03/02/2013

* 2013 - BRINCADEIRAS INFANTIL COM A LETRA G

GATO MIA
As mesma regra da Cabra Cega, porém, quem for pego deverá miar, ao invés de ser apalpado. A brincadeira do gato mia diverte bastante as crianças, o negócio é bastante simples, basta escolher entre os amigos um para ficar vendado, o ambiente propício é um local escuro e fechado, pois o espaço precisa ser limitado. Todos os outros devem se esconder e a criança vendada deve tentar achá-los em meio a escuridão total, ao encostar em um dos participantes é necessário que o vendado advinhe quem é o individuo, nesse momento em que é pego deve dizer “gato mia”, assim é possível identificá-lo pela voz, é diversão garantida. Vale também falar coisas engraçadas e fazer com que todos deem risadas e falem quando esse som é emitido fica ainda mais fácil identificar quem é quem. Se quem procura conhece bem os amigos e é capaz de distingui-los pela voz mata a brincadeira na hora. O mais esperto vence. A dica mais importante é se manter quieto o maior tempo possível, dessa forma você será, provavelmente um dos últimos a ser encontrado, mas se não der para evitar a risada e na hora de dizer o “gato mia” disfarce a voz. Muitas crianças possuem a audição muito aguçada e são capazes de memorizar os sons com facilidade, essas tem probabilidade de saírem vencedoras, pois sem mantêm em silêncio e esperam a hora certa de dar o bote. Objetivo: O objetivo da brincadeira o gato mia é que o vendado adivinhe que deu o miado, caso isso aconteça essa pessoa passa a ser quem procura. Mas também se houver um erro tudo volta do começo e os participantes se remanejam de lugar.  Para dar mais emoção é interessante trocar de ambiente a cada rodada, assim ninguém consegue marcar os lugares que os outros se esconderam, o que aumenta o grau de dificuldade. 
GEOGRAFIA
Faixa etária  Acima de 7 anos
Local   Parque, Salão de Festas, Dentro de casa, Condomínio, Quintal
Estimular  Linguagem, Raciocínio lógico, Memória
Participantes  4+
Como brincar
Os jogadores se sentam em roda ou em fila. O primeiro jogador começa falando o nome de uma cidade, província, estado ou país. O participante seguinte deve falar o nome de outro lugar que comece com a última letra da palavra dita pelo primeiro e assim sucessivamente.
Por exemplo: se a primeira pessoa disser “Brasil”, a segunda poderá dizer “Londres”, a terceira “São Paulo”, etc.
O jogador que errar será eliminado e vence quem ficar por último. Use dicionários e mapas para ajudar a tirar dúvidas de ortografia e sobre a existência dos lugares.
Dica: para deixar o jogo mais emocionante, determine um tempo curto para as respostas – 30 segundos, por exemplo.
GINCANA
Faixa etária  Acima de 6 anos
Local Praça, Condomínio, Salão de Festas, Parque, Dentro de casa
Estimular Atenção, Cooperação, Criatividade, Estratégia, Socialização
Participantes  10+
Material Depende das brincadeiras escolhidas
Como brincar : Uma maneira diferente para propor a participação em brincadeiras de rua e salão de festas é organizando uma disputa reunindo várias delas. Divida as crianças em equipes de números iguais e monte uma sequência de jogos como dança das cadeiras, dança da laranja, mímica. Nem todos os integrantes precisam participar de todas as provas: quem não participar estimula os outros companheiros na torcida. A equipe campeã será a que conseguir vencer mais provas. Dica: monte pompons para distinguir um time do outro e prepare um prêmio para a equipe campeã. 
Brincadeiras infantis: 100 tipos de brincadeiras para crianças - iG
delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
Brincadeiras Antigas para Crianças
sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
aplicandooludico.blogspot.com/2009/07/brincar-de-roda.html

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails