17/02/2013

* 2013 BRINCADEIRAS INFANTIL COM A LETRA O


O MESTRE MANDOU
Faixa etária  Acima de 4 anos
Local Condomínio, Praia, Quintal, Salão de Festas, Quadra de esportes, Calçada
Estimular Concentração, Imaginação, Coordenação motora, Agilidade, Atenção, Linguagem corporal
Participantes  3+
Como brincar: Um dos participantes é encarregado de ser o mestre e ficará a frente dos outros jogadores. Ele dará as ordens e todos os seguidores deverão cumpri-las desde que sejam precedidas das palavras de ordem: “O mestre mandou” ou “Macaco Simão mandou”As ordens que não começarem com essas palavras não devem ser obedecidas. Por isso, esse é um jogo que exige bastante atenção, uma vez que será eliminado aquele que não cumprir as ordens ou cumprir as ordens sem as palavras de comando. A diversão está na dificuldade das tarefas dadas pelo chefe, que pode pedir, por exemplo, que os seguidores tragam objetos de determinada cor ou façam uma sequência de atividades de uma vez só, como: “O mestre mandou... pular de um pé só mostrando a língua, girando e batendo palma!” Esta brincadeira também se chama...Meu mestre mandou, seu mestre mandou, Macaco Simão.
ONDE ESTÁ?
Faixa etária  Até 1 ano
Local Dentro de casa
Estimular Linguagem
Participantes  2+
Como brincar: Com a criança no colo ou bem próxima a ela a mãe faz perguntas sobre onde estão as partes do corpo da criança. Quando ainda são muito pequenas, a própria mãe deve fazer a pergunta e respondê-la tocando na parte do corpo do bebê. Conforme ficarem maiores, estimule-as a apontar onde estão as partes do corpo. Se forem mais velhas, esconda objetos como brinquedos e peça para que elas procurem. 


ONDE ESTÁ O CHOCALHO?
Material: Um chocalho, uma venda de pano e lenços de papel Preparação: As crianças formam uma roda, sendo uma destacada para ir ao centro e ter os olhos vendados. Para iniciar o jogo, a professora entrega o chocalho, sem fazer ruído, a uma das crianças da roda.
Esta passa a agitá-lo, enquanto a do centro, guiada apenas por tal som, deve descobrir a colega que tem o chocalho. Se acerta recebe palmas e escolhe um companheiro para substituí-la na repetição do jogo. ( No caso de demonstrar dificuldade, a professora, habilmente, procurará ajudá-la, com pistas).


ORDEM
Faixa etária  Acima de 7 anos
Local Quintal, Condomínio, Quadra de esportes
Estimular Agilidade, Equilíbrio, Coordenação motora, Criatividade, Atenção, Linguagem, Sequência
Participantes  2+
Material Uma bola
Como brincar: Nessa brincadeira as crianças ficam de frente para uma parede com uma bola na mão. Cada vez que elas jogam a bola contra a parede devem obedecer as 'ordens' da cantiga. Por exemplo, quando cantam 'ordem! Com um pé só' jogam a bola contra a parede, levantam uma das pernas, pegam a bola outra vez para jogá-la na parede novamente e cumprir outra ordem. Alguns exemplos de ordens: 
Ordem! Em seu lugar.
Ordem! Sem rir.
Ordem! Com um pé só (joga a bola e levanta um pé).
Ordem! Com o outro (joga e levanta o outro pé).
Ordem! Com uma mão (pega a bola só com uma mão).
Ordem! Com a outra (pega a bola com a outra mão).
Ordem! Batendo palmas (joga e bate palmas).
Ordem! Com Pirueta (joga e roda).
Ordem!  Atrás e adiante (joga, bate palmas nas costas e na frente).
Ordem!  Bate-queda (joga, bate palmas e bate no colo).
Ordem! Com perdão (joga e ajoelha).
Durante o jogo a bola não pode cair no chão. Use sua criatividade e invente novas ‘ordens’ durante a brincadeira. Ela ficará mais difícil se as crianças, em duplas e com duas bolas, trocarem as bolas enquanto obedecem as ordens da cantiga. 
Brincadeiras infantis: 100 tipos de brincadeiras para crianças - iG
delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/
Brincadeiras Antigas para Crianças
sites.google.com/site/antigasbrincadeirasinfantis/brincadeiras
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
aplicandooludico.blogspot.com/2009/07/brincar-de-roda.html


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails