09/08/2008

* 2008 - SUPERAÇÃO SOBRE RODAS BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

HISTORIA DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

Basquete em cadeira de rodas é um desporto praticado por indivíduos portadores de deficiências. É baseado no basquete, mas com algumas adaptações para refletir a presença da cadeira de rodas e para harmonizar os diferentes níveis de deficiência dos jogadores. Em 1944,Ludwig Guttman através de um programa de reabilitação no Stoke Mandeville Hospital , na Inglaterra, adaptou os desportos existentes para a utilização de cadeiras de rodas.

O basquete em cadeira de rodas foi criado nos Estados Unidos pelos veteranos da II Guerra Mundial em 1945, no entanto não existe nenhum registro por escrito que confirme esta data. O primeiro registro que se tem é de 6 de dezembro de 1946, quando foi publicado um artigo em um jornal americano comentando sobre os acontecimentos em uma partida de BCR (STROHKENDL, 1996). Portanto o primeiro registro de BCR foi encontrado na divisão da PVA de New England em1946. Durante este mesmo período, surgia na Inglaterra o BCR como prática esportiva terapêutica. Dr.Guttmann, responsável pela direção do centro de lesados medulares no Hospital Stoke Mandeville, foi um defensor das práticas esportivas como atividade auxiliar no processo de reabilitação.

O primeiro jogo de basquete em cadeira de rodas ocorreu em 1946 nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial surgiu um grande número de pessoas portadoras de seqüelas traumato-ortopédicas e neurológicas. Nos hospitais, a Paralysed Veterans of América (PVA) começou a desenvolver atividades esportivo-recreativas.Portanto, os jogadores eram, basicamente, ex-soldados do exército estadunidense, feridos durante a 2ª Guerra Mundial. As mulheres vieram a disputar sua primeira Paraolimpíada apenas em Tel Aviv-68.

Em 1948 foi realizado o primeiro campeonato nacional de BCR da PVA nos Estados Unidos. Foi também neste ano que se formou primeira equipe de BCR com cidadãos americanos que não eram militares ou veteranos de guerra. A equipe chamava-se Kansas City Wheelchair Bulldozers.

As cadeiras de rodas de jogo são diferentes e especiais em relação as que são utilizada diariamente para locomoção do deficiente físico. A tecnologia tem evoluído muito nos últimos anos, as cadeiras de rodas para o basquete são de alumínio com design diferenciado e fabricadas sob medida para seus usuários, procurando sempre contribuir e somar as habilidades desenvolvidas em treino aos atletas.

As características das cadeiras de rodas deverão seguir o padrão definido pela federação internacional como forma de garantir segurança e competitividade.

HISTÓRIA DO BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS NO BRASIL

O Basquete em Cadeira de Rodas foi à primeira modalidade a ser praticada no Brasil. O pioneiro nesta modalidade foi Sérgio Del Grande. Em 1951, ele sofreu um acidente durante uma partida de Futebol, e ficou paraplégico. Os médicos recomendaram a ele que viajasse para buscar tratamento nos Estados Unidos. Naquele país, Sérgio percebeu o quanto era dado valor para a prática esportiva associada ao processo de reabilitação. Em meados da década de 50, Del Grande voltou para o Brasil, trazendo consigo uma cadeira de rodas especial para a prática do Basquete. Ele fundou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo e procurou incentivar outras pessoas com deficiência a praticar a modalidade, através de exibições.

Em 1959, a equipe do Clube dos Paraplégicos de São Paulo viajou para a Argentina para disputar duas partidas contra a seleção daquele país. Venceram os dois jogos, um realizado em Buenos Aires e outro em Mar Del Plata. Em função da receptividade desta modalidade, Robson funda no Rio de Janeiro o Clube do Otimismo e Del Grande funda em São Paulo o Clube dos Paraplégicos em 28 de julho de 1958 .

O basquete em cadeira de rodas foi à primeira modalidade paraolímpica a ser praticada no Brasil.Sua introdução no País começou em 1957, mas só foi concretizada no ano seguinte. O primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas entre equipes brasileiras ocorreu em um confronto entre paulistas e cariocas, no Ginásio do Maracanãzinho (RJ). Os paulistas venceram. Nos anos de 1960 e 1961, mais dois confrontos ocorreram, sendo dessa vez a equipe carioca vencedora.

SUPERAÇÃO SOBRE RODAS BASQUETE EM CADEIRA DE RODAS

Equipe de basquete em cadeira de rodas da ABLUDEF de Blumenau
1º Wagner Vieira – professor técnico
2º José Anacleto de Souza
3º Maike S. Tarmoswski
4º Nilson Correia
5º Marcio Allegri
6º Evelton Zeretzke
7º Ilson Carlos Borges
8º Alexandre Massermann
9º José Carlos de Araujo
10º Alairton José Cristovão
11º Guido Adilson Braatz

A presidenta Maria Helena Mabba da ABLUDEF entregou no dia 08 de agosto de 2008 , ao diretor de esporte da entidade o senhor Alairton José Cristovão, material esportivo para a equipe de basquete SUPERAÇÃO SOBRE RODAS. Além das cadeiras, receberam uniformes e bolas para treinos.

Maria Helena Mabba presidenta da Abludef, esteve presente na montagem das cadeiras de rodas, designando cada uma para o respectivo dono, pois todas são feitas com a medida do atleta, e suas peculiaridades.
As cadeiras são consideradas extensão do próprio corpo do jogador, observou-se os detalhes na sua fabricação para que não permita que fique nem muito larga nem muito justa, o que poderia limitar os movimentos do atleta. Neste momento, é fundamental observar suas limitações físicas e as possíveis características dos jogadores, como altura, peso e tipo de lesão medular.
A equipe de basquete Superação sobre rodas irá participar do 4º PARAJASC em Concórdia nos dias 25 á 29 de agosto de 2008, representando Blumenau.
Foto 01: Camiseta para jogos
Alaírton , posou para foto com o novo uniforme que a equipe recebeu das mãos da presidenta. Na oportunidade o diretor de esporte enalteceu o apoio especial que recebeu da entidade ao serem incluídos no projeto de esporte da mesma.

Foto 02: camiseta de passeio

Foto 03: Uniforme completo e bolas de basquete

A Prática da Atividade Física além de estimular a autonomia e a independência, bem como prevenir doenças secundárias, resulta nos seguintes benefícios:

Nível Motor:

Desenvolve: Velocidade, Agilidade, Força, Equilíbrio,Coordenação, Ritmo, flexibilidade , Capacidades cardiorespiratórias (aeróbia e anaeróbia)
Nível Cognitivo:
Desenvolve: Raciocínio, Atenção, Melhora a percepção espaço-temporal , Aumenta o poder de concentração.
Nível Afetivo:
Favorece: Sociabilização, Espírito de luta , Controle da ansiedade , Auto-estima.
Arquivos e fotos : Wikipédia , www.cpb.org.br/modalidades, Trechos adquiridos do livro Basquetebol em Cadeira de Rodas Autores: Ana Maria Fonseca Teixeira e Sônia Maria Ribeiro Brasília – DF - 2006 e Dalva Day (assistente Social da Abludef)

Um comentário:

Adriana Baroni disse...

Bom dia,
Sou coordenadora de uma ONG - Centro de Vida Independente de Maringá, CVI, e estou entrando em contato porque vi através do site que praticam o Basquete em Cadeiras de Rodas.
Estamos programando um evento onde o foco é a divulgação desse esporte na cidade de Maringá.
Não temos equipe, mas existe na Universidade um grupo que pratica.
Poderiamos promover um jogo, com uma palestras onde seriam dadas explicações sobre as regras do esporte.
Para tanto, solicito saber da disponibilidade de virem para Maringá - PR, a principio marcado para 20 de Junho, e se alem da hospedagem, transporte e alimentação, o que mais teriamos de custo.

Aguardo contato

Grata

Adriana Baroni

Related Posts with Thumbnails