20/07/2018

* 2018 - Dia Nacional do Biscoito



O Dia Nacional do Biscoito é celebrado anualmente em 20 de julho. O alimento é feito de farinha, água, sal (ou açúcar) e pode ainda ser recheado ou não. Diante dessa definição tão simples, não estranhamos o fato do mercado brasileiro contar com cerca de 200 tipos de biscoitos. A origem é imemorial, pois acredita-se que os homens primitivos já esmagavam grãos e os misturavam com água. Pesquisas indicam que o biscoito já era preparado no Antigo Egito e na Pérsia.

Etimologia

A palavra biscoito vem do latim: "bis", duas e "coctus", cozido e significa "cozido duas vezes", numa alusão ao processo de fabricação. O vocábulo passou para a língua portuguesa pelo francês, "bescuit". Já a palavra bolacha, que também é usada para designar este alimento, vem do vocábulo em latim "bulla" - bola - e do sufixo "acha".
Dia Nacional do Biscoito
Biscoito ou Bolacha?
No Brasil há uma polêmica em torno do nome "certo" para este alimento: biscoito ou bolacha? Para a indústria alimentícia, o nome consagrado é biscoito. Na verdade, não existe diferença, pois ambos designam a mesma coisa. Como todos os idiomas, há diferenças de vocabulário regionais. Assim, em certas partes do país se diz "biscoito" e outras, "bolacha".
Em Portugal, a palavra biscoito denominava o alimento servido aos marinheiros que participavam das travessias oceânicas. Por isso, esta palavra é considerada antiquada e se diz modernamente bolacha. No Brasil há estados que designam como "biscoito", aqueles feitos com a massa fina, mais caros e utilizados para chás, equivalentes ao "biscuit" do inglês britânico. Ainda existem pessoas que afirmam que "biscoito" seria somente o feito com polvilho.
Vemos que a discussão está longe de acabar...
Curiosidades
A disputa em torno do nome "certo" rendeu um quadro humorístico no programa Zorra Total e um funk cantado pela vlogueira "Jout Jout".
Calcula-se que 110,3 milhões de pessoas no Brasil utilizem "bolacha", enquanto que cerca de 99,1 milhões prefiram o termo "biscoito".
https://www.calendarr.com/brasil/dia-nacional-do-biscoito/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails