11/06/2016

* 2016 - 5 benefícios do pão orgânico

A fermentação e os ingredientes são os segredos do pão saudável e funcional
Pães orgânicos tem maior teor de nutrientes
(divulgação/ Marbô Bakery)

O pão, que faz parte da alimentação diária da maioria das pessoas, surgiu há cerca de seis mil anos. Hoje, ele ocupa várias formas e sabores, servindo como base para diversos tipos de refeição. Grande parte de sua fama vem da praticidade e sabor, já o segredo de um bom pão, dos ingredientes utilizados e da sua fermentação. Atualmente o pão orgânico e de fermentação natural tem ganhado cada vez mais espaço.

Todos os ingredientes de um pão orgânico são cultivados naturalmente, sendo, portanto, livres de agrotóxicos ou qualquer produto que possa causar danos à saúde. “Isso vale também para seu processo de fermentação, que de maneira natural pode levar entre 10 horas a cinco dias”, lembra o chef Marcos Bortolozo, da Marbô Bakery. 

De acordo com ele, um dos diferenciais do pão que produz diariamente é a farinha: “Compro toda semana de um pequeno produtor do Paraná a farinha integral utilizada em nossa produção, inclusive para a produção do pão 100% integral, que não tem conservantes e dura apenas poucos dias. Ela é armazenada em grãos e moída na hora, sem nenhum processo industrial. A farinha branca orgânica, também vem de Estado”.

Outro diferencial, segundo o chef, é a qualidade da fermentação: "um pão fermentado adequadamente, proporciona melhor bem-estar físico, é melhor digerido e a ação do glúten no organismo tem efeito reduzido. Há muitos clientes que relatam não ter mais sintomas como azia, sensação de estar empanzinamento, além de se sentirem satisfeitos apenas com uma fatia. O verdadeiro pão é composto apenas por farinha, água e fermento natural”, enfatiza.
Para a saúde, o consumo de pães orgânicos é benéfico porque tem maior teor de nutrientes. Segundo a nutricionista Jenifer Partika, do Hospital Santa Cruz, a diferença entre consumir alimentos orgânicos de não orgânicos está principalmente na quantidade de minerais e vitaminas encontrados. O pão orgânico é um dos exemplos de alimentos saudáveis do cardápio diário das pessoas. Uma pesquisa divulgada recentemente pela Euromonitor apontou que a venda de alimentos naturais e orgânicos cresceu 98% nos últimos cinco anos e que o Brasil é o quarto mercado de produtos saudáveis no mundo.

Entre os benefícios do pão orgânico podemos destacar:

1 – Tem maior teor de nutrientes
2 – Possui maior teor de substâncias antioxidantes
3 – Tem mais sabor e aroma
4 - Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas.
5 - Incentiva pequenos produtores (a farinha utilizada por Bortolozo vem de um produtor de Palmeira)

Tags: pão orgânico Curitiba, gastronomia saudável, Marbô Bakery

Sobre a marca

Instalada na histórica Residência Belotti, no centro de Curitiba, a Marbô Bakery, inspirada no estilo de padarias californianas e europeias, desenvolve, pelas mãos do chef empreendedor Marcos Bortolozo, receitas com produtos selecionados, preparação artesanal e orgânica, buscando a gastronomia regional de origem.

Com o propósito de uma cozinha saudável e funcional, há quase um ano, a Marbô oferece opções de pratos para brunch, almoço, coffe break e jantar. Diariamente são produzidos os melhores pães orgânicos de Curitiba, com fermentação natural e sem conservantes.

Atualmente, a Marbô está em processo de expansão, aumentando sua produção de pães ao estilo slow bakery e, também, a capacidade de atendimento. Projetos definidos para o primeiro trimestre de 2016.


Instagram: @marbobakery

Fonte: Blog Comportamento Saudável Acesse: http://comportamentosaudavel.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails