07/03/2021

* 2021 - Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica.

 

No dia 7 de março, na véspera do Dia Internacional da Mulher, assinala-se o Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica. 

A 28 de fevereiro de 2019, o Conselho de Ministros aprovou o Decreto n.º 8/2019 de 6 de março, que declarou o dia 7 de março como Dia de Luto Nacional pelas Vítimas de Violência Doméstica, como forma de prestar tributo às vítimas deste flagelo social e às suas famílias.

O número de mulheres mortas em casos de violência doméstica tem aumentado ao longo dos anos, constituindo uma realidade social intolerável. Existem cada vez mais, mulheres que continuam a sofrer situações de violência nas relações de intimidade, em que os filhos também são vítimas, e que necessitam que o sistema funcione, quer em termos de não arquivamento das suas denúncias, quer de medidas de proteção e de condenação efetiva dos agressores. 

Na maioria dos casos, sentimentos de culpa, medo, vergonha e dependência financeira impedem as vítimas de procurar ajuda e de quebrarem o vínculo com o agressor. Neste sentido, urge, mais do que nunca, ampliar e amplificar os mecanismos de apoio às vítimas, transmitir-lhes sentimentos de segurança, de forma a que consigam sair da situação em que se encontram. 

No combate a este flagelo social, é fundamental a consciencialização desta tragédia, sendo que, este Dia serve para levar a uma maior mobilização nacional, homenageando e prestando um tributo às vítimas e às suas famílias. 

Rede Social do Município de Trancoso

https://www.cm-trancoso.pt/evento/dia-de-luto-nacional-pelas-vitimas-de-violencia-domestica/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails