30/10/2012

* 2012 - A MÚSICA E O SILÊNCIO


FILME : A Música e o Silêncio
 Título em português: A MÚSICA E O SILÊNCIO
Título original: Jenseits der Stille
Título em inglês: Beyond the Silence
Gênero: Drama
Direção: Caroline Link
Lançamento: Alemanha/1996
• Direção: Caroline Link
• Roteiro: Caroline Link, Beth Serlin
• Gênero: Drama/Música
• Origem: Alemanha
• Duração: 109 minutos
• Tipo: Longa-metragem
•Ano: 1996
 Atores destaque: Howie Seago - ator surdo, Emmanuelle Laborit - atriz surda
Personagens destaque: Pais surdos de uma garota que descobre a música.

Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim. Lara renuncia a tudo o que mais gosta na vida para tomar conta de seus pais, surdos-mudos. A garota que nasceu com a audição normal, acaba sendo sempre o elo entre o mundo silencioso dos pais e o mundo sonoro.  Lara se dedica aos extremos pelos seus pais, abdica de sua vida em prol deles, por ser a primogênita se sente responsável por eles, seja no dia a dia ou nas transações comerciais e bancárias que seus pais fazem. Seus pais, não percebem  as necessidades da filha em relação à sua educação formal, não compreende a necessidade desta em relação a sua educação formal. Para eles o importante é a filha estar a disposição deles a todo momento, sendo sua interprete . Quase como uma obrigação natural.
Na adolescência Lara revê sua tia Clarissa, uma bem sucedida clarinetista de Jazz. Com o passar dos anos, ao descobrir seu amor pela música, ela começa à tocar clarineta e rapidamente se depara com a incapacidade de seu pai em compreender a paixão pela música e o desejo de construir uma carreira e vida além dos laços familiares. Anos mais tarde, já uma bela mulher, Lara prepara-se para entrar no conservatório de Berlim, quando conhece Tom, o homem que vai dar novo sentido a sua vida. Lara é a ponte entre os pais surdos-mudos e a sua vida social numa cidadezinha alemã. Quando ela amadurece e se apaixona pela música, tenta seguir seu caminho e tem que decidir entre deixar os pais e mudar-se para Berlin e ficar e abdicar de seu futuro.
Este é um filme instigante que aborda, sobretudo, o tema das diferenças entre dois mundos, o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, a partir das vivências e dificuldades encontradas em uma família de pais surdos e filhas ouvintes. A mãe tem mais sensibilidade a esta questão, seu pai não, devido provavelmente a sua criação. Sendo deficiente visual, foi deixado de lado. A família sempre priorizava a sua irmã que era musicista (clarinetista) e recebia muita atenção de todos, principalmente do pai pianista, sendo que ele nunca conseguiu compreender esta arte. Além disso, ele sentia que a irmã era o orgulho da família e ele, o deficiente.
No filme fica evidenciado o conflito familiar de exclusão de abandono e de preferencia entre pais e filhos. O filme nos instiga a pensar acerca das diferenças existentes e do quanto é importante aprendermos a lidar com o diferente e a respeitar cada pessoa, com suas características e necessidades próprias. Os diálogos entre pai e filha são o que mais impressionam no filme. Ao tentar descrever os sons das coisas para o pai, Lara responde à perguntas como: “Que som faz o sol quando nasce?” e “Que som faz a neve quando cai na grama”. Com grande respeito perante a deficiência auditiva, este filme melodramático é praticamente um poema com uma trilha sonora fantástica e fotografias lindas.
Obs: Indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Veja outras indicações para este filme: 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails