08/05/2015

* 2015 - ORIGEM DO DIA DAS MÃES

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, , mulher de Cronos e Mãe dos Deuses.

O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo da Mãe”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo.
Em Roma, as festas comemorativas do Dia da Mãe eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos Deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República".
Mas foi outra americana, Ana Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Ana, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a festa fosse estendida a todas as mães, viva ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todos, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.
Cravos: símbolo da maternidade
Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito.
No Brasil: O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no RIO GRANDE DO SUL no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.
Dia das mães no mundo
2º domingo de maio – Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica
2º domingo de fevereiro – Noruega
2º domingo de outubro – Argentina
2º dia da primavera – Líbano
1º domingo de maio - Portugal e África do Sul
10 de maio – México
8 de dezembro – Espanha
Último domingo de maio – Suécia
4º domingo da Quaresma – Inglaterra

MENSAGENS PARA O DIA DAS MÃES


1. A força da maternidade é maior que as leis da natureza. Barbara Kingsolver

2. A verdade é que a gente não faz filhos. Só faz o layout. Eles mesmos fazem a arte-final. Luis Fernando Veríssimo

3. Às mães de todo planeta Ofereço o brilho de um cometa Para tal beleza comparar Sem jamais pestanejar Por Deus abençoada Por Maria imaculada De seu ventre surge a vida Mãe tu és consagrada. Marcos G. Aguiar

4. Cada dia mais preparada, mas consciente de que o mundo foi feito para ambos os sexos. E faz de tudo para que seus direitos e seus ideais sejam respeitados.

5. Com coragem e persistência luta a cada dia para ajudar na felicidade da família.

6. Falando de mãe: Falar de mãe é falar De amor, de dedicação Nada lhe custa ofertar Só lhe custa dizer não Tem o dom de apaziguar Com doçura e decisão Procurando harmonizar Raciocínio e coração De pretensões muito aquém Espontânea faz o bem Sem querer compensação Eis porque volto a frisar Falar de mãe é falar De amor, de dedicação.

7. Falar das mães é falar de Deus, pois no coração delas está o verdadeiro amor. Amor que poderia até ser usado como exemplo, amor que se dá sem pedir recompensa. Sem cobrança, sem distinção, sem egoísmo e até sem medir distância, nunca deixa de ser amor.

8. Feliz Dia das Mães! Que ao dar a benção da vida, entregou a sua…Que ao lutar por seus filhos, esqueceu-se de si mesma…Que ao desejar o sucesso deles, abandonou seus anseios…Que ao vibrar com suas vitórias, esqueceu seu próprio mérito…Que ao receber injustiças, respondeu com seu amor…E que, ao relembrar o passado, só tem um pedido:Deus, proteja meus filhos por toda a vida! Para você mãe, um mais que merecido, feliz Dia das Mães! Você merece!
Hoje é dia de quem ama, sofre, chora e quando chega o entardecer, já está de pé novamente num sorriso que fascina, e nos mostra o quanto é forte, exatamente como elas são e não deixar que nada a derrube.

9. Mãe carinhosa, mãe dengosa Mãe amiga, mãe irmã Mãe sem ter gerado é a mãe de coração Mãe solidão, Mãe de muitos, mãe de poucos Mãe de todos nós, mãe das mães Mãe dos filhos Mãe-pai: duas vezes mãe Mãe lutadora e companheira Mãe educadora, mãe mestra Mãe analfabeta, sábia mãe Mãe dos simples e dos pobres Mãe dos que nada têm e dos que tudo têm Mãe do silêncio, mãe comunicação Mãe dos doentes e dos sãos Mães dos que plantam e dos que colhem Mãe de quem nada fez e de quem compra feito Mãe de quem magoou e de quem perdoou Mãe rica, mãe pobre Mãe dos que já foram, mãe dos que ficaram Mãe dos guerreiros e dos guerreados Mãe que sorri, mãe que chora Mãe que abraça e afaga Mãe presente, mãe ausente Mãe do sagrado, mãe da luz Mãe de Jesus e mãe nossa. Mãe, simplesmente mãe.

10. Mãe é professora, que ensina pacientemente o bê-a-bá. É a pessoa que para sempre vai te amar.

11. Mãe é… Mãe é psicóloga, que te ouve, aconselha e te ajuda a enfrentar os problemas. Mãe é general, que dá ordens, que impõe regras e limites. Mãe é enfermeira, que te cerca de cuidados na enfermidade. Mãe é amiga, que ouve e chora com você, que está sempre ao teu lado, torcendo por você e sempre pronta para te ajudar.

12. Mãe, quem é você? Se estou feliz, quantas vezes te esqueço; se estou triste, quantas vezes te procuro. Mãe, quem é você, que eu critico, de quem eu exijo coisas tão pequenas para satisfazer a minha comodidade, mas a quem peço a maior ajuda nos instantes mais difíceis? Mãe, quem é você, para quem eu tantas vezes esqueço o meu carinho, e de quem exijo tanta atenção? Mãe, quem é você, com que discuto e para quem peço conselhos? Mãe, quem é você, para quem reclamo sempre, e para quem guardo o abraço maior e a maior ternura. Mãe, eu sei, Você só é... AMOR.

13. Mãe, três letras apenas, as desse nome bendito… Também o céu tem três letras e nelas cabe o infinito.

14. "Mãe, Tu és a única pessoa do mundo que sempre está presente de forma incondicional. Se te rejeito, me perdoas. Se me equivoco, me acolhes. Se meus amigos não me acolhem, me abres uma porta. Se estou feliz, celebras comigo. Se estou triste, não sorris até me fazer rir. Obrigado por seres minha amiga incondicional."

15. Mãe, você é um exemplo de mulher: conselheira, amiga, companheira, exemplo de amor e persistência. Por isso é mais que merecido que exista um dia para te homenagear.

16. Palavra tão pequenina… Bem sabem os lábios meus que és do tamanho do céu e  apenas menor que Deus!  Mário Quintana

17. Para louvar nossa mãe, todo o bem que se disse nunca há de ser tão grande como o bem que ela nos quer.

18. Parabéns mamãe pelo seu dia. Você é a razão do meu viver! Te amo.

19. Quero aproveitar esse segundo domingo de maio para lembrar que eu te amo, e sobretudo, agradecer a Deus por ter me colocado em seu ventre. Obrigada por estar ao meu lado quando preciso chorar e por me fazer sorrir logo em seguida.

20. Ser mãe é poder ter o maior dom que Deus pode dar, que é o de gerar vidas. Parabéns por ser diferente, por ser essa pessoa maravilhosa, por ser o motivo de orgulho dos seus filhos.

21. Ser Mãe é ser amor Ser mãe é ser guerreira, é saber voar e rastejar se necessário. Ser mãe é conquistar mundos novos todos os dias para seus filhos. E é abrir janelas a cada porta que se fecha. Ser mãe é enriquecer a vida através da luz que lhe é inerente e é ser sangue e é ser pólvora. E é fazer do amor o país de seus rebentos. Ser mãe é alimentar as bocas da esperança. Ser mãe é ser paixão. 

22. As Mães são o nosso Orgulho Mãe é vida, mãe é amor, mãe é fortaleza, é sensibilidade, por mais que tentamos, nunca conseguiremos dar todos os adjetivos que uma mãe deve receber no dia de hoje.

23. Ser mãe… É a missão de maior responsabilidade. É amar de forma mais completa. É dar o melhor de si e não esperar nada em troca… À ela devemos nossa vida pois é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto. 

24. Mãe é sinônimo de amor e bondade. Feliz Dia das Mães!

25. "Ser mãe é sentir todo o poder do universo dentro do ventre e como um grande arquiteto ela molda, constrói e edifica o bem mais precioso, a vida!" (Luis Alves)

26. Sua luta no dia a dia a faz uma mulher madura, competente, que sabe o que quer para sua vida. Sexo frágil sim. Mas acomodada não.

27. Tipos de mães: Existem mães de todos os tipos… Tipo chef: sua comida é mais gostosa do que qualquer restaurante. Tipo radar: me encontra em qualquer lugar. Tipo câmera fotográfica: registra tudo. Tipo agenda: lembra de todas as datas e compromissos. Tipo merthiolate: me ajuda a curar todas as feridas. Tipo cartão de crédito: sempre salva na hora do aperto. Tipo bússola: sempre mostra a direção certa. Tipo abajur: só apaga quando a gente vai dormir. Tipo google: sempre sabe de tudo. Tipo furacão: quando passa deixa a maior bagunça. Existem mães de todos os tipos, mas pra mim o seu é especial. Feliz Dia das Mães!

28. Você é a prova de que amor incondicional existe. Desculpe as minhas falhas e aceite as minhas palavras como celebração deste dia. Feliz Dia das Mães!


FELIZ DIA DAS MÃES!

Texto compilado das seguintes fontes
 Pesquisa de Daniela Bertocchi Seawright para o site Terra, http://www.terra.com.br/diadasmaes/odia.htm
Fontes / Imagens:
• Norman F. Kendall, Mothers Day, A History of its Founding and its Founder, 1937.
• Main Street Mom
• West Virginia Oficial Site
- O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte. Cia da Letras, S.P., 1995.
- Revista Vtrine - artigo - Abril, S.P., 1999

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails