29/08/2014

* 2014 - I SEMINÁRIO REGIONAL DOS CENTROS DE REFERENCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

I SEMINÁRIO REGIONAL DOS CENTROS DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - 
No dia  27 de agosto de 2014, no Auditório do Campus 1 da Uniasselvi/Fameblu  em Blumenau/SC aconteceu o  I Seminário Regional Dos Centros De Referência De Assistência Social – CRAS. Cujo objetivo foi  possibilitar a capacitação aos técnicos que atuam nos Centros de Referência de Assistência Social - Cras e aos gestores dos municípios da Associação de Municípios da AMMVI. Apoiando-os na organização da gestão e na execução dos serviços socioassistenciais, contribuindo também para o processo de planejamento das ações para o ano de 2014.
O  público alvo foi os  trabalhadores do Suas que atuam nos Cras, gestores da Política de Assistência Social e demais trabalhadores do Suas interessados. O seminário foi realizado das 8hs as 17hs. As 8:00  houve o credenciamento e abertura do evento. O seminário foi iniciado pelas representantes do governo estadual, que apresentaram sobre o CRAS no Estado. 
A apresentação sobre o Centro de Referência da Assistência Social: conceitos, serviços e metodologias, foi realizada pelas assistente social Patrícia Chaves de Souza e a psicóloga Juliana Terezinha Martins  do qual fazem parte da gerencia da  Proteção Básica.
10:00 - Equipe Técnica do Cras: funções e atribuições : Falou sobre a questão do CRAS: equipe do Cras; Funções do Cras; Ações do PAIF; estrutura do CRAS, Funcionamento do CRAS e equipe do SCFV. Atualmente tem 340 CRAS no estado de Santa Catarina em funcionamento, Blumenau tem  6 unidades de atendimentos. Foram bastante questionadas sobre o atendimento do CRAS, muitas dúvidas ficaram sem respostas, por ser um sistema novo no atendimento ao público. 
Após debate o psicólogo Igor falou sobre sua experiência de trabalho junto aos CRAS de  algumas cidades do Estado, como Palhoça, São José em Florianópolis . Mostrando experiência tanto em sua área como também coordenador dos núcleos. Foi homenageado pelo dia do psicólogo que justamente era no dia do seminário e aos demais psicólogos que estavam presentes. 
AMMVI -  Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, são 14 municípios, Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó.Após o intervalo do almoço, reiniciou-se as apresentações “ Oficina de Diagnóstico da Proteção Social Básica da região da AMMVI”e Apresentações das experiências regionais e  Oficina de Diagnóstico da Proteção Social Básica da região da AMMVI. 
Tiago assistente social do CRAS Blumenau - Centro, falou de sua coordenação e do trabalho com sua equipe dentro do CRAS.
Marli assistente social representou a cidade de Indaial, coordenadora do CRAS Tapajós, falou sobre o trabalho realizado junto com sua equipe na cidade de Indaial. Duas realidades bem diferentes, Blumenau com 314.002 mil habitantes (2014) e Indaial com 61.968 mil habitantes(2014).  Dalva Day, Magali Bernadino Minozzo e Maria Aparecida Maba todas assistentes sociais estiveram prestigiando o evento. Após as apresentações foram convidados representantes de cada cidade que faz parte da AMMVI para que colocassem em documentos suas dificuldades e necessidades dentro do CRAS para que a equipe representante do Estado encaminhasse para a direção estadual. O I Seminário Regional Dos Centros De Referência De Assistência Social – CRAS foi uma promoção da Federação Catarinense de Municípios - FECAM, Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí - AMMVI e Colegiado de Assistência Social da AMMVI com apoio das  Prefeituras do Médio Vale do Itajaí e executado pela Escola de Gestão Pública Municipal - EGEM . 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails