11/01/2009

* 2009 - FÉRIAS NA CAPITAL

FLORIANÓPOLIS

Foto: Mercado Público , trânsito na Avenida Beira mar , Ponte Hercilio Luz e Natal no Shopping Iguatemi Florianópolis
Florianópolis tinha antigamente o nome de Nossa Senhora do Desterro e, em 1893, assume a condição de capital catarinense e passa a ser denominada de Florianópolis.
O nome Florianópolis é em homenagem ao marechal Floriano Peixoto, e ainda hoje é renegado por alguns habitantes devido à ordem de fuzilamento, na Ilha de Anhatomirim, de diversas personalidades que foram consideradas "inimigas da República”, durante a Revolução Federalista.
A capital Catarinense é carinhosamente chamada de Floripa , e detém um dos melhores índices de renda per capita e está entre as capitais que mais recebem turistas, principalmente no verão quando, além dos gaúchos, paulistas e paranaenses que afluem em massa, acolhe muitos turistas do Mercosul – argentinos, uruguaios, paraguaios.
Florianópolis, é considerada a única capital do Brasil localizada em uma ilha, a Ilha de Santa Catarina, e é uma das cidades de maior qualidade de vida do Brasil. É cercada por mais de 100 praias paradisíacas e diversas reservas naturais. Considerada o paraíso do surfe brasileiro, atrai milhares de turistas jovens todos os anos, embora o turismo da terceira idade também seja muito significativo.
A população é de aproximadamente 300.000 habitantes e a cidade tem 97% de sua área total na Ilha de Santa Catarina e 3% no continente. A ligação entre a ilha e o continente é feita através de três pontes, Hercílo Luz, Colombo Sales e Pedro Ivo Campos.
CIDADE DE SÃO JOSÉ

Foto: Paisagem natural de São José, Casarão Antigo (Theatro Municipal - 1854) e natal no shopping Itaguaçu

São José é a quarta cidade mais antiga de Santa Catarina (também a quarta maior população, atrás, apenas, de Joinville, Florianópolis e Blumenau).

Tem cerca de 200 mil (2008) habitantes ,a maioria da população é de ascendência açoriana, mas existem também os descendentes de alemães, polacos, espanhóis.

PRAIA DE CANASVIEIRAS

Foto: Praia e comércio de Canasvieiras

Canasvieiras Localiza-se ao norte da ilha de Florianópolis. A origem do nome Canasvieiras deve-se ao Sr. Vieira, que antigamente possuía uma plantação de cana-de-açúcar, na localidade. É uma das praias mais visitadas pelos turistas argentinos, devido ao mar tranqüilo e à vida noturna.

O mar de Canasvieiras é calmo e quente, uma delicia. O comércio tem muita diversidade de produtos, ao gosto do brasileiro e dos turistas, principalmente argentinos.

A Praia de Canasvieiras é o mais antigo balneário de Santa Catarina. O uso como balneário veio a partir do início do século XX e, num rápido crescimento, tornou-se, em nossos dias, um dos principais pólos balneários do Sul do Brasil.

O maior impulso foi dado pela Prefeitura de Florianópolis, em 1956, quando toda a área foi projetada em lotes e ruas, e colocados os lotes à venda. Local maravilhoso para passar as férias.

Fotos: Dalva e Adalberto Day

Fonte: Wikipédia a enciclopédia livre

Fonte histórica: Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis – 2002 e GeoGuia...

Um comentário:

Sergio Nativo disse...

Que bom ler coisas boas, em especial do interior de Santa Catarina sobre Floripa.
Tenho um blog. Preferencialmente sobre futebol e o Avai, volta e meia abro espaço para nossa cultura e nossos costumes.
http://sergionativo.blogspot.com.br/
Sempre que vier, seja bem vinda!

Related Posts with Thumbnails