08/11/2015

* 2015 - QUAL O SIGNIFICADO DO BUQUÊ DE NOIVA

Buquê é uma palavra de origem francesa e trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva no dia do casamento. A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.
Acredita-se que o surgimento dos buquês tenha sido na Grécia, feito de ervas e grãos, que garantiriam uma união frutífera. Alguns deles levavam uma mistura de alho, para espantar o mau olhado. Já na idade média, comumente as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas, e quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte. 

Na Polônia acreditavam que passar açúcar no buquê, faria com que a esposa se mantivesse doce com seu marido por toda a união.Na Europa, com o surgimento de flores mais exóticas, os arranjos começaram a ser mais sofisticados. E em certa época, quando era impróprio falar com abertura sobre os sentimentos, os buquês passaram a ser escolhidos com base no significado das flores, que seriam o porta voz da noiva. Hoje o buquê é considerado uma peça essencial para completar o look da noiva.
Os modelos são diversos e usa-se muito fazer mistura de flores e cores. Até mesmo, está surgindo como tendência o uso de buquês de botões, pedras, pérolas, tecido. Mas mesmo com tantas opções, o tradicional buquê de flores naturais não perde o espaço e ainda é a grande preferência das noivas. Os modelos mais comuns são: Buquê redondo, cascata e braçada.O buquê é um dos maiores símbolos do casamento. Depois de encontrar o vestido perfeito, a noiva concentra grande parte de sua energia na escolha do buquê dos sonhos.
Por ser um item tão importante, merece uma atenção especial. Antes da decisão, veja o significado das flores e das cores mais usadas nos buquês. O bouquet deve reflectir o estilo da noiva (estatura e fisionomia) e estar em sintonia absoluta e completa com o seu vestido e com a decoração da festa. Se for de estatura baixa não deverá levar um bouquet largo e comprido, ao contrário se for de estatura alta não deverá levar um bouquet muito pequeno. O bouquet é, como sabemos, um dos acessórios mais importante da noiva. Para além do significado que simboliza fertilidade, o lançamento do bouquet faz parte do ritual do casamento. Antes da noiva partir, lança o bouquet às suas amigas solteiras. Segundo a tradição, a amiga que apanha o bouquet, será a próxima a casar.
Há bouquets que ficaram na história pela sua beleza e originalidade. O ramo de D.Letizia de Espanha é um dos mais recentes exemplos: composto por lírios, flores de laranjeira, macieira e espigas.
Existem bouquets de todos os géneros e feitios. Podem ser convencionais, minimalistas, modernos…grandes, pequenos, etc. Embora o bouquet seja, muitas vezes, deixado para os últimos dias, a verdade é que se não for bem escolhido poderá estragar a imagem global da noiva.   
Bouquet: personalidade da noiva e decoração do espaço

Se não tiver ideia do tipo de bouquet que gostaria de levar, lembre-se de que este deve estar em a condizer com a decoração do espaço (igreja e copod’água). O bouquet deve ser escolhido juntamente com o decorador/florista, ser alegre, elegante, e estar em harmonia com a personalidade e o estilo da noiva. Se a noiva for extrovertida, poderá levar um bouquet cheio de cor, original, ousado e divertido. Se, pelo contrário, for tímida, poderá ter um ramo mais discreto, pequeno e convencional.
As mais conservadoras poderão levar ramos de uma só cor, flores do mesmo tamanho e variedade. Há ramos para todo o estilo de noivas: românticas, melancólicas, serias e divertidas. 
Bouquet: estilo e vestido de noiva
O estilo, cor e desenho do vestido de noiva são um dos aspectos mais importantes na elaboração do bouquet. O ramo é um complemento do vestido, e deve por isso estar em sintonia total com o desenho do vestido. Um vestido com cauda e véu caído, pede um ramo em cascata. A cor do vestido também ajuda a definir a cor das flores.
Vestidos bordados pedem bouquets simples. O contrário também é valido. Se o vestido é simples podemos optar por ramos mais elaborados e coloridos. O bouquet deve ter em conta o tom de pele, a cor de cabelo e de olhos da noiva. Embora não existam regras definidas, pois tudo depende do gosto da noiva, poderá optar pelos contrastes ou, pelo contrário, pela harmonia entre os vários tons.
FONTE: 
Texto: Carolina Turini – Hit Eventos Assessoria e Cerimonial Maringá
https://momentocasamento.wordpress.com/2013/05/22/qual-a-historia-e-o-significado-do-buque-de-noiva/

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails