07/03/2013

* 2013 - PALESTRA PARA UM MUNDO MELHOR


No dia 28 de fevereiro as 9 horas   no Salão Nobre da Prefeitura, estiveram reunidos juntamente  com a secretária nacional de Mobilização e também coordenadora da entidade, Maria Aparecida Zado Udenal, contou com a participação de diversas entidades do setor privado, além da Secretaria de Educação (Semed) e Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), representantes da comunidade e das entidades participam da Palestra  “para um mundo melhor” , com o  tema "8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós Podemos", a palestra do Núcleo do Movimento Nós Podemos foi o tema desse encontro .  
A ABLUDEF esteve representada pela assistente social Kátia Elisa Hostins Schlosser e pela nutricionista Ana Carla Tavares. Durante o encontro, a coordenadora discutiu as diretrizes e necessidades primordiais aos interessados em desenvolver projetos de responsabilidade social dentro dos Objetivos do Milênio (ODM). Para o prefeito Napoleão Bernardes, que também participou como apoiador do evento, a busca pela solução e melhoria do modo de vida do mundo é o fator mais importante para atingir esse objetivo. Segundo o secretário da Semudes, Marco Wanrowsky "A sociedade civil e o Poder Público têm a obrigação solidária de garantir a dignidade de vida. Por isso, o prefeito está engajado no projeto das ODMs, na busca da integração dos objetivos".
Objetivos do Milênio:  8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE
Os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio)  forma um conjunto de oito objetivos nas áreas de saúde, educação, gênero, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, descritos na Declaração do Milênio, assinada em setembro de 2000, por 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) comprometidos à alcançar esses objetivos até 2015. Entre eles está o  Brasil.
OS  8 OBJETIVOS SÃO: 
Objetivo 1 - Acabar com a fome e a miséria
Objetivo 2 - Educação básica de qualidade para todos
Objetivo 3 - Igualdade entre os sexos e valorização da mulher
Objetivo 4 - Reduzir a mortalidade infantil
Objetivo 5 - Melhorar a saúde da gestante
Objetivo 6 - Combater a AIDS, a malária e outras doenças
Objetivo 7 - Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
Objetivo 8 - Todos trabalhando pelo desenvolvimento
A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou no ano 2000, em Nova Iorque (EUA), a Cúpula do Milênio, onde líderes de 191 países - entre eles o Brasil, definiram os 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A participação da  sociedade civil tem sido de extrema importância para o alcance dos ODM. A Declaração do Milênio destaca a democracia participativa como o ambiente ideal para o cumprimento das metas, com a seguinte Declaração: "Os homens e as mulheres têm o direito de viver a sua vida e de criar os seus filhos com dignidade, sem fome e sem medo da violência, da opressão e da injustiça. A melhor forma de garantir esses direitos é através de governos de democracia participativa baseados na vontade popular". O estado de Santa Catarina, desde 2009, abraçou essa idéia integrando ao Movimento Nacional e criando o Movimento Nós Podemos Santa Catarina (MNPSC). 
Este Movimento têm como papel, em todo o país, envolver a sociedade civil organizada, as empresas públicas e privadas, e o Poder Público, para o cumprimento dos ODM por meio da mobilização de diversas redes, fóruns de debate, conselhos elaboração de projetos, ações e demais atividades.  O Movimento Nós Podemos Santa Catarina é reconhecido por sua contribuição na melhoria da qualidade de vida do Estado.
TEXTO: ANA TAVARES – NUTRICIONISTA da ABLUDEF  
Fonte: Marco Wanrowsky, secretário da Semudes 
Assessor de Comunicação: Joni César 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails