01/11/2015

* 2015 - Quatro dicas para melhorar a postura da coluna

Fonte da matéria: Blog Comportamento Saudável


 Dr Leonardo Eicke (Crefito 112.234-F)
fisioterapeuta, especialista em acupuntura e osteopati
a

Se você não adota uma postura correta no dia a dia, quer seja em casa, no trabalho, no lazer ou durante a prática de atividades como dirigir é bem provável que o mau hábito seja responsável pelo surgimento de desvios anormais na coluna: acentuando as curvas (normais) já existentes, gerando a hiperlordose ou a hipercifose, por exemplo ou tornando as curvaturas pouco evidenciadas (neste caso a coluna é reta).

Dr Leonardo Stahelin Eicke (Crefito 112.234-F), fisioterapeuta, especialista em Acupuntura e Osteopatia, explica que todas as partes do corpo estão interligadas. "Portanto, se você não utiliza uma postura adequada durante suas atividades corriqueiras, todo o seu corpo poderá ser afetado e não, apenas, a coluna", diz.

Estruturas do corpo que podem ser afetadas:


• Coração: implica tendência ao aumento da pressão sanguínea e do colesterol.
• Pulmão: o indivíduo não consegue inflar completamente o pulmão, o que interfere no processo de respiração: ele passa a respirar menos e o próprio sangue se torna pobre em oxigênio, enfraquecendo o organismo.
• Pernas: sentar com postura inadequada, por exemplo, causa má circulação, gerando inchaço nas pernas e nos tornozelos.
• Sentidos: a tensão que a má postura causa acaba prejudicando até mesmo os sentidos, como a visão, por exemplo, afetada por um pescoço muito tensionado que não permite que a cabeça vire facilmente.

Confira 4 dicas para melhorar a postura da coluna:

1 - ATIVIDADES DOMÉSTICAS: Na realização de atividades domésticas, evite trabalhar com o tronco totalmente inclinado se estiver em pé; no ato de passar roupa, a mesa deve ter uma altura suficiente para que a pessoa não se incline, outra dica é utilizar um apoio para os pés alternando-os sempre que houver algum incômodo. Para calçar os sapatos não incline o corpo até o chão, sente-se e traga o pé até o joelho. Ao se elevar um peso acima da altura da cabeça, deve-se apoiar o peso no corpo e subir em uma escada ou banquinho para depositá-lo adequadamente. Ao erguer um peso deve-se abaixar flexionando os joelhos até em baixo sem curvar a coluna, levantar-se transferindo a carga para os músculos das pernas que são mais fortes do que os da coluna, caso seja possível coloque o objeto em um carrinho e empurre.

2 – AO DORMIR: Na hora de dormir também são necessários cuidados como escolher um bom colchão semi-rígido ou de espuma para distribuir bem o peso do corpo, um bom travesseiro e adotar algumas posturas corretas na cama. Se você costuma dormir de barriga para cima utilize um travesseiro em baixo dos joelhos; ao dormir de lado, um travesseiro entre as pernas que devem estar dobradas. Dormir de bruços não é recomendado, mas se você não consegue de outro jeito utilize um travesseiro embaixo da barriga e não da cabeça, diminuindo a curvatura lombar.

3 – AO SENTAR: Sentar corretamente também é muito importante para uma boa postura. Procure manter os pés apoiados no chão; coxas tocando suavemente a maior área possível do assento; evite cruzar as pernas e deixe-as ligeiramente afastadas; a coluna deve ser mantida ereta, de forma a preservar suas curvas naturais (encoste as costas completamente no sofá ou na cadeira, evitando esparramar-se). Manter a coluna ereta é sempre melhor do que deixá-la inclinada em qualquer situação. Adotar uma postura correta para sentar evita dor nas costas e sérias lesões na coluna vertebral. Quando se senta da maneira apropriada há uma distribuição uniforme das pressões sobre os discos intervertebrais e os ligamentos e os músculos trabalham em harmonia, evitando desgastes desnecessários.

4 – AO TRABALHAR: No trabalho também é importante adotar posturas menos prejudiciais no dia a dia. Os braços devem ficar pendidos ao longo do corpo ou os antebraços apoiados na mesa de trabalho. Evite torções de corpo inteiro, levante-se ou use uma cadeira apropriada que gire com facilidade para pegar algo, falar com alguém ou jogar papel no lixo. Caso trabalhe com computador, procure regular a tela de modo que a borda superior fique na altura do olhar para o horizonte, mantenha o queixo paralelo ao chão. Para ler, evite ao máximo ter que baixar a cabeça, se for preciso adquira um suporte de livros.

Hoje há diversos tratamentos no mercado que pode auxiliar quem sofre com problemas como hérnia de disco e precisam promover a descompressão das estruturas intervertebrais da coluna, bem como o fortalecimento específico dos músculos que dão sustentação e estabilização vertebral. "Uma boa opção é o método de Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral (RMA), que nada mais é do que um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de fisioterapia manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica, estabilização vertebral e exercícios de musculação. Todas as técnicas do programa têm evidências cientifica", lembra Dr Leonardo, que é sócio-proprietário da ITC Vertebral de Florianópolis, pioneira em Santa Catarina, no método RMA.

O fisioterapeuta lembra, que para melhorar a postura, o importante é jamais forçar demais. "Apenas, uma parte do corpo, os ossos têm que suportar pesos iguais. Quando você senta, por exemplo, nunca deve apoiar o peso somente em uma perna, deixando a outra solta. É fundamental o aprendizado do não desperdício de energia durante a execução de movimentos ou em posição estática, distribuindo o peso do corpo de forma equilibrada", conclui. 

• Dr Leonardo Stahelin Eicke (Crefito 112.234-F) - Fisioterapeuta, especialista em Acupuntura e Osteopatia. É um estudioso incansável em assuntos que envolvem a saúde da coluna vertebral, procurando sempre se aperfeiçoar em técnicas não cirúrgicas para tratamentos para hérnia de disco e outros males da coluna. É sócio-proprietário da Clínica ITC Vertebral de Florianópolis, pioneira em Santa Catarina, com o sistema ITC Vertebral, que conta com tecnologia americana para tratamento da coluna: RMA - Reconstrução Músculo Articular da Coluna Vertebral. O programa consiste em um tratamento não cirúrgico para hérnia de disco que vem revolucionando a fisioterapia brasileira. Seus resultados positivos já somam mais de 90% dos casos, oferecendo mais qualidade de vida para portadores de lombalgia, cervicalgia, dor ciática, protusão discal, espondilose, artrose, entre outras.

Saiba mais: No Brasil e na Europa mais de 30 mil pacientes foram atendidos com esse revolucionário programa de tratamento, idealizado pelo fisioterapeuta cearense, Helder Montenegro. Em Florianópolis, a Clínica é referência para tratamento de coluna, e já atendeu mais de 600 pacientes entre crianças, adultos e idosos.

Gratuito:

• Acesse o Guia de Postura da Coluna Vertebral
http://issuu.com/fisioterapia_manual/docs/posturas_coluna_fisioterapia

• Guia de Exercícios da Coluna Vertebral
http://issuu.com/fisioterapia_manual/docs/exercicios_coluna_fisioterapia 


• Endereço: A Clínica está localizada à Rua: Osvaldo Rodrigues Cabral, nº 1570 (Avenida Beira-mar Norte), sala 108, Centro - Florianópolis/SC. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 19h (não fecha no horário do almoço). Sábados, apenas com hora marcada.


• Mais informações: (48) 3024-3830 ou (48) 9651-1313 e florianopolis@itcvertebral.com.br. Para conhecer o site, acesse http://www.herniadedisco.com.br e o facebook: https://www.facebook.com/itcfloripa

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails