01/05/2022

* 2022 - DIA INTERNACIONAL DO AMIGURUMI

 Dia 25 de abril, é o Dia Internacional do Amigurumi. Não podia deixar de postar sobre eles. Faço crochê e tricô pelo menos desde os 7 anos e hoje aos 64 anos estou a 3 anos fazendo amigurumi.

Esse dia foi criado em 2019 pela Marcia Scarpelli e pela Bia Moraes para comemorar essa técnica que traz tanto amor e carinho para quem faz e para quem os recebe! Para comemorar esse dia, em 2020, a Bia criou a Flora "para representar a nossa criatividade, o nosso poder de materializar sonhos, desejos, trazer vida pros nossos ambientes."

Flora

E teve Floras de várias cores e características! Foi muito legal ver como cada artesã colocou seu jeitinho na sua Flora. Eu fiz uma pequenina, mas deu para homenagear esse dia.

Minha 1ª boneca de amigurumi ISABEL 

Mas o que é amigurumi?

Amigurumi (あみぐるみ) é o termo em japonês utilizado para definir pequenos brinquedos feitos de crochê ou tricô. A palavra provavelmente nasceu da junção das palavras ami (編み), que tem vários significados, entre eles, tricô ou malha e nuigurumi (ぬいぐるみ) que significa “bicho de pelúcia”.

Por serem tecidos manualmente, os amigurumis são únicos, ou seja, você nunca conseguirá ter um exatamente igual ao outro (mesmo sendo feito pela mesma pessoa).

A artesã da chouchou crochet diz que não é diferente, os chouchous (como chamo os amigurumis que confecciono) são feitos pontinho a pontinho sempre buscando o melhor acabamento, contudo cada peça é única!

E como são feitos?

Os amigurumis são feitos utilizando fios e agulhas destinados a crochê ou tricô e enchimento para dar o formato, além de acessórios como os olhinhos de plástico, peças em feltro, entre outros.

Para tecê-los, é necessário seguir um padrão ou receita desenvolvida por uma designer de amigurumis (ou se souber os pontos básicos e a lógica do amigurumi, pode-se criar um também).

As receitas costumam ser disponibilizadas no formato de vídeo, arquivo digital ou livro físico contendo as recomendações de materiais e instruções. Quando no formato escrito, geralmente é acompanhada de fotos para auxiliar o entendimento do Pica Pau por Yan Schenkel

Amigurumis simples: chaveirinhos de coruja, chaveirinho de coração e outros tantos.

Amigurumis mais simples levam no mínimo 30 minutos e os mais complexos podem levar muuuuuitas horas e dias.

As etapas de confecção do amigurumi consistem basicamente em crochetar, encher com fibra siliconada, costurar as partes e acrescentar os detalhes. A parte de crochetar cada peça é o mais básico, sendo que o mais complexo e unir as partes costurando e deixar tudo simétrico ou na posição certa, precisão e paciência nesta hora.

Em 3 anos fiz mais de 300 polvos para doação do projeto "Mãos que Criam e Ajudam" da ASR- CASA DA AMIZADE de Blumenau S/C.

Referências:

JAPÃO EM FOCO. Japão em Foco, 2016. Amigurumi: Os bonequinhos de crochê do Japão. Disponível em: <https://www.japaoemfoco.com/amigurumi-os-bonequinhos-de-croche-do-japao>. Acesso em: 27 de fevereiro de 2020.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails