17/07/2014

* 2014 - SEMINÁRIO "DIGA NÃO AO TRABALHO INFANTIL"


No dia 16 de julho,ás 14 horas na ETSUS - Escola Técnica de Saúde realizou-se o Seminário " Diga Não ao Trabalho Infantil". 
Programação
·        14h – Cerimonial de abertura
·        14h30 – Apresentação cultural das crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras.
·        14h45 – Lançamento da cartilha
·        15h – Palestra
·        16h45 – Debate
·        17h – Encerramento
Foto: Eraldo Schnaider
Na abertura, a pequena Amália Pfiffer entregou às autoridades que compuseram a mesa a cartilha Diga Não ao Trabalho Infantil, Diga Sim à Infância Protegida. O ato simbolizou o lançamento do material informativo que irá instrumentalizar profissionais da rede de proteção das crianças e adolescentes sobre garantia de direitos contribuindo com a prática profissional. Em seguida, um grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS Garcia encantou o público com a apresentação da música “Criança Não Trabalha”.
Foto: Eraldo Schnaider
Estiveram presentes profissionais que atuam nas políticas de assistência social, educação, saúde e conselho tutelar, prestigiando a palestra da procuradora do Trabalho de Blumenau e representante do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho de Santa Catarina, Geny Helena Fernandes Barroso, ministrou uma palestra sobre a importância de combater o trabalho infantil, tendo em vista seus efeitos devastadores na vida de crianças e adolescentes.

Foto: Eraldo Schnaider
O seminário foi uma das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), desenvolvido pelo município desde 2001, onde os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre uma série de situações envolvendo pessoas com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce – resguardando os casos de menor aprendiz a partir dos 14 anos. 

Situações como estas podem ser denunciadas aos conselhos tutelares da cidade ou discando 100 no seu telefone. 
As assistentes sociais  Dalva Day e Maria Aparecida Maba (AAPPM) estiveram no seminário pois há necessidade de estar sempre se atualizando com as diversas legislações referente a crianças e adolescentes. Puderam tirar dúvidas e receberam um ótimo material para suas atividades junto a esse segmento social.
No final do evento houve uma confraternização entre os participantes do seminário "DIGA NÃO AO TRABALHO INFANTIL". 

CLIK  E VEJA ESSE VÍDEO ONDE RETRATA A TRISTE REALIDADE DE MUITAS CRIANÇAS: 

Vida Maria - YouTube   

“Vida Maria” é um curta-metragem em 3D, lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos. O filme nos mostra a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que se diverte aprendendo a escrever o nome, mas que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos e começar a cuidar dos afazeres domésticos e trabalhar na roça. Enquanto trabalha ela cresce, casa e tem filhos e depois envelhece e o ciclo continua a se reproduzir nas outras Marias suas filhas, netas e bisnetas.São apresentadas no filme imagens que mostram uma semelhança muito grande com a realidade, traços bem parecidos com o real onde vemos crianças que tem sua infância interrompida, muitas vezes para ajudar a família a sobreviver, infância essa resumida a poucos recursos e a más condições de vida. A Maria do filme mostra satisfação em apenas escrever seu primeiro nome, o momento em que sua mãe lhe chama a atenção dizendo: “Não perca tempo “desenhando” seu nome!”, é tirado o seu futuro de ser uma pessoa diferente de sua mãe, que não tem uma visão do futuro, querendo dar à filha a mesma criação que teve num processo de reprodução sem mudanças de suas perspectivas por comodismo. O filme retratou como o indivíduo em formação internaliza os eventos e as experiências vividas na infância e como são determinantes para formação daquela pessoa na vida adulta. No filme a menina Maria foi arrancada do seu mundo lúdico, quando sua mãe a repreende por estar escrevendo, ela corta da vida da filha os sonhos, os objetivos de uma vida melhor. A mãe da personagem vive aquela vida sem perspectiva por que foi isto que aprendeu e da mesma forma ensina a filha Maria e esta reproduz para seus filhos, que também foram estimulados a deixar de sonhar e de brincar. A ausência da educação nas gerações mostra como na infância é importante o lúdico e a escola. O objetivo do filme é mostrar que essa realidade existe e que a vivenciamos no dia a dia e que devemos tentar procurar construir um futuro melhor buscando qualidade de vida e não se acomodar, mais sim refletir sobre as condições de vida que estamos construindo e que devemos provocar e forçar uma mudança de atitude denunciando a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações nesse nosso Brasil, principalmente no nordeste. O filme explora as limitações e a falta de perspectiva de “Maria José” que é apenas mais uma Maria que deixou de lado os estudos e se dedicou a casa, ao marido e aos filhos, vivendo em estado de autoanulação, onde sua vontade e seus sonhos não ultrapassam a cerca da casa onde vive, é o que essas mulheres enfrentam durante toda a sua vida, se repetindo por diversas gerações. Mais que isso, “Vida Maria” ultrapassa os limites do sertão nordestino, aproxima-se também das mulheres pobres urbanas, que da mesma forma que “Maria José” vivem a mercê do marido, cuidando da casa e dos filhos.
FONTE: via PMB | Texto: Talita Catie

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails