19/06/2018

* 2018 – I FORUM REGIONAL DO ENVELHECIMENTO ATIVO E SUSTENTÁVEL DO MÉDIO VALE DO ITAJAÍ


No dia 19 de junho  a partir das 8hs até 16hs realizou-se nas dependências do Teatro Michelangelo da Uniasselvi, em Blumenau o 1º Fórum Regional de Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí. Conforme dados da prefeitura reuniram cerca de 950 pessoas idosas e interessados no assunto nas diversas áreas da sociedade. A Fundação pró família esteve representada por muitos idosos. Que mesmo com temperatura baixa (16 graus) estavam cedo na sede da pró-família que disponibilizou ônibus para leva-los ao evento. Não se ouvia idosos reclamando da temperatura e nem do horário, todos estavam cientes que era importante esse evento, e ir atrás de informações que pudessem utilizar no seu dia a dia nunca é demais. São idosos muito “atenados” para o bem estar deles. O evento iniciou com a apresentação de um dos mais belos coral de Blumenau. O tradicional coral da Fundação Pró-Família, formado por cerca de 110 idosos, entre 60 a 80 anos, a regência fica por conta da maestrina e professora Débora Roedel.
O prefeito Mário Hildebrandt, ao falar sobre o que significa esse 1º Fórum Regional de Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí para a cidade de Blumenau, colocou que essa é “A Blumenau que queremos passa também pela terceira idade e discutir isso é trabalhar por todos nós”. Na oportunidade do início do Fórum  o prefeito Mário Hildebrandt assinou o decreto que institui a Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa em Blumenau, para incentivar ações destinadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente das pessoas mais vulneráveis. Uma conquista importante considerando que, segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), o Estado de Santa Catarina têm a maior expectativa de vida do país com a média de 79,1 anos, acima do índice nacional, que é 75,8.
“Entre o HOMEM e o TEMPO. O HOMEM diz mas não faz. O TEMPO faz e não diz.”
“Uma cidade que é boa para o idoso, ela é boa para todos.
O Evento também teve a presença de outros prefeitos do Vale do Itajaí que vieram tanto como convidados, como também parceiros de Blumenau. Tivemos a presença das seguintes autoridades: prefeito de Benedito Novo e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Jean Michel Grundmann; da presidente da Fundação Pró-Família, Cristiane Loureiro; e do secretário de Desenvolvimento Social, Oscar Casico Grotmann Filho, além de representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Secretaria de Estado da Assistência Social. 
Após apresentação da mesa, foi realizado um evento com as idosas da pró-família. Pessoas com 70 a 74 anos deram um show com a Dança do Ventre. Mostrando que o fato de serem idosas não deixam de ter a graça, a beleza, a delicadeza  e a sedução em seus movimentos harmoniosos na dança do ventre.

A 1ª palestra proferida foi da presidente da Fundação Pró-Família, Cristiane Marta Loureiro, com formação de Fisioterapeuta que  destacou o importante papel de fortalecer as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e triplicar essa ação pelo Estado. Em sua apresentação colocou que a  Fundação pró-família , oferece  43 oficinas e, dessas, os idosos podem fazer até cinco atividades. São elas: Alfabetização, Alongamento, Artes Visuais, Arte terapia, Cambio, Caminhada, Caminhada orientada, Cartonagem, Cerâmica, Circuito, Construindo memoria, Coral, Dança de Salão, Dança de Salão para Casais, Dança do Ventre, Dança Moderna, Dança Folclórica, Dança Sênior, Desenhos, Expressão Corporal, Flauta, Ginástica, Ginástica Funcional, Ginástica Localizada, Ginástica Para Mulheres, Ginástica Pélvica, Hidroginástica, Informática Jogos livres, Letramento, Lian Gong, Mosaico, Origami, Relaxamento, Retalho em Madeira, Tai Chi Chuan, Teclado, Violão, Yoga, Zumba. Atualmente estão inscritos 6.800 mil idosos em diversas atividades. Tem 89 grupos internos e 48 externos.
O Coral da  FURB formado por idosos também se apresentaram com musicas bem elaboradas.
As 10 hs foi realizada a palestra: Envelhecimento ativo e a Revolução da Logevidade, com o renomado Dr. Alexandre Kalache, especialista em logenvidade e saúde do idoso.  Dr. Alexandre Kalache (Médico) é formado pela  Universidade de Londres, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nasceu em 17 de outubro de 1945 (72 anos), no Rio de Janeiro.
“É preciso chegar a terceira idade não lamentando o envelhecimento, mas encara-la como uma celebração a sabedoria”  Alexandre Kalache .
“Respeitar a pessoa idosa e tratar o proprio futuro com respeito.” Alexandre Kalache.
Dr Alexandre Kalache comentou que ao nascer sua pespectiva de vida era de 45 anos. E que em 2050 terá 92 anos. Sua neta que tem atualmente 5 anos tem pespectiva de chegar aos 100 anos com boa qualidade de vida. Os 4 mantra de uma boa condição para se ter uma longevidade. 1º conhecimento/ 2º social/3º saúde e por fim financeiro.
E começar a praticar os 4 mandras, quanto mais cedo melhor, nunca é tarde  para começar.
"Gerontolescência: significa estar pelo mundo, ativo, criando uma nova construção que é envelhecer." Geriatra Alexandre Kalache, explica o termo criado por ele. Os gerontolescentes, são pessoas que já passaram dos 60 e optaram por investir em qualidade de vida, ignorando as limitações naturais dessa idade.                                                                                      
Dando sequência ao evento o dr. Oklinger Mantovanelli Junior professor da FURB fez a apresentação da tese de doutorado do Professor Fabio Marcelos Mato. Falou sobre a teoria de JEAN PAUL SARTRE (1905-1980) sobre existencialismo. “O ser vive para depois escreve-la. Mundo do existencialismo. Eu sou o sujeito da história.
O evento foi idealizado pelo professor da FURB, Fábio Matos, que está concluindo o doutorado em Desenvolvimento Regional. Sua tese, aliás, trata justamente sobre este assunto e foi defendida um dia antes do evento, Tendo na banca o dr. Alexadre Kalache.  
Um grande marco foi trazer como convidado para esse momento importantíssimo foi o médico Dr. Alexandre Kalache, considerado o mais importante especialista em envelhecimento do Brasil e um dos principais no mundo, que dirigiu o Programa Global de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), na Suíça. Ele palestrou sobre “Envelhecimento Ativo e a Revolução da Longevidade”.
Profº Fábio descreveu tópicos de sua tese. Paradigmas: de 1 idoso ou de um grupo de idosos. Fenômenos: da longevidade, politico, o idoso esta mais agente politico e sustentabilidade. Dimensões : Social, econômica, ecológica, Holistica e Cultural.
Após o intervalo para almoço, foi reiniciado com mais palestras e rodas de conversar sobre o papel dos Conselheiros e o Controle Social com o Conselhos Estadual e Municipais do Idoso) com os diversos representantes de cidades próximas a Blumenau. Neste momento vários gestores e conselheiros trocaram experiências de suas cidades sobre o envelhecimento positivo e as dificuldades que tem em acessar alguns mecanismo em defesa dos idosos na área Federal.


Marcia Gebara Coordenadora geral de politicas de envelhecimento ativo e saudável 
A secretária de Estado da Assistência Social Trabalho e Habitação, Romanna Remor participou do 1° Fórum Regional do Envelhecimento Ativo e Sustentável do Médio Vale do Itajaí, realizado em Blumenau. 

O Fórum é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Pró-Família e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes); da Furb; da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi); e do Conselho Municipal do Idoso.




Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails