23/01/2008

* 2008 - INAUGURAÇÃO DA NOVA UNIDADE DA CASA BRASIL

Como representante do CMI - Conselho Municipal dos Idosos de Blumenau, e assistente social da ABLUDEF , recebi convite para representar as entidades na inauguração da Unidade do Projeto Casa Brasil, hoje dia 23 de janeiro de 2008, as 19 hs, na sede da Secretaria Distrital do Grande Garcia, sito a Rua Progresso, 167 no Bairro Progresso.
CASA BRASIL é um projeto interministerial do Governo Federal, apoiado por órgãos públicos, bancos e empresas estatais tendo com objetivo principal ampliar a inclusão digital, a cidadania, a cultura e o lazer às comunidades locais.
Neste espaço começará a funcionar :
TELECENTROS: são espaços de inclusão digital e social que visam universalizar o acesso público, livre e gratuito aos meios, ferramentas, conteúdos e saberes através das tecnologias da informação e da comunicação.O acesso à internet para um Telecentro é tão importante quanto os livros para uma biblioteca.O telecentro, faz o papel de uma biblioteca pública , de uma sala de aula, dando oportunidade aos jovens pesquisarem a historia de sua cidade, seu bairro, sua comunidade dando apoio às pessoas que hoje não têm recursos para comprar um computador.
AUDITÓRIO sala com espaço para, no mínimo, 50 assentos, equipamentos para áudio e vídeo com caixas acústicas, tela de apresentação e canhão de projeção de imagens. Servirá para reuniões da comunidade, apresentação de palestras, filmes e demais usos adequados a um auditório de pequeno / médio porte.
SALA DE LEITURA Neste espaço serão organizada rodas de leitura visando incentivar este hábito. Também haverá a organização de encontros de poesias, leituras dramáticas de peças teatrais e textos escolhidos pelos educadores locais.
ESPAÇO MULTIMÍDIA (para o meio do Ano) Esse espaço visa, não apenas a eficácia social e cultural, mas também a sustentabilidade e o estimulo de visões criticas sobre cultura, trabalho, produção de conteúdo e gestão da própria vida. Uma oficina é composta por membros que promovem a identificação do grupo com uma tarefa criativa dentro de uma dinâmica emergente de aglutinação por interesse. Cada uma das oficinas deve ser alocada em um espaço/laboratório. O projeto concebe a existência de 8 (oito) oficinas. São elas:
-Auditório (Oficina Social);
-Oficina de Texto;
-Laboratório Gráfico;
-Laboratório de Vídeo;
-Laboratório de Áudio;
-Laboratório de Rádio;
-Laboratório de Reciclagem;
-Laboratório Hacker.
LABORATORIO DE INFORMATICA E LABORATORIO DE DIVULGAÇÃO DA CIENCIA
O PROJETO CASA BRASIL propõe dois tipos de laboratórios:
Laboratório de Informática (montagem e manutenção de equipamentos de informática);
Laboratório de Divulgação da Ciência.
O Laboratório de Informática ensina a montagem e manutenção de equipamentos de informática com a função de oferecer à população a possibilidade de conhecer o funcionamento eletro-eletrônico dos equipamentos de informática (hardware), aprofundando o processo de inclusão digital e preparando os jovens para o mercado de trabalho.
O Laboratório de Divulgação da Ciência são espaços destinados à popularização e disseminação da ciência em todo o território nacional, e possuem a missão de divulgar a ciência através da técnica, da cultura e da arte.
OFICINA DE RÁDIO

Oficina de Rádio é um tipo especial de emissora de rádio FM, operada em baixa potencia e de cobertura restrita, criada para propiciar informação, cultura, entretenimento e lazer às comunidades.
Ao ver concluída mais uma unidade da CASA BRASIL , acredito que o deficiente físico ao ter acesso a internet, terá mais facilidade em adentrar ao mercado de trabalho, no momento que este tenha acesso à informação, à cultura, ao lazer e à pesquisa.
O Decreto nº 5.296 (decreto de acessibilidade), garante a inclusão social de pessoas com deficiência as atividades de sua comunidade. De acordo com a legislação do Ministério do Trabalho, empresas com mais de 1 mil funcionários são obrigadas a ter pelo menos 5% de deficientes em seu quadro de funcionários. Há, inclusive, multa de R$ 5 mil prevista para cada funcionário deficiente que as companhias deixarem de contratar. Mas, na prática, a lei é pouco aplicada. Fazer valer a lei já é um bom começo para mudar esse quadro.
Conforme dados da ONU, há cerca de 650 milhões de portadores de deficiência no mundo , aproximadamente 10% da população mundial, (80%) dos deficientes vive nos países em desenvolvimento, 20% das pessoas mais pobres do mundo têm deficiências. A sua marginalidade se reflete nas crianças, onde 90% dessas crianças com deficiências não freqüentam a escola.
CASA BRASIL - Atendimento começa dia 28, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. O acesso livre será de 28 de janeiro a 15 de fevereiro. Informações pelo telefone: 3326-6007 ou no endereço: Rua Progresso, 167, Distrito do Garcia.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails