26/07/2018

* 2018 - Dia do arqueólogo

No dia 26 de julho, é comemorado o Dia do Arqueólogo no Brasil. Com um mercado crescente, a arqueologia pode ser um caminho interessante para quem está em dúvida na escolha da profissão. Segundo Gilson Rambelli, professor do departamento de arqueologia da Universidade Federal de Sergipe e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Arqueologia, o trabalho “une o útil ao agradável”. Agradável para quem gosta de estudar história, desenvolvimento da cultura e das sociedades; e útil por oferecer boas oportunidades financeiras. Atualmente, oito instituições de todas as regiões do País oferecem bacharelado em arqueologia. O arqueólogo é o profissional que estuda a sociedade por meio da cultura material. “Se, depois de alguns anos, encontrarem um diário em que eu dizia que só comia chocolate suíço e tomava bebidas caras, isso pode ser desmentido, caso um estudo arqueológico mostre que na minha casa só havia restos de pão e água”, exemplifica o professor.
Desde 2002, uma portaria do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estabelece que, junto aos estudos ambientais, as obras realizadas no Brasil precisam apresentar também uma análise de impacto arqueológico. Para isso, é preciso que um profissional avalie as possibilidade da região afetada possuir um sítio arqueológico e, confirmando a hipótese, faça o trabalho de preservação do material histórico.

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/dia-do-arqueologo-mercado-se-expande-para-a-profissao-arqueologia,09ab303d6b06ec79948bf60b89633183drqzRCRD.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails