13/03/2010

* 2010 - I SEMINÁRIO DA ABLUDEF SOBRE DEFICIÊNCIA FÍSICA,GÊNERO E CIDADANIA


A ABLUDEF, preocupada com a inclusão social de pessoas com deficiência física e levando em consideração as particularidades da experiência da deficiência para as mulheres, realizou, no dia 11 de março de 2010, o I Seminário da ABLUDEF sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania.

Este seminário teve como objetivos:

a) Caracterizar as principais políticas públicas para mulheres com deficiência.

b) Facilitar o acesso a conhecimentos relacionados às práticas de feminilidade.

c) Fornecer informações sobre a saúde da mulher.

O público-alvo do evento foi constituído por mulheres com deficiência física e seus familiares.


O I Seminário da ABLUDEF sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania,começou as 9hs na sede ,após o credenciamento, as coordenadoras do evento apresentaram a primeira palestrante senhora Elvira com o gerente da ALOEVERA em Blumenau. Das 9:15 as 10hs puderam falar sobre os produtos de beleza a base de babosa. Ouve sorteio de alguns produtos da marca ALOEVERA.

 

Logo em seguida a palestrante e representante da marca AVON em Blumenau, a senhora Rosemeri (Meri) com suas 3 colaboradoras e revendedoras Alexandra, Andressa e Bianca gentilmente apresentaram no tema “Práticas de ferminidade”, a palestra: Maquiagem e cuidados com o corpo.

As associadas foram totalmente envolvidas pelas cores das maquiagens que as meninas ensinaram aplicando o “passo-a-passo”. Sentiram os aromas dos perfumes, as novidades da AVON para 2010. Muitas das associadas  são revendedoras, já que esses produtos são de fácil aquisição para a maioria das blumenauenses.
As representantes após a palestra também distribuíram a cada uma das mulheres presentes um kit de lembrança da AVON. Prometendo que estão sempre com a ONG pois a reciprocidade das ouvintes fizeram com que a palestra transcorresse muito agradável a manhã.
A assistente social Tânia tirou fotos das participantes da maquiagem AVON, para posteriormente ampliação das fotos que gentilmente será doada pelo estúdio JULIUS fotos.
Após o almoço foi realizado a palestra piloto do I Seminário da ABLUDEF sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania, com o titulo : Políticas públicas para mulheres deficientes: os desafios para a inclusão social, ministrado pela psicóloga da entidade a senhora Marivete Gesser – Psicóloga, doutoranda em Psicologia (UFSC) e pesquisadora na área de gênero e deficiência física, auxiliada pela senhora Dalva Day - Assistente Social da Abludef, Membro do Conselho do Idoso. Foi realizado uma homenagem as mulheres com deficiência física mostrando fotos delas relacionando a personagem vivida pela atriz Aline Moraes da novela “VIVER A VIDA”, que devido a acidente de trânsito se tornou uma pessoa tetraplégica.

 

Após a palestra foi dado 30 minutos para as discussões referente ao tema, onde duas perguntas norteadores foram entregue a 4 grupos das mulheres presentes.


1. Quais as principais dificuldades vivenciadas cotidianamente pelas mulheres com deficiência física?

2. O que podemos fazer para romper com essas dificuldades e promover a inclusão?

A discussão do tema foi de primordial importância, onde puderam se manifestar sobre os avanços e também das dificuldades das mulheres com deficiência física em relação a “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência”, saber se são cumpridas ou está apenas no papel.

 
O tema abordado foi a partir de dados obtidos por meio de pesquisas realizadas no município de Blumenau sobre a inclusão social das mulheres com deficiência física e suas articulações com a “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência” sancionada pelo presidente da república em setembro de 2007.
Ao encerrar o I Seminário da ABLUDEF sobre Deficiência Física, Gênero e Cidadania, a presidenta da ABLUDEF Maria Helena Mabba , agradeceu as empresas que doaram vários brindes (Casa da Amizade, Lojão Monte Libano,Avon, Aloevera, Cobiça, Papelaria Papershop e outros), também agradeceu a Nilda Cardoso através da sua equipe do programa “CARAVANA DOS SONHOS”, que é televisionado todas as 2ª feira pela TV GALEGA de Blumenau, que veio prestigiar o seminário e presenteou o café da tarde pela panificadora e confeitaria 94, por ser uma ONG que trabalha com 1840 pessoas com deficiência de 0 a 102 anos, totalmente gratuita e atende a comunidade no empréstimo de orteses(cadeira de rodas, cadeira de banho, muletas canadense e axilares, andaores, etc) depende de doações para poder montar um seminário, ou encontros para melhor esclarecer as necessidades das pessoas com deficiência física. Individualmente nada conseguiremos, precisamos da comunidade além do respeito o reconhecimento do trabalho, pois a cada dia a demanda é maior do que as condições da entidade de poder atender a todos.

 
Foi dado o primeiro passo para que as mulheres com deficiência possam estar dando continuidade a suas vidas, não sendo apenas um estorvo na sociedade, mas com fibra e luta estarão reabilitando-se e dando seqüência aos seus sonhos que por algum momento foi repentinamente ceifados.Todas as presentes receberam além do certificado uma camiseta rosa envelhecida com o slogan da entidade.

Agradecemos os trabalhos de profissionais da imprensa falada e escrita, como jornais, TV, jornais online, blogs, twiter, site, totalmente voluntários a exemplo da jornalista Louisiana que apóia o projeto em Blumenau.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails