10/01/2014

* 2014 - COR AMARELO

AMARELO

A cor amarela significa luz, calor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. O amarelo é uma cor que contribui para a felicidade. É uma cor brilhante, alegre, que simboliza o luxo - é como estar em festa a cada dia. A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo. Associa-se com a parte intelectual da mente e a expressão de nossos pensamentos.
É portanto, o poder de discernir e discriminar, a memória e as idéias claras, o poder de decisão e capacidade de julgar. Também nos ajuda a organizar-nos, a assimilar as idéias inovadoras, e contribui para a habilidade de ver e compreender os diferentes pontos de vista.  Amarelo transmite calor, luz e descontracção. Simbolicamente está associado à prosperidade. É também uma cor energética, activa que transmite optimismo. Está associada ao Verão. Pelo lado negativo, esta cor pode contribui para o medo ou temor a certas coisas. O amarelo está associado com os signos de Gêmeos. O signo de Leão está associado ao amarelo-ouro. (amarelo escuro), Touro (amarelo e ocre) e Virgem. Palavras chaves da cor amarela: felicidade, alegria, inteligência, inovação, energia, fortaleza, poder, Sol, inteligência, luz, aprendizado acelerado, memória, imaginação lógica, energia social, cooperação, organização, quebra de bloqueios mentais, luz do sol,  intelecto, otimismo, pureza, entusiasmo, morno, honra, lealdade, força mental, clareza, percepção, entendimento, conhecimento, desonesto, traidor, invejoso, cobiça, desprezo, doença, fraqueza, cuidado (no sentido de “atenção”), covarde, seguidor, curioso, confidente, humorado, sonhador, criativo, desejo de impor, ação, idealismo, verão, filosofia, incerteza, glória.
O pintor holandês Vincent Van Gogh explorou em suas obras as tonalidades da cor amarela de forma muito intensa. Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade. Nos semáforos, a cor amarela recomenda alerta e atenção. O amarelo estimula a atividade cerebral, gera energia muscular e chama a atenção – é a cor mais visível para o olho humano. O objetos amarelos “pulam” à nossa vista. E evite usar amarelo se deseja evocar segurança e estabilidade.Por ser uma cor associada ao sol, representa dias quentes bonitos e agradáveis, atrai pensamentos otimistas e auto-satisfação. Essa cor é muito boa para a comunicação, criatividade, atenção, bom-humor e socialização. Pode ser utilizada em ambientes de criação e estudos, locais religiosos ou em salas de jantar, pois estimulam o apetite.Cuidados se fazem necessários com os diferentes tons de amarelo, pois eles podem perder seu calor e parecer sujo. Amarelo pálido – Cuidado, decadência, doença, idade do ciúme. Amarelo claro – Intelecto, frescor e alegria.  Marfim/Creme – Quietude, prazeroso, calmo, elegância acima de tudo, pureza, suavidade, mais rico e quente que o branco.

AS CORES E SEUS SIGNIFICADOS POR REGIÃO - AMARELO
  Europa – Esperança, alegria, perigos, covardia, fraqueza, taxas
  Ásia – Sagrado, imperial
  China – Nutritivo, realeza
  Egito – Luto
  Japão – Coragem
  Índia – Mercadores
  Budismo – Sabedoria
  Feng Shui – Yang, Terra, auspicio, raios de sol, morno, movimento
FONTE:
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/design/o-significado-das-cores/2#ixzz2ign68k4A
http://www.oficinadanet.com.br/artigo/design/o-significado-das-cores#ixzz2igmjqD1v
www.significadodascores.com.br/
vilamulher.terra.com.br/as-cores-e-os-seus-significados-12-1-3209-17.ht...
www.euroresidentes.com/portugues/cores.../significado-cores-zodiaco.ht...

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails