02/01/2017

* 2017 - Dia do Médico Sanitárista

A Interne lembra que este profissional verifica, analisa e pesquisa a saúde pública e propõe alternativas para que medidas na área sejam tomadas. Hoje, 02 de janeiro, se comemora o Dia do Médico Sanitarista. A Interne Soluções em Saúde vem lembrar que estes profissionais analisam a saúde pública local, categorizando os problemas em ordem de prioridades, propondo soluções e alternativas e até estimam os recursos necessários para que as medidas propostas possam ser executadas.  Os médicos sanitaristas associam seus conhecimentos de medicina aos de saúde pública e atuam nos níveis local, regional ou central e são de suma importância para melhorar a qualidade do serviço de saúde. A saúde é definida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças". Portanto, a Saúde Pública se refere à saúde como um fenômeno social de interesse público, englobando, entre outros: Higiene, Medicina Preventiva, Medicina Comunitária nas seguintes dimensões:

- estado de saúde da população, as condições de saúde de grupos populacionais;
- estado de saúde do ponto de vista epidemiológico;
- estado de saúde dos pontos de vista demográfico, sócio - econômico e cultural;
- o serviço de saúde, a formulação e implementação de políticas de saúde.
A saúde pública age a partir da visão do Estado nas distintas organizações sociais, aplicando conhecimento para o controle de doenças graves na população através das ações de vigilância e intervenções por parte dos níveis de governo, sem se confundir com o conceito mais amplo de saúde coletiva. A especialidade de sanitarista passou por inúmeras transformações ao longo da história. Atualmente, insere-se na área de conhecimento denominada de Saúde Coletiva e se caracteriza por ser multiprofissional e interdisciplinar. Os sanitaristas mais famosos do Brasil foram Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, que se destacaram não só pelas grandes pesquisas cientificas que realizaram, mas principalmente pelo impacto social que elas tiveram.

Fonte de pesquisa: http://www.bio.fiocruz.br/
http://www.interne.com.br/novidades/index.php?option=com_content&view=article&id=5626:comemora-se-hoje-o-dia-do-medico-sanitarista&catid=6:datas-comemorativas

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails