17/04/2014

* 2014 - SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

 
A Sexta-Feira Santa, é também chamada de "Sexta Feira da Paixão", e é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram da crucificação de Cristo na cruz. A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa. No Domingo de Páscoa os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo.
TRADIÇÕES DE SEXTA-FEIRA SANTA
Nesta data ocorrem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer. Procissões e reconstituições da Via Sacra são alguns do rituais mais difundidos. É comum que os Católicos façam promessas nesse dia, além de deixar de comer seu alimento preferido, ou até mesmo deixar de fazer coisas que gosta muito nesse dia, como penitência.
ORIGEM DA SEXTA-FEIRA SANTA 
Segundo os cristãos, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, de acordo com o calendário hebraico. A tradição acredita ser este o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo. 
SIGNIFICADO DA SEXTA-FEIRA SANTA  
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, ao dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Essa tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo.
TAPETES DECORADOS
Uma das mais belas tradições da Semana Santa e Páscoa no Brasil, é a decoração de ruas para a procissão de domingo. Muitas cidades fazem-no no Corpus Christi, mas, em Ouro Preto, por exemplo, as pessoas criam tapetes coloridos com aparas de madeira, farinha, café, flores e outros elementos, antes de domingo por onde irá passar a procissão. Decorações próprias são usadas na Páscoa e o país fica todo decorado. Cada rua e casa é decorada para celebrar o dia em que Jesus ressuscitou.  
SIGNIFICADO DA CERIMÔNIA DO "LAVA PÉS"          
Na liturgia católica, o termo lava-pés designa o gesto que se pratica na Quinta-Feira Santa em que o sacerdote, assistido por dois ministros, lava o pé direito de 12 homens, clérigos ou seculares, à imitação e em celebração do que fez Jesus a seus discípulos, na Última Ceia.Muito além da liturgia católica, o lava pés foi o evento que marcou a insistência do Senhor Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, Considerar uns aos outros superiores a si mesmo.
COMER PEIXE NA SEXTA-FEIRA SANTA
O costume de comer peixe na sexta-feira santa, está associado ao fato de Jesus ter repartido este alimento entre o povo faminto. Assim a tradição de não se comer carne com sangue derramado por Cristo em nosso favor. É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor.

FONTE: 
http://www.calendarr.com/brasil/sexta-feira-da-paixao/
http://www.catolicismoromano.com.br/content/view/415/29/
https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080323040210AAw8A7p

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails