01/10/2008

* 2008 - ENVELHECER COM DETERMINAÇÃO

A convite da Inge Lauterjung, artista plástica, fomos visita-la no Lar Elsbeth Koekler . Ela uma senhora de 84 anos, nasceu no ano de 1924, e que fez suas primeiras obras somente aos 66 anos, no ano de 1990.
Seu currículo artístico nos remete ao atelier de Elio Hahnemann, Érica Araújo, Paulo Cecconi, Simone Tanaca e Rosi Darius. Esteve na Itália em 1994, no atelier de Roberto Machini e em 1997 teve aulas de acrílica com Sérgio Poddighe.
A senhora Inge Lauterjung, é uma idosa atípica, em lugar de estar apenas vendo os dias passar, ela está produzindo, deixando um legado de beleza retratado, em seus quadros, que enfeitam os corredores do Lar Elsbeth Koekler, em seus cartões com belas flores secas, que aos 84 anos aprendeu.
Fez-nos refletir, porque que alguns idosos têm essa capacidade de produzir, não se importando com avanço dos anos. Data de Falecimento da artista plástica Ingeborg Marta Lauterjung, conhecida no meio artístico com Inge, nascida em Blumenau em 1924 e faleceu na manhã do dia 15 de novembro 2022 de causas naturais com 98 anos. 
Foi
 Sócia fundadora da @bluap1986 teve participação ativa na cena cultural de Blumenau. Além de giz pastel, aquarelas e painéis, utilizando diversos suportes artísticos, a tornavam única no seu universo criativo. "Contamos em nosso acervo com obras da Sra Inge e destacamos que ela foi uma das que ajudou a construir o Museu de Arte de Blumenau. O velório e sepultamento serão realizados na quinta-feira (17/11/2022), a partir das 09h até às 17h em função da chegada de parentes que estão a caminho, vindos da Alemanha. Às homenagens fúnebres acontecem na Capela da Igreja Luterana Paróquia Centro Blumenau. @luteranablumenaucentro
No dia 04 de agosto, véspera de completar 87 anos faleceu Martha Maria dos Santos associada da ABLUDEF. Ela fazia crochê, bordados, costurou desde os 16 anos, para jovens e senhoras da comunidade. No mês de julho recebeu seu diploma de ensino médio, sonhava estar sentada num banco universitário. Teve poliomielite aos 2 anos, usou cadeira de rodas , não deixou de viver intensamente.
Meu pai, também partiu aos 85 anos, no dia 06 de junho de 2007, mas leu, discutiu políticas, foi militar até o seu último suspiro, era determinado, exercitava a mente, com palavras cruzadas, leituras. Tinha sua memória invejável, tanto do passado quanto da atualidade.
Faço aqui minha reflexão, se todos os jovens lessem mais, pesquisassem mais, vivessem mais, construíssem mais, com certeza viveriam mais.
Não devemos deixar nossa mente “enferrujar”.
ESTATUTO DO IDOSO - LEI Nº 10.741, DE 01 DE OUTUBRO DE 2003
COMEMORA-SE O DIA DO IDOSO NACIONAL E INTERNACIONAL
NO
DIA 01 DE OUTUBRO

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi mãe,
Certamente uma linda homenagem para o vô!
Um beijo com muito carinho tua filha Lui

margareth lauterjung disse...

Adorei a reportagem da inge.
atenciosamente,
Margareth

e-mail.MAG-LAUTERJUNG@HOTMAIL.COM

Related Posts with Thumbnails