12/12/2015

* 2015 - ORIGEM DO CARTÃO DE NATAL

A tradição de enviar cartões de NATAL desejando felicitações e desejando um próximo ano de alegria, saúde...etc... iniciou-se na era Vitoriana em 1843. O inglês JOHN CALLCOTT HORSLEY pintou o primeiro cartão por sugestão de SIR HENRY COLE, que foi o fundador e diretor do South Kensington Museum, atual Museu Victory and Albert em Londres.
Hoje, com a descoberta das facilidades dos cartões virtuais, repetimos o gesto de Horsley, mas muitas vezes enviamos sem nos ater com o conteúdo. Pois desejamos feliz natal e próspero ano novo, mas esquecemos de que, quem recebe é um amigo e para tanto necessita colocar um pouco mais de carinho, de amizade e não simplesmente escolher um cartão virtual, prontinho para ser enviados.

HISTÓRIA DO NATAL - CURIOSIDADES

Celebrações durante o inverno já eram comuns muito antes do Natal ser celebrado no dia 25 de Dezembro. Antes do nascimento de Jesus, a história do Natal tem início com os europeus, que já celebravam a chegada da luz e dos dias mais longos ao fim do inverno.
Tratava-se de uma comemoração pagã do “Retorno do Sol”. Na verdade, no início da história do Natal, esta era uma festividade sem data fixa celebrada em dias diversos em cada parte do mundo. No século 4 AC, o então Papa Julius I muda para sempre a história do Natal escolhendo o dia 25 de Dezembro como data fixa para a celebração das festividades.
A idéia era substituir os rituais pagãos que aconteciam no Solstício de Inverno por uma festa cristã. No ano de 1752, quando os cristãos abandonaram o calendário Juliano para adotar o Gregoriano, a data da celebração do Natal foi adiantada em 11 dias para compensar está mudança no calendário. Alguns setores da Igreja Católica, os chamados “calendaristas”, ainda festejam o Natal em sua data original, antes da mudança do calendário cristão, no dia 7 de Janeiro.

FONTES:


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails