day estiveram palestrando sobre preconceito , barreiras arquitetonica, acessibilidade, transporte adaptados, mercado de trabalho e a apresentação da entidade para gerentes e supervisores da Cia de cigarros Souza Cruz.
Estiveram presentes 44 funcionários da Cia de cigarros Souza Cruz, a convite da psicóloga Daniela do RH da empresa e sua estagiária também Daniela Sagaz a ABLUDEF esteve presente na semana de adversidade, contribuindo neste projeto.

24/08/2009

* 2009 - VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Realizou - se em Blumenau nos dias 04,05 e 06 de agosto de 2009 a VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, no Viena Park Hotel localizado na rua Hermann Huscher 670 no Bairro Vila Formosa.
Participaram 585 pessoas, entre entidades prestadoras de serviços e Organizações de Defesa de Direitos não governamentais, Instituições Governamentais, Representações de Grupos de Usuários e Entidades de Usuários (não governamentais.
A palestra de abertura do VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE BLUMENAU, foi proferida pela representante do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Sra. Rosemeire Scatena, que explanou sobre a temática “Participação e Controle Social no SUAS”.
Foram divididos em 4 grupos de trabalho durante os 3 dias de conferência.
1º Grupo trabalhou o Tema
Processo Histórico da Participação Popular no País, Trajetória e Significado do Controle Social na Política de Assistência Social e os Conselhos de Assistência Social e o Suas.
2º Grupo trabalhou com o Tema:
Os Usuários e seu Lugar Político no Suas e os Trabalhadores do Suas em Relação ao Protagonismo dos Usuários.
3º Grupo trabalhou o tema:
Democratização da Gestão do SUAS e Entidades de Assistência Social e o Vínculo SUAS.
4º Grupo trabalhou o tema:
Bases para Garantia do Financiamento da Assistência Social.
Após incansáveis discussões e conclusões foi escolhidos os delegados e suplentes que irãorepresentar as diversas propostas elencadas na conferencia municipal para a Conferencia estadual em Florianópolis em outubro de 2009.
a) 1º Representações de entidades prestadoras de serviços e de organizações de defesa de direitos:
a) Orientadora Pedagógica Inalda Apolônia Steiner Pasini , representante da Sociedade Casa da Amizade
b) Voluntária Dalva Antunes da Silva representante da Abapa
c) Assistente Social Solange dos Santos representante da Associação Casa da Esperança
d) Pedagoga Cerene Leila Klug Ramos representante do Centro de Recuperação Nova Esperança
1ª suplente : Diretora e coordenadora pedagógica Marli Ventura representante da Ong São Roque
2ª suplente: Coordenadora Administrativa Sônia Weiss representante da Abada – Associação Blumenauense de Amparo aos Deficientes Auditivos
b) Representação de instituições governamentais:
a) Coordenador do Abrigo Municipal Allan Cristian Buetgen , representante da SEMASCRI
b) Coordenadora de Serviços Administrativos Cristiane Barcelos, representante da SEMASCRI
c) Diretora de Proteção Básica Karin Zadrozny Gouvêa da Costa representante da SEMASCRI
d) Coordenadora Geral de Gestão Social Maria Eunice Malacarne Bernat representante da SEMASCRI
1º Suplente: Coordenadora Geral de Apoio aos Conselhos Lílian Patrícia T. da Costa representante da SEMASCRI

2ª suplente: Gerente de Proteção Especial Maria Augusta C. Koch Buttendorf representante da SEMASCRI
c) Representação de usuários / entidades de usuários:

a) Cleber de Oliveira Cerene representante do Centro de Recuperação Nova Esperança

b) Lucinda de Fátima Vanderlinde representante da ABLUDEF - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos

c) Luciana da Silva PAS – Programa de Atendimento Social, representante da SEMASCRI

d) Esaltina Pereira Moradia Provisória representante da SEMASCRI 1º suplente: Janete Loris Rocha representante do PAS – Programa de Atendimento Social – SEMASCRI

2º suplente: Alvino Willi Schlichting Abludef - ABLUDEF - Associação Blumenauense de Deficientes Físicos

22/08/2009

* 2009 – CAPACITAÇÃO DAS ASSISTENTES SOCIAIS DA ABLUDEF nº 2

No dia 19 de agosto às 13:30 horas, as assistentes sociais da ABLUDEF, Dalva Day e Tânia Regina Moraes estiveram presente na capacitação do INSS sobre BPC .
As assistente sociais do INSS, Maria José de Oliveira Benites e Jeanne P. Muller deram a palestra sobre as mudanças do BPC para as 10 representantes das entidades não governamentais. As assistentes sociais que estiveram presentes serão as multiplicadoras nesses processo de esclarecimentos sobre as mudanças ocorridas do BPC.
BPC: Beneficio de Prestação Continuada
É um direito garantido pela Constituição Federal de 1988 e consiste no pagamento de 01 (um) salário mínimo mensal a pessoas com 65 anos de idade ou mais e a pessoas com deficiência incapacitante para a vida independente e para o trabalho. Em ambos os casos a renda per capita familiar seja inferior a ¼ do salário mínimo ( R$ 116,49). O BPC também encontra amparo legal na Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, que institui o Estatuto do Idoso. O benefício é gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a quem compete sua gestão, acompanhamento e avaliação. Ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), compete a sua operacionalização. Os recursos para custeio do BPC provêm do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

* 2009 – CAPACITAÇÃO DAS ASSISTENTES SOCIAIS DA ABLUDEF nº 1

A assistente social Tânia Regina Moraes da ABLUDEF esteve se capacitando no curso para assistentes sociais de Blumenau, foi realizado na sede da faculdade IBES, nos dias 13 e 14 de agosto de 2009. Foi apresentado em três tópicos:
· Projeto ético- político profissional,
· Contexto atual das políticas sociais públicas e
· Conselhos de políticas e de direitos

21/08/2009

* REPORTAGEM COM A TV RIC RECORD

Perguntas que não querem calar....Onde se hospedar , quando viajo com cadeira de rodas? Qual hotel ou pousada possui apartamento adaptado, para me receber?
Os hotéis em qualquer cidade que pensam em turismo devem estar preparados para receber pessoas com necessidades especiais. Atualmente com o índice de acidentados no país, existe um “nincho” diferenciados, ou seja pessoas com poder aquisitivo alto e com disponibilidades de viajar e com redução física . São pessoas que foram acometidas de acidentes de carros, motos ou AVCs etc. Mas que querem conhecer as maravilhas do país e do mundo, independentes de serem pessoas com deficiências. Para isso os donos de hotéis devem se adaptarem para recebê-los, pensar no custo/benefício. Blumenau tem um grande números de eventos anuais, foras as grandes festas de outubro, e para isso devem estar preparados para receberem esse público, provenientes de vários estados. Temos poucos hotéis que já estão se adaptando, não é só rampas que o deficiente físico necessita para usufruir do turismo, do direito de IR e VIR. Além das rampas os deficientes necessitam ter quartos com portas mais largas , banheiro equipado com box , barras de apoio, pias mais baixas. O importante para os hotéis é trabalharem com esse pensamento que são apartamentos com as mesmas características dos demais, porém com espaço diferenciado, para receber pessoas em cadeiras de rodas, ou com outras limitações.
No dia 19 de agosto, a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba, recebeu em seu escritório a repórter da TV Ric Record Mari Junkes, para uma entrevista sobre banheiros adaptados nos hotéis de Blumenau.
Maria Helena Mabba disse a reporter que desconhece algum hotel que seja adaptado para pessoas com deficiências. Colocou que uma cadeirante associada da ABLUDEF, foi constrangida num hotel da cidade, quando necessitou usar as dependência do hotel para a limpeza de sua bolsa coletora. Não tendo nenhuma privacidade.

Fez um apelo para que aos donos de hoteis se adaptem para esse público, pois a cidade tem muito a que oferecer de atrações turísticas, nossa cidade é linda, devemos ter consciência e acolher a todos que vem conhecer a "Bela Blumenau".

19/08/2009

* 2009 - ENTREVISTA NA RÁDIO BLUMENAU

Apresentador e Repórter da Rádio Blumenau 1260 AM e RIC Record
No dia 18 de agosto no programa ao vivo de Alexandre Pereira , a presidenta da ABLUDEF e a assistente social Dalva Day foram entrevistadas sobre diversos assuntos relacionados as pessoas com deficiências e sobre a entidade ABLUDEF.

Um dos pontos forte da entrevista foi o grande número de acidentados no trânsito de Blumenau, especialmente acidentes com motoristas de motos. Muitos jovens hoje estão em cadeira de rodas, acidentes com graves sequelas .

18/08/2009

* 2009 – DOAÇÕES DO COLEGIO BOM JESUS

No dia 03 de julho de 2009, a professora Marlene em contato com a assistente social da ABLUDEF Dalva Day, pediu que fosse elecadas as prioridades da entidade. Para que os alunos mediante gincanas arrecadassem uma quantia e pudessem comprar o que mais estava necessitando a ABLUDEF.
A assistente social Dalva Day junto com a presidenta da ABLUDEF senhora Maria Helena Mabba fizeram um oficio do qual colocaram as necessidades da entidade. Hoje dia 18 de agosto recebemos doação do Colégio Bom Jesus, mostraram que os alunos deste estabelecimento de ensino com certeza recebem um ensinamento de solidariedade e responsabilidade com o próximo. O grupo de artesanato arco íris necessitavam de ferro de passar roupa para frisar as peças de E.V.A. transformando-as em flores. Recebemos 02 ferro de passar roupas, facilitando o trabalho artesanal de 32 associados . Outra necessidade foi o pedido de 02 mesas quadradas de plásticos brancas, também doada pelo Colégio Bom Jesus, para que os associados pudessem tomar lanche com mais espaço. Recebemos 05 garrafas térmicas, temos vários grupos que recebem um lanche durante o dia e as atuais térmicas não deixam o café quente por mais tempo. Outro pedido que recebemos foi a doação de um secador de cabelo para o atendimento do cabeleireiro voluntário, que irá facilitar o atendimento dos associados.

* 2009 – REPORTAGEM NA TV BAND SOBRE CALÇADAS

A repórter Krislei Oeschler , veio a ABLUDEF no dia 18 de agosto para dar continuidade a entrevista com a presidenta da entidade a senhora Maria Helena Mabba sobre a precariedade das calçadas que dão acesso a ABLUDEF. No dia 16 de agosto foi ao ar na TVBAND o programa que Krislei e João Pizzolatti fizeram na ABLUDEF com a associada Ana Elisa Sardagna, no programa KOMBINADO.
Krislei percebeu as dificuldades da associada cadeirante da ABLUDEF, e quis “ sentir na pele “ , a falta de acessibilidade nas calçadas de Blumenau.

Após entrevista com Maria Helena, Krislei Oeschler foi conhecer a redondeza, conduzindo uma cadeira de rodas emprestada pela entidade. Nota-se que a cadeira é nova, tornando mais cômodo o caminho da reporter, imaginamos que o cadeirante percorre quilômetros com sua cadeira de rodas sendo sua extensão do corpo. Muitas vezes a cadeira já está “detonada” pelo difícil acesso pelas ruas da cidade. Maria Helena já enviou ofício as autoridades cobrando a necessidade de pelo menos as ruas que dão acesso à entidade sejam olhadas e refeitas. Sabemos que a cidade sofreu muito com os acontecimentos de novembro/2008, mas as pessoas com deficiências também pagam impostos, IPTU e necessitam caminhar sob- rodas pelas calçadas.

* 2009 - CURSO DE MATERIAIS DE LIMPEZA Nº 1

No dia 11 de agosto a professora Jucineide esteve na entidade para ensinar mais um curso para os integrantes d o grupo de artesanato arco Iris. Essa parceria entre a ABLUDEF e a COOPER já está completando 3 anos e meio, tendo um público nos 18 cursos de 540 participantes, dando uma média de 25 a 32 associados por cursos. Já aprenderam a fazer cachecol em tear manual, colares, anéis no curso de biju, pratos de salgados e doces deliciosos, trabalhos em marmorização, sabonetes decorativos, chaveirinhos de miçangas, pinturas em panos de copa, ponto russo, almofadas de capinote, cursos de higiene pessoal (sabonetes, loção para o corpo, schampu), curso de materiais de limpezas (sabão, detergente, amaciantes) e flores de E.V.A.

1ª receita: PASSE-BEM (rende 1 litro)

Formula:

· 1 litro de água

· 20 ml de álcool de cereais ou comum

· 20 ml de amaciante pronto sem essência

· 20 ml de cola branca lavável

· 20 ml de leite de rosas ou essência

MODO DE PREPARAR

Misture bem todos os ingredientes.

AMACIANTE DE ROUPAS (rende 3 litros)

· 3 litros de água

· 4 colheres de glicerina

· 1 sabonete ralado

· 2 colheres de sopa de leite de rosas

Ferver 1 litro de água com o sabonete ralado ate dissolver. Acrescentar mais 2 litros de água fria, as 4 colheres de glicerina e as 2 colheres de leite de rosas. Mexewr bem até misturar e depois engarrafar.

COMO FAZER PASTA PARA LIMPAR ALUMINIO

Ingredientes:

200 gramas de sabão

4 colheres de limão ou vinagre branco

2 colheres de açúcar

1 ½ copo de água

Derreta o sabão misturando as colheres de vinagre, o açúcar e a água. Mexer até formar uma pasta.

" Uma parceria que deu certo....ABLUDEF/COOPER, juntas na inclusão social das pessoas com deficiências físicas de Blumenau."

16/08/2009

* 2009 – 6º PROGRAMA KOMBINADO

No dia 15 de agosto, na TVBV-Band, os apresentadores a jornalista Krislei Oechsler e João Alberto Pizzolatti Neto, apresentaram a matéria que estiveram gravando na praça da FONTE LUMINOSA e na entidade ABLUDEF. Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF foi entrevistada pelo João Alberto Pizzolatti Neto, para saber como a entidade está atendendo o grande número de jovens que estão sendo encaminhado para a entidade após acidentes de motos. Maria Helena Mabba e as assistente sociais da entidade fazem um trabalho de prevenção e atende as pessoas que não são ainda associados com empréstimo de orteses (cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas canadense e axilares etc.)e a demanda atualmente é muito grande, os acidentes de motos na cidade aumentou muito nestes últimos anos. Outro tópico foi a falta de acessibilidade, um dos meios mais difícil são as calçadas que estão muito precárias.
Ana Elisa Sardagna associada da ABLUDEF, foi com o apresentador ver e sentir na pele como é chegar do terminal da FONTE até a entidade. João Alberto Pizzolatti Neto,após constatar o quanto é difícil para Ana Elisa Sardagna fazer o trajeto, pediu a ela que ensinasse como utilizar a cadeira de rodas e se prontificou a ele próprio continuar o caminho.
Após muitas dificuldades, e sempre ressaltando que ele apenas estava andando de cadeira de rodas, com seus membros inferiores intactos, notou as barreiras instransponíveis para muitos cadeirantes que necessitam vir até a ABLUDEF, que é a ong que atende pessoas com deficiencia. Ao finalizar o programa, pediu que as autoridades olhassem com mais carinho a esse público que necessitam e devem ser incluídos no dia a dia da cidade, pois pagam impostos e muitos ainda trabalham para engrandecer o município. A BANDA CALVIN apresentou-se no programa, apenas com 3 integrantes, ao todo são 6 integrantes.

12/08/2009

* 2009 - 207ª REUNIÃO DA METAJUHA

No dia 11 de agosto de 2009, reuniram-se na sede da Associação Artex moradores que integram a Associação de moradores METAJUHA, para discutirem sobre as reivindicações emergenciais de reconstrução pós-tragédia nov./2008 em prol da comunidade. Estiveram presentes na reunião 36 moradores, representando mais de 2 mil famílias. Após a leitura da ORDEM DO DIA e da ATA da reunião anterior, e aprovada deu-se a leitura das correspondências recebidas e expedidas, informações do Conselho Diretor, Prestação de contas e logo a seguir a participação dos moradores mediante inscrições.
O primeiro morador a reivindicar foi o cientista social e pesquisador Adalberto Day, falou diretamente ao vice-prefeito senhor Rufinus Seibt sobre a privatização da SAMAE para que seja revista com mais atenção para que não seja vendida por 10 milhões, pois com as obras atuais já foram gastos mais de 50 milhões até o momento . Comentou sobre a passarela do Canto do Rio, a rua Emilio Tallmann, Rua Julio Heiden , A Passarela da Rua Catarina Abreu Coelho, segurança e sobre o Turismo de Blumenau. O morador Rogério também endossou as palavras de Adalberto. Parabenizou o vice-prefeito pela iniciativa imediata dos ônibus retornarem a transitar na Rua Julio Heiden, apesar de que, devido as forças da natureza tiveram que suspender o transporte urbano na rua Julio Heiden após as chuvas do mês de julho. Reforçou sobre a Ponte Pênsil Catarina Abreu Coelho, para que seja feita de concreto. Pediu retorno sobre as rachaduras da curva do cemitério na rua Progresso. Senhor Willibaldo falou sobre os ônibus e agradeceu o vice-prefeito por ter dado as respostas dos pedidos rapidamente. Questionou o mau uso da passarela que da acesso a Escola Básica José Maurício, pelos motorista de moto. A senhora Alvina estava indignada sobre a promessa do prefeito que não cumpriu, deixando os moradores desacreditados. Ela recebeu o prefeito e secretários em 2005 em sua residência, onde prometeram uma passarela de concreto, hoje ainda não concretizada. Outros moradores também reforçaram os pedidos, como os moradores Iraci , Antonio, Francisco, Lindon César, Olivia. Como também uma camada antipó asfaltica, e a melhora da iluminação pública nas cabeceiras da passarela.

Em respostas aos questionamentos o vice-prefeito Rufinus Seibt comentou das dificuldades que a prefeitura municipal passa neste momento e que irá repassar ao prefeito os pedidos solicitados pelos moradores. Sobre a ponte Catarina Abreu Coelho comentou que no momento não há condições de construí-la de concreto e teremos que aceitar a construção de madeiras. Outras pontes já fora licitadas para serem reconstruídas, a exemplo da ponte Centenário (será demolida) e a ponte Moacir Pinheiro. O dinheiro para a construção das pontes vem via governo Federal/estadual e o Município não tem como controlar o bom uso do dinheiro público. O senhor Adalberto questionou o suposto "superfaturamento", em várias obras. Em seguida Rufinus comentou que ficou devendo uma resposta ao morador que perguntou sobre as rachaduras da rua do Progresso e que irá ver a possibilidade de mandar colocar uma camada de pó de asfalto nas cabeceiras das pontes. Rufinus Seibt reforçou as dificuldades que a prefeitura de Blumenau e as demais do estado têm no momento. Disse ao público que o orçamento da prefeitura previsto para 2009 era de 18 milhões e hoje já foram gastos esse montante e as dividas chegam a mais de 30 milhões, faltando ainda 4 meses para fechar o ano. O vice-prefeito pediu licença e retirou-se alegando mais duas reuniões em sua agenda. Após sua saída o vereador Vanderlei , representante do bairro Garcia, comentou que irá encaminhar nossas reivindicações diretamente a câmara de vereadores, pois nada ficou definido, apenas mais promessas. E está junto com os demais vereadores fiscalizando as verbas do município do estado e federal destinado as obras de reconstrução após a tragédia de Nov/2008. Colocou aos presentes os números absurdos dos valores das pontes que estão sendo gastos, a passarela do Canto do Rio esta orçada em R$ 431.564.32, a rua Júlio Heiden em R$ 1.991.936.00 e a rua Emilio Tallmann em R$ 2.372.489.00 e a pintura da ponte da rua Tororó em R$ 125.783.00 , sendo que com esse montante gasto sem critérios daria para reconstruir muitas casas , pois os abrigos da cidade “moradia provisória” de Blumenau tem cerca de 300 famílias aguardando a boa vontade do poder público para solucionar esse problema. O ex-vereador Gaspar falou sobre a colocação de macadame para amenizar os buracos da rua Júlio Heiden, uma moradora reclamou que seu carro já esta comprometido de tanto “chacoalhar” pelos enormes buracos, pois tem que utilizar esse trajeto 4 vezes ao dia. Sobre as pontes superfaturadas, comentou que foi ver de perto a situação e que a ponte na rua Euclides A. de Souza, estão sendo feitos alicerces de 16 metros de fundura e que para essa obra 4 engenheiros estão atendendo,disse ao público que acha um absurdo uma ponte com essa estrutura, se ela liga uma rua sem saída. Segundo Clerici,alegaram que essa ponte é assim reforçada para futuramente transitar caminhões e carretas, vale lembrar que a ponte não liga lugar nenhum.

Conclusões da reunião:

A ponte Catarina Abreu Coelho começou a ser reconstruída no dia 10 de agosto e deu um prazo de no máximo 30 dias estará pronta para transitarem.

A rua Júlio Heiden também deverá estar concluída até começo de setembro e o transporte urbano retornará, dando a comunidade mais tranqüilidade, pois já estamos no 9 mês da tragédia e tudo anda muito lentamente.

A próxima reunião ficou agendada para o dia 13 de outubro de 2009, na associação Artex às 19h30min (terça-feira).

10/08/2009

* 2009 - 3ª ENCONTRO SOCIALIZADOR

No dia 08 de agosto de 2009, realizou-se mais um ENCONTRO SOCIALIZADOR na sede da ABLUDEF. A presidenta Maria Helena Mabba, iníciou o encontro às 14hs. Solicitou que as assistentes sociais Dalva Day e Tânia Regina Moraes e a psicóloga Marivete Gesser permanecessem ao seu lado para iníciar os trabalhos com os associados. Como primeiro foco do encontro de agosto destacou-se a homenagem para o DIA DOS PAIS e a RIFA que a entidade realizou durante dois meses de venda do bilhete a R$ 1,00 cada com possibilidades de ganhar um dos 3 prêmios oferecidos.
Maria Helena Mabba apresentou a nova psicóloga da ABLUDEF, que por alguns anos foi voluntária da entidade e a partir deste mês é funcionária. Marivete Gesse solicitou que agendassem horários de atendimentos com as assistentes sociais, por enquanto ela só irá trabalhar nas 5ª feiras e com os GRUPO DE MULHERES e o GRUPO DE HOMENS, por isso precisa marcar hora para os atendimentos individuais.
A assistente social Tânia Regina Moraes, falou aos presentes sobre a participação da entidade na IVª Conferência da Assistência Social e da criança e do adolescente ocorrida nos dias 4,5 e 6 de agosto onde participaram vários associados. Agradeceu aos que lá se fizeram presentes lutando pelo direito dos usuários da política de assistência social Municipal, Estadual e Federal.
A assistente social Dalva Day fez um relatou aos presentes sobre o GRUPO DA MELHOR IDADE. Convidou-os a participarem dia 17 de agosto do encontro na entidade com o CMI - Conselho Municipal dos Idosos e que a viagem anual deles já está confirmada,será na cidade de Pomerode,onde visitaram o zoológico e com direito a um café colonial no final da tarde. Outro assunto tratado foi referente ao GRUPO DE ARTESANATO ARCO IRIS, comunicou que a partir deste semestre será apenas no período da tarde os trabalhos de artesanato, pois devido a queda de barreiras na rua onde mora em (nov/2008), não tem condições de vir cedo para o trabalho. Também comentou que o GRUPO DE ARTESANATO DE JORNAL, será realizado as 5ª feiras. Comunicou os presentes que , será realizado um curso de flôres de seda, com a professora Jucineide, no dia 11 de agosto (terça-feira).
Maria Helena Mabba presidenta da ABLUDEF passou a coordenação do encontro socializador para a assistente social Dalva Day que desse continuidade. Explicou que a entidade estava participando de mais uma etapa dos GINCANEIROS de Blumenau, e teria que ir até ao Ginásio de Esportes da Pró-Família participar do recolhimento de alimentos com o Grupo LAMPDA,LAMPDA e posteriormente a partilha dos produtos arrecadados pela equipe com as duas entidades participantes.
EQUIPE LAMPDA,LAMPDA COM A PRESIDENTA DA ABLUDEF MARIA HELENA MABBA

Como última participação do encontro, Maria Helena Mabba fez questão de sortear os 3 prêmios da rifa que a entidade junto com seus associados vendeu arduamente por dois meses. Agradeceu o esforço dos associados pela venda da rifa, colaborando com a entidade.

Dando continuidade ao encontro socializador a assistente social Dalva Day repassou outros informes aos associados.

Dalva Day com sua equipe de auxiliares, fizeram uma homenagem aos aniversariantes do mês de agosto Dalva (06), Lia (09) e Eliane (17), foi cantado “ PARABÉNS A VOCÊ ". Em seguida foram realizados as homenagens aos pais presentes pelo seu dia. Mirian do Rocio Aguiar, representando a diretoria da entidade leu uma mensagem pelo dia dos Pais e foram sorteados alguns brindes onde somente eles participaram. Parabéns aos papais – Alairton – Vilmar – Guido – José – Dionísio – Lourival – Nilson – Paulo – Valdemar.

Durante a semana após o sorteio, o ganhador do 1º prêmio o senhor Marcelo Marciel Fernandes recebeu das mãos da presidenta Maria Helena Mabba a geladeira e o agradecimento por ter contribuido na rifa da entidade. Disse o senhor Marcelo que comprou apenas um número, sendo que a geladeira saiu para ele apenas R$ 1,00. A segunda ganhadora foi a rainha da Melhor Idade da Abludef , a senhora Terezinha Pereira Georg, recebeu o seu prêmio, o belo casaco de pele sintética.

O senhor Jerri Adriano Marcelino da cidade de Indaial, esteve na entidade para receber o 3º prêmio da rifa. Ele e sua esposa disseram que vieram a Blumenau pra visitar a 21ª feira de atesanato e que compraram apenas um número da rifa para ajudar.

Related Posts with Thumbnails