15/07/2012

* 2012 - REUNIÃO DAS COORDENADORAS AUTONOMOS DA PRO-FAMILIA

No dia 13 de julho aconteceu a terceira reunião dos coordenadores dos Grupos Autônomos as 14 horas na sala 04 da Fundação Pró-família. A coordenadora do Grupo da Melhor Idade da ABLUDEF, senhora Dalva Day esteve reunida com a equipe da pró-família e mais de 40 coordenadores dos grupos da terceira idade.
ASSUNTOS DA PAUTA DO DIA:
1. ABERTURA - Presidente srª Patrícia Loch Kleinubing
2. Divulgação Águas de Palmas srº Antonio Carlos 
3. Palestra com a psicologa Maria Clara Maffezolli
4. Divulgação dos principais eventos do bimestre
16/07 - inicio do recesso
30/07 - retorno do recesso
31/08 - 2º WORKSHOP Clube de Mães - pró-família
02/09 - Desfile - aniversário da cidade 
14/09 - Encontro dos coordenadores dos grupos autônomos
* Divulgação festas da região
* Divulgação do NATAL - 400 integrantes
05. Enviar lista de participantes 15 dias antes do passeio e anotar km saída e chegada conforme ficha de KM.
Conforme cada item da pauta foram sendo discutido no grande grupo.
O senhor Antonio Carlos - gerente do  fez a divulgação e trouxe a programação "Dia Feliz Melhor Idade",  sendo os preços promocionais muito tentador. Cada coordenadora ganhou seu kit viagem e estará levando aos seus grupos para planejarem o passeio.
Tema da palestra: Qualidade de Vida na 3ª idade
A psicologa Maria Clara Maffezolli palestrou sobre a "QUALIDADE DE VIDA NA 3ª IDADE". Apesar de todos saberem sobre o que é melhor para si, dificilmente faz.  " Como acrescentar vida aos anos e não apenas anos a vida", com esse lema os idosos podem se programar para que seus anos sejam acrescido de mais qualidade.
Alguns item devem ser observados, principalmente a prevenção com a saúde. 
A depressão na 3ª idade é comum. 
A psicologa fez uma dinâmica para relaxar a plateia, pediu que todos fossem pensassem na pessoa mais importante para si, e o que mais gostaria de fazer com ela. Em seguida pediu que cada um fosse até a sua mesa e olhassem para dentro da caixa onde havia um espelho. Cada um seguiu até a mesa e olhando sem nada falar voltavam para seus lugares. E ao se ver refletidos no espelho muitos concordaram que essa pessoa era a mais importante. Uma idosa disse que para ela existia 3 pessoas importantes, a primeira JESUS, a segunda todos os seus amigos e a terceira ela mesma, pois temos que nos gostar como somos para poder gostar dos outros. A psicologa disse a todos que muitas vezes levantamos pela manhã e não paramos em frente do espelho para nos olhar e isso é importante. Ver nossas rugas, que são marcas do que já vivemos. O importante é "temos que nos amar, para amar o próximo".
Temos que ter a noção que DEPRESSÃO e TRISTEZA são coisas totalmente diferente na terceira idade.A DEPRESSÃO muitas vezes vem do luto e do abandono; decorrente do meio social, fatores genéticos. 
ALGUNS  FATORES DE RISCOS PARA DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE:
Comodidade com desordens somáticas. Alguns dos principais sintomas são Humor deprimido; idéias auto depreciativas, idéias de morte; inapetências; emagrecimento, sintomas cognitivos.  
COMO EVITAR A DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE:
* Lazer  e atividades em grupos
* Apoio social e dos familiares, é de fundamental importância nesta idade
* Alimentação adequada nesta idade também tem se mostrado importantíssimo. 
COMO SUPERAR A DEPRESSÃO NA TERCEIRA IDADE:
* Manter-se ativa
* Exercicio/ caminhada
* Incentivar o idoso que ainda tem sonhos a realizar
 "Tenho sempre presente que a pele se enruga, o cabelo embranquece, os dias convertem-se em anos...." Madre Tereza de Calcutá
A Coordenadora de grupos autônomos da pró-família a senhora Janete agradeceu a palestrante e fez rapidamente um relato dos eventos que os grupos poderão estar participando durante o bimestre.
Convites para a 23 Festa Trentina  será dias 05 a 09 de setembro e a terceira idade poderá participar no dia 06 de setembro do evento na cidade de Rio deo Cedros.Os ingressos para a Melhor Idade serão gratuitos para o Baile e livre ao Pavilhão de eventos.
No dia 25 de julho no Pavilhão de eventos de Pomerode acontece a 16ª Festa do Colono e os idosos estão convidados. 

Todos os coordenadores receberam o panfleto do evento "MAGIA DE NATAL" que Blumenau estará realizando em dezembro, ja com toda a programação agendada. A gerente do financeiro pediu que os coordenadores levassem para seus grupos a programação de 2012, ou seja o Planejamento de Previsão de Viagens. Cada coordenadora deverá trazer na próxima reunião três opção de viagem. Sendo que poderão planejar a km das viagens com antecedência. Ao encerrar a reunião fomos convidados a ir até o refeitório da pró-família onde foi servido um gostoso café, com bolo, sanduíche e cucas.
Próxima reunião dia 14/09/2012.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails