27/02/2011

* 2011 - PARCERIAS COM O SESI

No dia 23 de fevereiro as assistentes sociais da ABLUDEF, Dalva Day e Tânia Regina Moraes foram na reunião marcada nas dependências do SESI escola, situado na Alameda Br.do Rio Branco, 521 – centro, para tratar de assuntos referente ao mercado de trabalho para PDFs. Fomos recebidas pelas supervisoras Silvia Souza e Nila Nascimento, juntando com a senhora Rocheli R. Ronchi. Nosso principal motivo da reunião e dar continuidade a parceria que a ABLUDEF tem com o SESI escola. O SESI está oferecendo  vagas para pessoas com deficiências tanto físicas, visuais e outras para que os mesmos possam estudar gratuitamente, e como o slogan do SESI diz: "ESTUDAR É VIVER MELHOR". Tivemos o prazer de ver chegar ao SESI para mais um dia de estudo um associado da ABLUDEF que além de sua deficiência física como cadeirante tem a deficiência visual. Mostrou-se muito feliz em poder estudar em brailler e para ter acesso ao espaço escolar que é todo adaptado, veio com o transporte especial BLUFÁCIL, conquistado pela luta incansável da presidente da ABLUDEF Maria Helena Mabba, onde tive a oportunidade de ver e estar presente em cada etapa que foi conquistado na parte de transporte especial. A partir deste ano estaremos mais em contato com esse espaço onde a pessoa com deficiência terá acesso além do estudo, capacitação e finalizando com a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Não adianta trabalhar separados se temos o mesmo pensamento que é a Inclusão e a dignidade da pessoas com deficiencia e para tanto temos que trabalhar juntos, entidade, orgãos federais, estaduais, municipais e sociedade para que o deficiente seja um trabalhador respeitando suas limitações mas dando continuidade a sua vida.
PROJETO SOCIAL: INCLUSÃO DAS PDF`S NO MERCADO DE TRABALHO
O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do Programa social “Apoio habilitação, reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias”
Atualmente a ABLUDEF possui cadastradas 1.500 PDF’s, sendo:7% crianças,7% adolescentes,71 % adultos e 15% idosos. Em relação a inclusão no Mercado de Trabalho como um dos objetivos do Programa da ABLUDEF, podemos destacar o desenvolvimento e capacitação profissional e a formação pessoal das pessoas com deficiência Física com o objetivo de:
• Promover a sua independência social e econômica.
• Investir na reabilitação e integração na sociedade dos PDF’s.
• Divulgar e lutar pelos seus direitos e deveres como cidadão.
• Possibilitar uma melhor qualidade de vida, desde a reabilitação física até o desenvolvimento de grupo de apoio.

Atualmente temos 120 empresas cadastradas, que disponibilizaram diversas vagas como:
Aux. De Produção,
Revisor,
Repositor,
Auxiliar Administrativo,
Operador de Caixa,
Desenhista Eletrônico,
Cobrador,
Operador de Telemarketing, entre outros.
As empresas disponibilizam as vagas via email ou por ofício, informando-as à ABLUDEF. Os currículos dos candidatos são enviados por email e também são encaminhados pessoalmente. A equipe multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos), vão nas empresas para realizar palestras de sensibilização com objetivo da eliminação das barreiras arquitetônicas (acessibilidade) e preconceito e discriminação. Para os meses de março, abril e maio já estamos com 3 empresas para fazer palestras. Histórico do número de beneficiados com Programa de Inclusão de pessoas com deficiência física no Mercado de Trabalho:

Nr. Pessoas contratadas:

2003 = 80
2004 = 23
2005 = 61
2006 = 74
2007 = 48
2008 = 40
2009 = 30
2010 = 25
* Totalizando 381 pessoas em 8 anos.

Em pesquisa realizada Gesser (2010) junto a mulheres associadas à ABLUDEF, Foi diagnosticado às dificuldades destas em inserir no mercado de trabalho, podemos destacar 3 itens que as mesmas pautaram:

* 1º perder o benefício previdenciário,
* 2º à falta de qualificação profissional,
* 3º à dificuldade de acessibilidade para estudar e trabalhar.

Mas em contra partida a luta por mais dificil que seja , para  inserir ao mercado de trabalho, tem suas compensações, tais como:

1º melhoria das condições de vida,
2º independência econômica .
3º ser valorizada no seu meio, seja familiar quanto social.

O OBJETIVO principal da  ABLUDEF é "Capacitar as pessoas com deficiência física para a inclusão deles no mercado de trabalho";

Objetivos Específicos.

 Promover o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais e pessoais das PDF’s.

 Propiciar, às PDF’s, condições para participar do processo de capacitação oferecido pelo SINE.

 Criar um curso de marketing pessoal com a finalidade de fornecer orientações sobre como fazer curriculun vitae e como agir profissionalmente durante o processo de recrutamento e seleção de vaga e no ambiente de trabalho, em parceria com o SESI.

 Oferecer condições para que as PDF’s tenham oportunidade de participar, de acordo com suas expectativas, de todas as etapas de seleção da vagas oferecida pela empresa contratante.

 Firmar parcerias e realizar encaminhamentos com EMPRESAS do município de Blumenau que viabilizem oportunidades profissionais para PDF´s.

 Firmar parcerias com Instituições de Ensino do município de Blumenau que viabilizem a formação das PDF´s para o Mercado de Trabalho.

 Oferecer, palestras e demais atividades relacionadas à inclusão dos PDF´s no mercado de trabalho, de modo a capacitá-los técnica e eticamente para as vagas existentes no município de Blumenau.
Maiores informações:
SESI: http://www.sesisc.org.br/ tel: (47) 3322-7878 / 3322-3165
ABLUDEF: .www.abludef@yahoo.com.br  tel: (47) 3035-5922 / 3035-5822

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails