20/03/2011

* 2011 – REUNIÃO DOS GRUPOS AUTONOMOS DA TERCEIRA IDADE

No dia 11 de março ás 14 horas, aconteceu a primeira reunião dos grupos autônomos da terceira idade, na sede do pró-idosos. A assistente social Dalva Day representante do GRUPO DA MELHOR IDADE da ABLUDEF esteve presente. Foi realizado toda a reunião embasado na “ORDEM DO DIA", sendo que o primeiro item da pauta a diretora Sra: Leila Menestrina leu a mensagem de boas vindas “ Nenhum trabalho é particularmente difícil se for dividido em pequenas tarefas”...Henry Ford. Em seguida falou sobre a semana da quaresma para os cristãos, sobre a penitencia que pode ser feita de várias maneiras e uma delas é saber dar o perdão a quem nos ofendeu.
Leila fez uma retrospectiva dos trabalhos que atuam junto aos idosos, o quando a faz feliz, pois desde mês de abril de 2010 está a frente da pró-família a convite da senhora Patrícia Loch Kleinubing.
Na sequencia da ordem do dia, foi convidada para palestrar a Drª Maria do Carmo que atualmente está clinicando no pró-idoso. O titulo de sua palestra é “Empoderamento da Mulher e da mulher idosa”, falou do poder que a idosa tem neste século. Do medo que muitas idosas ainda tem de se impor. Hoje a idosa tem direito garantido de denunciar maus tratos tanto do companheiro quanto dos filhos. Muitas ainda sofrem da violência biológica. O idoso quando vai para casa dos filhos tem a perda do empoderamento, pois os filhos, noras etc tiram o seu direito de decidir e eles muitas vezes deixam acontecer para terem o direito de conviver na família. Colocou que devida as enxurradas que esta acontecendo em Blumenau nesta semana, não pode se preparar como gostaria para palestrar, pois estava vindo de uma visita domiciliar onde estava em risco a vida de uma idosa. Atualmente tem atendimento no AGG do Bairro Escola Agrícola e esta clinicando no pro - idoso três dias da semana a tarde , 2ª, 4ª e 6ª feira com agendamento prévio. Somente atendimento clínicos a exemplo de refazer a receita do tipo de remédios controlados, mas os exames que são feito na policlínica continua no sistema SISREG.

A coordenadora dos Grupos de Idosos a senhora Maria Janete pediu que as coordenadoras dos grupos autônomos de idosos agenda-se para participar do V Jogos do Município para a 3ª idade.
O pró-idosos esta disponibilizando cursos para os idosos que estão em grupos dos bairros da cidade, esses poderão também participar das oficinas do centro. Atualmente tem vagas para cerâmica – dança sênior – teclado – violino – violão.
Também ficou definido as viagem para os grupos de idosos que pertence aos Grupos de bairros. Foi colocado 5 sugestões para os grupos definirem :

( ) Festa das Flores em Joinville 11 a 16 de novembro

( ) Festa Pertutti em Ascurra , 12;13 e 14 de agosto

( ) Parque Aquático com variedades de atrações, jogos, bailes, almoço, passeios na natureza

( ) Outra sugestão baseada em km média de 200 km ida e volta

( ) Lanche : café, cuca, salgadinho, sanduiche, bolo de queijo e rosca

Prazo para entregar a ficha até o dia 19 de abril, pois terão que organizar as viagem com antecedência.
Em seguida a senhora Patrícia convidou a todos para confraternizarem na sala de lanche, regada de deliciosas cucas com café e leite.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails