12/04/2015

* 2015 - FOLDER DA CASA SÃO SIMEÃO DE ABRIL - 1ª ETAPA

A cada dia recebemos muitas pessoas que querem fazer trabalhos voluntários e doações para o asilo. Esse espirito de solidariedade é bem presente em nossa cidade, pois Blumenau por muitas vezes precisou de pessoas solidárias após passar por várias situações de catastrofes como as enchentes, desmoronamentos. Somos um povo solidário não só Blumenau,mas o país inteiro se solidariza em momentos extremos. Nada melhor que termos parceiros assim, que por muitas vezes nos auxilia em várias demandas e necessidades no asilo. Sendo que hoje a prioridade é a necessidade de fraldas e absorventes geriatricos, pois temos acamados 40 idosos que nem sempre tem parentes que possam comprar fraldas, tão importante para o conforto deles. Temos idosos que gostam de passear, ter uma vida ativa é isso ajuda a manterem suas atividades intelectuais preservadas. 
A Casa São Simeão parabeniza a todos os idosos e funcionários que fizeram e que farão aniversário no mês de abril. Na última 5ª feira de cada mês são comemorados os aniversários com bolos e presentes para os idosos. 
No dia 08 de abril os idosos da Casa São Simão foram convidados para a tarde dançante de "Páscoa" na Associação dos Servidores Públicos Municipal de Blumenau. Das 14hs as 18hs com um gostoso café e otimas músicas. Momento em que os idosos estavam esperando o transporte para irem dançar.  
No dia 10 de abril aconteceu o BINGÃO, oferecidos pelos estudades do Colégio Bom Jesus. Foram +/_ 30 alunos do ensino médio  e o professor Marcos Sidney Pereira. Trouxeram vários kit de doações como leite , kit de higiene pessoal. 
Todos interagiram com os idosos e fizeram uma linda comemoração de páscoa. Prometendo voltar o mais breve possível. 

No dia 31 de março esteve na Casa São Simeão a representante da empresa Capgemini Latam www.capgemini.com, a jovem Bárbara Aparecida Bertoldi e um grupo de funcionários, após arrecadarem doações vieram fazer uma lindo café para os idosos, com cucas, bolos, pães, frutas e muitas doações incluindo leite e produtos de higiene. 
A organização do Projeto Som do Bem, realizado no mês de março na Rivage, esteve  no Asilo São Simeão di 01 de abril, entregando os donativos arrecadados na festa Zero 80 V. Os mais de 200 kg de alimentos arrecadados no evento foram entregues a Dalva Day , assistente social da Casa São Simeão ,  pelos criadores e organizadores Nico Wolff e Paulo Celso(PC Produções). Na primeira edição deste ano o Projeto contou com o apoio da Assistec – sistemas construtivos a seco; Ótica Raul com lojas em Blumenau e Navegantes; Atrox – Escola de Inglês; Milan – assessoria em obras; BeBop Discos e Rivage e as atrações foram o DJ Mec,Banda Sempre 80 além do DJ NicoWolff.
No dia 31 de março as 19:30 na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos Últimos dias a assistente social Dalva esteve representando o asilo Casa São Simeão, na abertura do projeto de doação de cadeiras de rodas para entidade do município de Blumenau e Região. O projeto se encerra dia 20 de abril e é necessário o envio dos mesmos preenchidos, assinados e carimbados pelo fisioterapeuta , para que após analise sejam encaminhado as cadeiras de rodas para as entidades até dia 20/06. 
A diretora dos assuntos públicos do Vale do Itajaí senhora Laura Bastos de Almeida que além do Projeto de Doação de Cadeiras de Rodas, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias faz doações de aparelhos auditivos; andadores, óculos e muletas, ressaltou que todos devem ser com prescrição assinada e carimbada e para pessoas que realmente não tem condições de adquirir.
O projeto intitulado: Promoção de saúde dos idosos institucionalizados na Casa São Simeão: edentulismo e percepções fará parte do Programa FURBMÓVEL. Promovendo Saúde Bucal e Cidadania. O  Departamento de Odontologia da FURB, representado pela profa. Dra. Maria Urânia Alves (coordenadora do projeto)e da Profª Isabel Cristina Gavazzoni Bandeira de Andrade - Chefe do Departamento de Odontologia da Universidade Regional de Blumenau- FURB, começaram  no dia 10 de abril  na Casa São Simeão o projeto de extensão objetivando prestar educação, prevenção e atendimento odontológico aos usuários cadastrados na ILPI , com a periodicidade de 1 vez por semana, no turno vespertino . Este projeto faz parte do programa FURBMÓVEL, que é um programa de extensão que já está em atividade desde 2007, o seu objetivo é oferecer tratamento odontológico educativo, preventivo e curativo a comunidade. Este programa utiliza um ônibus equipado com um consultório odontológico e espaço para atividades educativas. Além da professora  Dra. Maria Urania Alves as acadêmicas  Débora Sharf, Larissa Mees, Júlia Mees, Franciele Stuhlert e Layanny Pessini estarão desenvolvendo o projeto junto aos idosos, que com certeza será muito bem vindo. Aliviando momentos de dores, falta de dentição dos idosos , a prevenção e os cuidados dos dentes.
A representante da confeitaria Bertha a senhora Bertha Lauschner, diariamente traz até a Casa São Simeão, doces, cucas, pães para o café dos idosos. Pessoas como ela fazem a diferença dentro do asilo, todos os dias são distribuidas para os 80 idosos.Além das 6 refeições diarias como café da manhã, lanche, almoço, café da tarde, jantar e ceia são servidos mais ou menos 146 refeições pois tem técnicos de enfermagem, cuidadores de idosos que estão 24 horas trabalhando com os idosos.
Temos 64 funcionários para atender os 80 idosos, são pessoas das mais diversas funções, muitas não aparecem durante o dia, pois estão na lavanderia, na rouparia, na cozinha, serviços gerais, outros estão em funções em que  tem contatos com os idosos como zelador, motorista , cuidadores de idosos, técnicos em enfermagem, emfermeiras, médica, assistente social, fisioterapeutas, nutricionista, secretária, financeiro, administradora, diretoria e voluntários que sempre estão atentos para que os idosos que moram neste lar, sejam idosos felizes, que possam estar vivendo seus últimos anos com qualidade de vida e com respeito e dignidade.

Com o tema : Meio Ambiente e com o título do Projeto: Pense Verde – Para um mundo mais saudávela Casa São Simeão, através da assistente social Dalva Day foi contemplada para a execução imediata do projeto. Como prioridade a executora deverá ser responsavel com as fotos e do filme com depoimentos antes e depois do projeto executado. Essas são as regras apresentadas pela Associação de Senhoras de Rotarianos, sob comando da atual presidente da ASR Gestão 2014/2015, a senhora Joice Marchetti .
No dia 06 de Abril Mariana Girardi Barbosa Silva Coordenadora Educativa do Museu Hering esteve em reunião com a assistente social Dalva Day para afinar sobre o evento que o Museu Hering estará fazendo na Casa São Simeão, no dia 31 de maio (sábado). Pretendem trazer apresentação do Teatro de Fantoches – A História dos Dois peixinhos;  Roda de Histórias (Nesta atividade, posterior ao Teatro, os idosos , poderão compartilhar suas vivências e contar um pouco de sua experiência), Momento Musical, Café para os idosos e principalmente a  Arrecadação de doações como artigos de higiene, roupas , fraldas e alimentos. 
As mesas onde os idosos fazem a refeição ganharam uma roupagem mais alegre, a voluntária Tânia providenciou doações de estampas mais coloridas para que o ambiente fosse mais agradável. Cada mesa além das toalhinhas individuais, são colocada os nomes dos idosos, para facilitar os atendimentos durante as refeições.
Abril, mês do coelho, páscoa onde as crianças pensam em chocolates, ovos coloridos. Uma turminha de meninas da Vila Feliz perto do  asilo preferiu fazer e doar cartões de páscoa e balas para felicitar os idosos pela passagem da páscoa. Passaram a tarde interagindo com os idosos. Já combinaram que no próximo mês irão fazer cartões e trazer lembranças para as idosas pelo dia das Mães e estarão apresentando uma canção para as idosas. Agradecemos esse gesto de amor e carinho para todos os idosos da Casa São Simeão.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails