09/02/2021

* 2021 - Dia Mundial das Leguminosas

A Organização das Nações Unidas (ONU) fixou o 10 de Fevereiro de cada ano como o Dia Mundial dos Legumes. A decisão foi tomada a 20 de Dezembro, em Assembleia Geral realizada em Nova Iorque e tem como objetivo promover em todo o Mundo estes produtos fundamentais para a segurança alimentar, a sustentabilidade do planeta e da economia das zonas rurais, bem como aumentar o seu consumo de, pelo menos, três vezes por semana, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A resolução da ONU destaca as propriedades extraordinárias de legumes, dizendo que são «uma das maiores e mais acessíveis fontes de proteínas e aminoácidos de origem vegetal para uma dieta saudável».

Além disso, o cultivo de hortícolas é fundamental para o meio ambiente e para preservar a biodiversidade, já que «as suas propriedades fixadoras de nitrogénio contribuem para aumentar a fertilidade do solo; precisam de muito pouca água, sendo resistentes a secas e geadas; e têm uma pegada de carbono menor do que a maioria das outras culturas». Outro aspecto destacado pela ONU é o seu papel socio-económico, já que «em muitos países, as mulheres são as principais responsáveis ​​pelo cultivo de leguminosas, fortalecendo o seu papel nas economias rurais».

Recorde-se que os hortícolas fornecem proteínas vegetais de alta qualidade à nossa dieta, são económicos, fáceis de armazenar e podem ser confeccionados de mil maneiras para toda a família de forma rápida. Os legumes contêm uma grande quantidade de fibras, ferro, potássio, antioxidantes, ácido fólico e não contêm gordura.

https://www.agroportal.pt/onu-declara-10-de-fevereiro-como-o-dia-mundial-dos-legumes

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails