04/11/2015

*2015 - Jogos que estimulam a criatividade, e atenção dos idosos asilados

 

No dia 04/11/2015, as acadêmicas do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação as senhoras Carla Avila, Creuza Fleck e Patrícia Sandri apresentaram aos idosos da Casa São Simeão uma tarde diferente com diversos jogos pedagógicos. Acrescentaram jogos que estimulou a criatividade, a atenção dos idosos em diversos graus de entendimentos. Participaram 25 idosos dos quais 13 idosos e 12 idosas.

A proposta inicial foi de uma tarde com idosos de ambos os sexos e graus de dependências entre I e II de entendimentos. Foram apresentados, alguns resultados interessantes com relação ao perfil dos idosos asilados na ILPI. Foram valorizados os aspectos individuais dos idosos, seus entendimentos em formar figuras e em interagir com outros idosos por intermédios de jogos. Os idosos participante tinham idades entre 63 anos e  85 anos para o sexo masculino e de 63 anos a 98 anos para o sexo feminino.

Considerando os graus de dificuldades e de perfeição das atividades realizadas. Analiso como muita dificuldade, pois a maioria dos idosos do grupo tem dificuldade de entender o que se é sugerido. Exemplo: dificuldade de audição, medo de errar, antes de fazer algo já reclamam de dificuldades que vão ter, por serem idosos. Mas as acadêmicas foram sensíveis a essa situação e souberam administrar com bastante cautela e perfeição junto aos idosos. Após alguns minutos os idosos sentiram firmeza e logo ficaram entretidos em redor da mesa montando os jogos e conversando sobre eles durante o encontro. Foram apresentados aos idosos uma variedade de jogos como Siladas, Tangram ( importante para os idosos encaixar as peças coloridas jogos de memória com desenhos diversos e Hora do Rush. Os idosos se concentraram para que pudessem fazer o mais certo possível. Idosos que aparentemente não se importavam com o dia a dia, ficaram encantados com os jogos apresentados, mostrando que mesmo que alguns idosos tem graus de demências como Alzheimer e outros fatores relacionado ao déficit de atenção normal na terceira idade, puderam realizar as atividades sem muitas dificuldades, seguindo a orientação das acadêmicas. Todas as 3 acadêmicas estavam muito atentas as necessidades dos idosos e dificuldade deles, mas como profissionais, souberam em alguns casos antecipar e resolver as questões que apareceram sem constrange-los e dando continuidade as atividades. Os materiais que foram trazidos para o grupo, foi deixados na mesa para que o próprio idosos sentisse liberdade de manipular e escolher o que mais lhe agradava. Fazendo com que o idosos tivesse a capacidade  de tomar decisão, independência e dinamismo. Outra visão do grupo de idosos foi percebida a capacidade de querer aprender e compartilhar os jogos com a liderança das acadêmicas. 

Essa nova realidade de longevidade humana atualmente nos faz repensar nas diversas problemáticas acerca da população que envelhece; E nós  faz reportar para a questão de maior conflitos que é a institucionalização de idosos por se tratar de um fenômeno social emergente, principalmente no aspecto que tange à liberdade e a difícil convivência entre asilados.  Por vezes acontecem conflitos dentro do ambiente em que convivem como na hra do almoço, na sala de tv, nos quartos onde dormem e surgem diversas questões, como exemplo; diversos canais de tv, luz acessa, roncos e outros, que quando estamos em nosso lar podemos decidir o que queremos e numa ILPI temos   que saber dialogar, e as decisões devem ser do agrado da maioria.

Os idosos do Asilo reclamam que não possuem divertimentos e sua rotina é tediosa. Também reclamam que o asilo poderia ser mais bonito e atraente. Mas o asilo São Simeão é um dos mais bonitos ILPI da região, possui áreas de lazer amplamente e totalmente arborizadas. Muitas aves como tucano; sábias; saíras que convivem com os idosos. Tem muitos idosos atualmente desprovidos de familiares, e assim possui maior probabilidade de asilamento. No asilo temos pelo menos 50 idosos em situações de abandono, sem famílias e dependem da assistência social do município. O encontro realizado com os idosos da Instituição visitada aponta que os idosos estão aptos a realizarem atividades laborais com acompanhamentos de profissionais e devem ser estimulados constantemente, pois se não houver um comprometimento dos profissionais, o idoso se torna apático e se conforma com sua situação tornando-se idosos sedentários e propicio a doenças relacionadas à situação de inércia. Fazendo uma analise profunda sobre a questão da carência de atividades que poderiam ser realizadas na Instituição em prol da saúde do idoso, colocando-o sob postura mais ativa, criativa e animadora, pensa-se realizar atividades de pelo menos 2 vezes por semana, alternando com atividades físicas para que o idoso não seja um ser inerte.

“No dia a dia de várias instituições para idosos residentes, a sensação que se tem é de um lugar onde o tempo estagnou. As horas não passam e existe uma situação de “mesmice” nas diferentes horas do dia: idosos sentados estáticos, muitas vezes um ao lado do outro, sem conversas, ou, quando se ouve alguma voz na maioria das vezes é solitária. Idosos conversam, mas não se ouvem. Uns gritam sem motivo aparente, outros vagam. A sensação é de desistência da vida. Permanece um tempo vazio de “espera” da morte nas instituições” (LIMA, 20[]).

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails