03/03/2009

* 2009 - 2º ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE

A partir das 11 horas do dia 27 de fevereiro idosos saborearam um gostoso feijão com arroz e bolinhos de carne.
No dia 27 de fevereiro aconteceu o 2º ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF. A coordenadora e Assistente Social Dalva Day deu as boas vindas ao grupo e deu início os trabalhos que previamente programados para o 2º encontro. Foi solicitado que todos os idosos presentes, não esquecessem de assinar o LIVRO DE PRESENÇA. Compareceram 32 idosos.
No item avisos importantes, foi informado ao grupo o falecimento do associado Curt Steffans ocorrido no dia 21 de janeiro e que somente dia 10 de fevereiro a entidade foi informada. Foi entregue ao grupo a agenda anual dos trabalhos que a ABLUDEF realiza. Como exemplos : Grupo novo olhar, onde o novo associado é atendido para se cadastrar na ABLUDEF, fisioterapia,curso de informática, grupo de integração, grupo de família, grupo da Melhor Idade, grupo de adolescentes, grupo de crianças, grupo de mulheres, encontros socializadores, oficina de fraldas, oficina de artesanato arco íris de pintura, crochê, bordados, artesanatos da COOPER e trabalhos em jornais, grupo de tear ,Aulas de alfabetização com parceria do CEJA e atendimento jurídico. Em seguida a coordenadora Dalva informou ao grupo que seria comemorado e homenageados, os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e que irão fazer em março. Explicou que os idosos que não tem ainda a camiseta com o emblema do grupo da MELHOR IDADE, que logo que entrar a verba dos meses em atraso irá providenciar. É importante todos terem a sua camiseta, quando viajarmos estaremos uniformizados para representar a entidade. Lembrou ao grupo que o novo encontro será dia 27 de março quando irá acontecer a coroação da Rainha, 1ª princesa, 2ª princesa, Rei, 1º príncipe, 2º príncipe e da madrinha da Melhor Idade. Também foi lembrado que dia 14 de março será realizada a 1º reunião socializadora do ano e a 1ª feira de artesanato da ABLUDEF. Hoje dia 27 de fevereiro teve inicio a 1ª gincana da Melhor Idade da ABLUDEF e somente em julho, com a festinha caipira do Grupo da Melhor Idade será finalizada. Foi dividido em várias etapas para executarem as tarefas solicitadas.
1ª ETAPA: Sentarem todos numa fila indiana, lado A e lado B (distribuir papéis com tarefas para realizar até abril). A assistente social Tânia auxiliou os trabalhos com o grupo. Tânia é a Madrinha do Grupo da Melhor Idade de 2008. Foram colocadas as pessoas em cada lugar pré estabelecidas.
2ª ETAPA: Fazer perguntas para valer pontos RESULTADO DA 2ª ETAPA: EQUIPE A: 240 PONTOS X EQUIPE B: 70 PONTOS. Nesta etapa foram designados dois voluntários representando cada equipe. A equipe A foi colocado a frente o associado Alairton e na equipe B o voluntário Marcelo.
3ª ETAPA : Foram solicitados objetos que os idosos tinham em suas BOLSAS ou nos BOLSOS . RESULTADO DESTA ETAPA: EQUIPE A: 418 PONTOS X EQUIPE B: 358 PONTOS. Foi muito interessante a dinâmica, as idosas sempre trazem algumas coisas guardadas nas bolsas. Um idoso se mostrou eufórico por estar prevenido com a “camisinha”, neste instante foi falado ao grupo da importância dos idosos se cuidarem. Fazendo exames periódicos de mamas, de útero, de próstata e outros.

4ª ETAPA: RESULTADO DESTA ETAPA: EQUIPE A: 518 PONTOS X EQUIPE B: 358 Foram escolhidos dois idosos (01 de cada equipe) para colher bolinhas. Representando a equipe A o idoso senhor Lourival (84 BOLINHAS DE GEL) pescadas e pela equipe B a senhora Terezinha( 80 BOLINHAS DE GEL) . Essa prova valia 100 pontos para o participante que conseguisse a maior quantidade de bolinhas de gel pescada.
5ª ETAPA: Foi perguntado “QUAL É A MÚSICA” . RESULTADO DESTA ETAPA: EQUIPE A: 548 X EQUIPE B: 368 PONTOS. Foi apresentada trechos das seguintes músicas :

6ª ETAPA: COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIANTES DOS MESES DE JANEIRO A MARÇO – Foram convidados os grupos de Tear e o grupo de informática, para comemorar os aniversários dos meses de janeiro, fevereiro e março. Conversaram conosco sobre a possibilidade deles trazerem os bolos e salgados e comemorar junto ao grupo de idosos. Decidimos socializar e juntar todos os três grupos e festejar os aniversários dos associados dos três grupos, referentes aos meses de janeiro,fevereiro e março. Foram homenageados 15 associados aniversariantes.

7ª ETAPA: Maria Helena assumiu o comando do GRUPO DA MELHOR IDADE . A coordenadora do Grupo da Melhor Idade a assistente social Dalva Day , passou o comando do grupo para as mãos da presidenta da entidade. Maria Helena festejou junto aos grupos o carnaval, em forma de brincadeiras fez homenagens para alguns dos idosos.

Todos adoraram a brincadeira, ao ritmo das marchinhas de carnaval dos anos 30,35,40 até 50 , e acompanharam cantando. A presidenta Maria Helena Mabba finalizou o encontro com uma seleção de músicas carnavalesca onde funcionários, voluntários dançaram com os idosos.

Dona Terezinha foi homenageada com a música carnavalesca “Mulata bossa nova”, o senhor Valdir, idoso sempre bem apresentável e educado com a música “Me dá um dinheiro, ai”. Todos ficaram super felizes pela homenagem oferecida pela presidenta da ABLUDEF.

As 16hs voltou ao comando da assistente social Dalva Day o Grupo da Melhor Idade. Dalva e Tânia junto com os demais voluntários distribuíram alguns “mimos” aos idosos. Primeiro o cartão de agradecimentos por terem vindos ao encontro, e no mesmo cartão além da mensagem é colocado quando será o próximo encontro. Junto receberam um “bem casadinho”, bolinho feito pela coordenadora, para festejar os aniversários. Todos os 32 idosos que compareceram receberam um kit lanche, café,bolachas,açúcar, e um kit higiene composto por 01 sabonete, escova de dente e pasta dental. Os kits e os lanches foram doados pela comunidade e pelo grupo de voluntários. A coordenadora do grupo senhora Dalva Day assistente social da ABLUDEF , informou o resultado final do dia, reavisando que no dia 24 de abril dará continuidade a 1ª Gincana do Grupo da Melhor Idade, onde será cobrado do grupo as tarefas que estão marcada no item 01. Estiveram presentes 32 idosos dos 53 que participam do grupo mensalmente. A gincana terá continuidade nos próximos encontros mensais.

O resultado do dia 27 de fevereiro foi o seguinte: a equipe "A",venceu a etapa com 548 pontos e equipe "B" fechou a etapa do dia com 368 pontos. Alguns idosos entre si já estavam comentando qual das tarefas eles já tinham e que iriam ajudar sua equipe. Nossa avaliação enquanto assistente social é mostrar que o idoso sendo diariamente estimulado seu cérebro ainda tem condições de estar planejando e coordenando suas ações. O objetivo do Grupo da Melhor Idade na ABLUDEF, é de apoiar e acompanhar os usuários idosos, proporcionando um espaço de participação coletiva para troca e reflexão de vivências , experiências e orientações continuadas, que fortaleçam a auto-estima e a concepção enquanto sujeitos de direitos; visando contribuir para a qualidade destes e de suas famílias.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails