07/12/2008

* 2008 - Preparação do NATAL em Blumenau

Blumenau se prepara para as festividade natalina, no mês de dezembro. Seus principais locais de turismo já se encontram enfeitados para a chegada do aniversariante do mês “ o menino Jesus”. Simbolo de perdão, de união, do renascer. O cartão postal de Blumenau a “Torre da Igreja Matriz “ de Blumenau já tem seu cartão de natal, uma imagem da familia de CRISTO.
A Catedral São Paulo Apóstolo , foi construída em 1876, e a construção do prédio da nova catedral finalizou no dia 25 de janeiro de 1958, a 50 anos. Todo o prédio é construído com pedras de granito vermelho. Para complementar esse belíssimo conjunto arquitetônico foi construído a famosa “Torre da Matriz”, com 45 metros de altura e três sinos, que simbolizam as tres figuras divinas, primeiro Jesus e tem 510 quilos e 110 centímetros , segundo Maria tem 350 quilos e tem 98 centímetros e o terceiro José com 200 quilos e 82 centímetros de diâmetro. Os três sinos vieram importados da Alemanha, são de aços fundidos e acionados por controle remoto. Sua construção teve início em setembro de 1960, o matéria utilizado “granito rosa” foi trazido de localidade de Subida, no município de Apiúna, levando dois anos e oito meses para a torre ser inaugurada no dia 31 de maio de 1963. Para chegar ao topo da torre, são exatos 158 degraus no interior de uma das colunas.
Para a construção desta obra foi solicitada uma contribuição mensal das famílias católicas do município, inclusive minha família, que mensalmente pagava um valor X no carnê.
Em 19 de abril de 2000, é criada a Diocese de Blumenau, com isso a Igreja Matriz São Paulo Apostolo passa a se chamar de Catedral São Paulo Apostolo.
A casa do Comércio, está atualmente instalada no antigo Prédio Cavalinho Branco. Em 30 de setembro de 1923, a comunidade Evangelica construiu a Maternidade Johannastiff, após mudança da maternidade para o predio na Alameda Rio Branco, hoje asilo Elisabetn Koeller. Desde 2004 o prédio é a sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas. Na parte terrea do prédio esta localizado o restaurante escola “SENAC Bistrô”, com aulas de culinária. No lado externo, há um belo deck, como antigamente havia no restaurante Cavalinho Branco, majestoso como o nome sugere.
A Casa Husadel é considerada uma das construções típicas de arquitetura dos Alpes Suíços , mais antiga de Blumenau. Construida pelo relojoeiro Paul Husadel , um dos primeiros comerciantes a se instalar na rua XV de novembro, em 1902. Sua construção data do final do século XIX.
O Castelo Havan em Blumenau, foi construido em 1978, pelo empresário Udo Schadrack, sendo essa uma réplica da prefeitura de Michelstadt, cidade localizada ao sul da Alemanha.É o segundo atrativo mais fotografado do sul do Brasil.

Rua XV de novembro, principal rua da cidade de Blumenau, anteriormente conhecida por ser estreita e cheia de curvas , como “Wurstrasse” (Rua da Lingüiça), depois pela expansão da cidade colonia, chamou-se de Rua do Comércio e atualmente como Rua XV de novembro, em homenagem a Programação da Republica. A rua XV de novembro foi a primeira rua a ser asfaltada em Santa Catarina, no ano de 1929. Avenida Castelo Branco , mais conhecida carinhosamente de Avenida Beira rio foi aberta em 1969. Circulam pela avenida aproximadamente 25 mil veículos diariamente. Desta avenida podemos ver o rio Itajaí-açu que por muitas vezes estende-se majestosamente dando água para os habitantes e que às vezes resolve revoltar-se e invadir as casas dos blumenauenses.

A Prefeitura de Blumenau com seu característico estilo enxaimel , esta totalmente enfeitada com o espírito natalina , como também a Macuca ( primeira locomotiva de Blumenau).
Papai noel já esta morando em Blumenau.
Fonte: Secretaria de Turismo de Blumenau
Fonte: Blumenau, arte, cultura e as histórias de sua gente (1950-1985), Edith Komann, 1994 Fotos: Dalva e Adalberto Day

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails