29/05/2011

* 2011 - NOTICIAS SOBRE O ANIVERSÁRIO DA ABLUDEF


ABLUDEF: Associação Blumenauense de Deficientes Físicos

ABLUDEF
A ABLUDEF é entidade não governamental, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1988, no município de Blumenau/SC, por um grupo de Pessoas com Deficiência Física; tendo como primeira sede um imóvel alugado no Bairro Itoupava Norte situado na região norte da cidade. Sua primeira presidente foi a sócia fundadora Sra. Jandira Vasselai (+2003) que esteve na direção da entidade por 6 anos. A sede própria, situada na região central da cidade, foi adquirida em 1998 sob a gestão da segunda presidente da instituição Maria Helena Mabba (1995-2010) onde se encontra em funcionamento num prédio de 02 (dois) pavimentos. Com a estrutura adequada para as Pessoas com Deficiência Física a entidade vem otimizando os seus serviços visando proporcionar e garantir atendimento de eficiência e de qualidade para o seu público usuário.

A ABLUDEF tem como diretrizes: a organização e participação do segmento na viabilização do acesso a política de atendimento especializada e políticas públicas pelas Pessoas com deficiência Física e suas famílias; e participar dos espaços de discussões e decisões de efetivação das políticas publica e de garantia dos direitos sociais, alicerçadas na Política Nacional De Integração para a Pessoa com Deficiência e Constituição Federal.

Sua missão: “Possibilitar, promover e articular ações, em conjunto com o poder público e comunidade, que visem oportunizar o desenvolvimento da autonomia, a reabilitação e a inclusão social, assim como de combate a discriminação e preconceito das Pessoas com Deficiência Física, residentes no município de BLUMENAU E REGIÃO; buscando garantir os seus direitos humanos e de cidadania assegurados na Constituição Federal e leis específicas de proteção e de acesso às políticas públicas.”
A política de atendimento é destinado às Pessoas com Deficiência Física e suas famílias cadastradas na instituição; priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou exclusão social.
O atendimento é realizado através da inclusão nos serviços e atividades do programa social “Apoio habilitação, reabilitação e inclusão social das Pessoas com Deficiência Física e suas famílias” e executado através das seguintes ações: apoio à reabilitação pessoal e social; promoção da inclusão das PDFs e familiares no mercado de trabalho; atendimento domiciliar às PDFs altamente dependentes(por equipe multidisciplinar,com atendimento e acompanhamento medico,psicológico e social); promoção da integração das PDFs na vida comunitária.
O programa abrange os seguintes serviços: atendimento e acompanhamento social; inserção nas políticas públicas; apoio psicológico; reabilitação física (fisioterapia); inserção e acompanhamento no mercado de trabalho; viabilização da inserção em cursos de preparação, qualificação ou requalificação profissional; apoio jurídico; viabilização de acesso ao transporte coletivo urbano gratuito; realização de atividades sócio educativas e encontros de integração e socialização; realização de encontros de lazer(temáticos) para as crianças PDFs e suas famílias; promoção de atividades de integração das PDFs com a comunidade; transporte de usuários, que não possuem acesso ao transporte urbano ou próprio(realizados com veículos da entidade).
O projeto/programa é executado com uma equipe fixa de 11 profissionais. A equipe própria e composta por:
02 Assistentes Sociais,
01 psicólogo,
02 Motoristas,
01 secretária;
02 Auxiliar Administrativo;
02 Auxiliar de Serviços Gerais,
01 professor de educação física.
Os demais são resultantes de parcerias, convênios e pessoas voluntárias, como 01 advogado.
A entidade possui convênios com a Prefeitura Municipal De Blumenau (Secretaria e Municipal De Assistência Social) para financiamento de prestação de serviços (FMAS) e com a CELESC para captação de recursos financeiros da comunidade, através de doações espontâneas nas faturas de energia elétrica; e as seguintes parcerias: Fundação Universidade Regional De Blumenau que cede Recursos Humanos e equipamentos para reabilitação física.

Possui articulações com entidades congêneres através da CODEPA. A ABLUDEF e outras 11 entidades se uniram e formaram a Comissão De Direitos e Defesa dos Portadores De Deficiência e Patologias (CODEPA) ,onde se mobilizam para defender e solucionar problemas e assuntos de interesse coletivo junto a esfera governamental e comunidade.

Tem se articulado, ainda, através da CODEPA: com a Prefeitura e Legislativo, garantindo a concessão para a exploração comercial de um quiosqui de lanches, guloseimas e bebidas (sem teor alcoólico) através de lei municipal; resultando numa fonte fixa de recurso financeiro para auxiliar na manutenção dos serviços prestados pela entidade.
Com a Casa da Amizade, entidade filantrópica que auxilia com doações e garante a participação em feiras promovidas por esta instituição; Prefeitura para participação da Feira da Amizade (calendário anual) e também com outras instituições para captação de recursos para a manutenção dos projetos e da instituição. A entidade também mantém uma relação de parceria com empresas para inclusão das PDFs no mercado de trabalho.
Atualmente a ABLUDEF possui 1500 (2009), pessoas com deficiências físicas cadastradas e atende a média de 800 usuários(as) e suas famílias mensalmente. A ABLUDEF agradece aos que acreditaram em seu trabalho que a 23 anos está realizando no município de Blumenau.

Um comentário:

Shirley Day Kleine disse...

Parabéns "Brima"... adorei o seu Blog... Bjkas Shirley

Related Posts with Thumbnails