10/10/2017

* 2017 - Dia Nacional de Segurança e Saúde nas escolas

Dia 10 de Outubro é comemorado o  Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas
Como surgiu essa data?
A data surgiu a partir da Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 instituiu 10 de Outubro como o Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas, ou seja, estabeleceu um dia a ser dedicado ao tratamento dessa temática no ambiente escolar.

Por que Surgiu essa data ou ainda, essa ideia?
Tradicionalmente, as expressões segurança e saúde vêm sendo empregadas em conjunto para designar uma problemática associada ao mundo do trabalho, com pouca inserção na realidade escolar. Cada vez mais, no entanto, percebe-se que o desafio de promover a segurança e a saúde dos trabalhadores precisa ganhar novas dimensões e ser estendido a outros agentes, uma vez que as ações convencionais não estão conseguindo promover suficientemente a saúde e a segurança dos trabalhadores.
Chegou-se a conclusão que as estratégias de enfrentamento que vêm sendo utilizadas não estejam bem direcionadas. Elas estão ancoradas muito mais em bases de remediação do que de educação e prevenção. Atualmente, o modelo de proteção ao trabalhador está baseado, sobretudo, em estudos, regulamentações, fiscalização, multas e indenizações, um conjunto de ações que não tem sido capaz de resolver o problema da alta incidência dos acidentes de trabalho. A NRs Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho ditam as bases da segurança do empregador para com o colaborador. Porém, prevenir, educar e principalmente conscientizar um trabalhador é muito mais difícil doque ensinar, prevenir e educar uma criança. O adulto já tem suas concepções e na criança podemos criar essas concepções.
PREVENÇÃO É SEGURANÇA!

Criar o conceito de prevenção na criança é criar um adulto consciente e prevenido. Segundo dados da Previdência Social, o número de acidentes de trabalho registrados no Brasil aumentou de 709.474 casos em 2010 para 711.164 em 2011. Na composição desses números há um enorme contingente de óbitos (2.884 registrados em 2011) e aumento na incidência de casos envolvendo pessoas de até 19 anos (passou de 22.971 em 2010 para 23.850 em 2011, aproximadamente 66 casos por dia). Esses dados, por si só, mostram o quanto é importante que a problemática da segurança e saúde do trabalhador não se restrinja ao mundo do trabalho, mas passe a ser incorporada o mais cedo possível no cotidiano dos nossos alunos.
O Dia Nacional da Segurança e Saúde nas escolas foi instituído justamente para promover essa aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador. Criar na criança as condições de entendimento dos riscos e dos perigos é a nossa meta. Na realidade, essa data e essa medida  resultou de um ato de cidadania que partiu de profissional da área, um técnico de segurança do trabalho que passou a desenvolver voluntariamente ações educativas de cunho preventivo em escolas do Rio de Janeiro. Com base nessa experiência, ele elaborou e encaminhou ao Senado o projeto de lei que resultou na instituição de um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas. Agora, nossa obrigação é dar continuidade e expansão a esse trabalho. Temos que abordar significativamente essa questão nas escolas! É importante lembrar que a própria lei que instituiu a data dá algumas sugestões, de modo que o primeiro passo seria consultá-la  e refletir acerca das possibilidades de trabalho que ela sugere, as quais são as seguintes:
palestras;
falar sobre mapa de risco na escola;
concursos de frase ou redação;
eleição de cipeiro escolar;
visitações em empresas e muitas outras atividades..
A Fundacentro tem uma cartilha especial para essa atividade:
http://goo.gl/0E8e1X
Sugerimos que os professores trabalhem e discutam com os alunos sobre essa ideia.
Sugerimos ainda, que se possível, complementem essa ação realizando com eles um levantamento referente às tarefas de todas as pessoas que trabalham na escola no sentido de identificar quais são os riscos que cercam suas atividades e quais são as melhores formas de prevenção.
Ótimas atividades podem surgir a partir disso, é só usar toda a criatividade e experiência de vocês!
As atividades que integram  o primeiro material da Fundacentro estão ancoradas em fundamentos de Arte Educação.
A CMQV tem vários projetos pautados na segurança sanitária, ambiental e ocupacional infantil. São Projetos infantis de prevenção e conscientização inclusive com base inicial na segurança do lar.
Ex:
Projeto TIKA
Pequenos CIPEIROS
E outros....
Criança consciente é adulto seguro!
NO LAR, NA ESCOLA, NO TRABALHO E NA VIDA...VAMOS PREVENIR
acidentes - mais vale prevenir doque remediar porque muitas vezes, pode não haver remédio...
Célia Wada – farmacêutica
http://www.cmqv.org/website/artigo.asp?cod=1461&idi=1&moe=212&id=20506
ACESSEM O LINK:
http://dalvaday.blogspot.com.br/2016/10/2016-dia-nacional-de-seguranca-e-saude.html
Related Posts with Thumbnails