27/06/2019

* 2019 - AZUL: 50 CURIOSIDADES INTERESSANTÍSSIMAS - Nº 3

Mas o azul também tem um aspecto negativo: pode parecer frio, triste e depressivo. Por isso que os músicos do “blues” falam em suas músicas sobre tristezas interiores da qual não há conforto. Bom, há muito coisa para aprender sobre esse tom!
21. Mosquitos amam azul. Ao se planejar para uma aventura ou camping, use as de cores mais claras e de mangas compridas. Uma pesquisa mostrou que esses insetos são atraídos por cores escuras especialmente azuis. Vai entender!
22. Muito calor onde mora? Pinte a parede de azul. A cor é percebida como fria, mesmo que o termômetro não indique.
23. Na China, o azul significa o céu, o leste, o vento e a primavera. Por ser ligada ao céu, a cor é associada a enterros. O azul também está em todo lugar do país, do espiritual ao mundano. Muitas pessoas de idade se vestem simbolicamente com a cor, além de serem famosas as porcelanas chinesas que estampam a cor.
24. Na Grécia e em outros países na costa do Mediterrâneo, incluindo o norte da África, acredita-se que o azul espanta mau olhado. Por isso tantas pessoas usam colares, pulseiras ou amuletos do tom para proteção, como o olho grego. Além disso, o objeto faz referência ao olho de Deus.
25. Na Inglaterra e nos Estados Unidos, a rima “something old, something new, something borrowed, something blue” inspira muitos casamentos. A noiva deve seguir o ditado à risca e, durante a festa precisa usar algo velho (símbolo da continuidade), algo novo (esperança), um objeto emprestado (simbolizando a felicidade concedida por um amigo) e um item azul (representa a pureza e fidelidade).
26. Não se sabe quando a expressão “colarinho azul” no ocidente tornou-se sinônimo de uma pessoa que faz trabalho manual ou industrial, mas estudos dizem que foi no século 19. Tudo isso porque naquela época, os trabalhadores da Europa e América recebiam macacões para protegerem suas roupas ao manusearem máquinas pesadas. Por acaso, esses macacões eram tingidos com índigo, um pigmento azul resistente.
27. No hinduísmo, o azul é uma cor sagrada. Krishna é muitas vezes retratado com a pele azul. Outra explicação para esse status da cor na Índia é a crença de que Brahma surgiu de um lótus azul. A bandeira do país é adornada com o Ashoka Chakra azul, também conhecido como “a roda da justiça”, representando Dharma ou a virtude. Esse símbolo budista significa as 24 horas do dia e como a roda da vida gira. O Chakra simboliza o movimento através do tempo e as mudanças dinâmicas.
28. No Islã, o azul significa proteção, por isso muitas mesquitas são decoradas com ladrilhos azuis e pintadas da mesma cor. Assim também acontece com muitas cúpulas da igreja, que azuis, simbolizam a abóbada celeste e lembram que Deus e o céu estão acima de tudo.
29. O artista francês Yves Klein pintava quadros totalmente azuis. Inclusive chegou a patentear o seu azul como “azul Yves-Klein Internacional”. Na realidade, trata-se do azul ultramarino sintético – só que fabricado segundo um método mais barato do que o usual. Para Klein, o azul era a cor das possibilidades ilimitadas.
30. O azul acalma, portanto, pessoas que tem dor de cabeça podem se sentir melhores após olhar fixamente para a cor.
http://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/azul-50-curiosidades-interessantissimas-que-voce-nao-sabia-sobre-a-cor

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails