18/10/2016

* 2016 - Dia Nacional do Estivador

O Dia Nacional do Estivador é comemorado anualmente em 18 de outubro. Esta data celebra a atividade do profissional responsável por descarregar as cargas dos navios, organizar nos portos e vice-versa. A profissão de estivador existe no Brasil há séculos, surgindo desde a abertura do primeiro porto no país.

Origem do Dia do Estivador

Diferentemente dos demais trabalhadores portuários, que comemoram o seu dia em 28 de janeiro, o Dia do Estivador é festejado em 18 de outubro em memória da abertura dos portos brasileiros para as nações amigas, por D. João VI. Não há um relato concreto sobre a origem desta data, mas teria surgido a partir de uma decisão tomada por iniciativa da Federação Nacional de Estivadores.
Um grande marco para os estivadores foi a modernização dos Portos Brasileiros, em 1993 (lei nº 8.630/93), pelo presidente Itamar Franco, fazendo com que o profissional deixasse de desempenhar funções apenas braçais, mas também a necessidade de possuir formação específica para lidar com as novas tecnologias implantadas. http://www.calendarr.com/brasil/dia-do-estivador/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails