15/01/2018

* 2018 - Dia do Cobrador de Ônibus

Função de grande importância durante as viagens de ônibus, o cobrador (também conhecido em algumas cidades como trocador) é o funcionário encarregado de fazer a cobrança das tarifas, dar o troco e fornecer informações aos usuários sobre a linha e os lugares por onde passa o coletivo, além de informar ao motorista o momento certo para seguir viagem, após a descida dos passageiros em cada ponto. A data de 15 de janeiro foi instituída como o Dia do Cobrador no Brasil para homenagear estes profissionais, que desde o século XIX auxiliavam os motoristas dos bondes no país. No transporte coletivo brasileiro, o cobrador se faz presente na maioria das linhas, na maioria das cidades. Entretanto, várias Capitais já adotaram a bilhetagem eletrônica e aboliram o cargo de cobrador, o que vem acontecendo em São José dos Pinhais, onde vários coletivos já circulam sem a presença deste profissional, resultando em demissões em massa.
A função então é acumulada pelo motorista que, sem receber a mais por isso, precisa parar o coletivo para dar o troco e ainda ficar atento a tudo o que acontece no interior do veículo, especialmente a descida e subida dos passageiros. O trabalho duplo tende a reduzir a atenção do motorista no trânsito, provocando acidentes.  Por conta disso, sindicatos de todo o país lutam para manter a função do cobrador ativa.

30 Frases que é falada somente dentro do ônibus

01 – Gente, eu queria pedir um minutinho da atenção de vcs, é que…
02 – Podia estar matando, roubando mas To pedindo a ajuda de vcs
03 – Cobrador o senhor sabe onde fica tal endereço? Me avise quando for a parada de descer.
04 – O senhor tá levando gente, né boi não”
05 – Olha o passatempo da viagem
06 – Olha a água geladinha
07 – Deixa a gestante sentar, por favor. Povo sem educação. Venha senhora, sente aqui
08 – Oh motorista pode corre que a galera aqui não tem medo de morrer.
09 – Oh motorista não corre não que minha mãe não tem dinheiro para o caixão
10 – “Pah pah pah” (cobrador batendo na caixa depois que alguém desce)
11 – Eu poderia estar matando, estar roubando, mas estou aqui, pedindo a colaboração de vocês, senhores passageiros
12 – Quer pegar o urso em casa, é motô
13 – Cobrador, pede pra abrir o meio
14 – Passa direto motô. Cabe mais ninguém não
15 – Licença, desculpa moça, licença, desculpa, dá licença, obrigada.
16 – Qualquer trocado ajuda, pra comprar a lata de leite do meu filho.
17 – Ela ainda para, vai carregar o povo no colo é motorista?
18 – Bom dia pessoal…desculpa está interrompendo o silêncio da viagem, mas.
19 – Eu era um drogado, perdido, sem futuro, graças a essa instituição eu mudei, quero deixar uma rápida palavra pra os irmãos que se encontra aqui
20 – Se tivesse levando tua mãe tu tinha mais cuidado
21 – Aah, esses jovens de hoje em dia tudo mal educado viu
22 – Tá achando ruim?! Pega um táxi!
23 – Olha o creeeemosinho, só paga um real
24 – Pessoal, boa tarde! Estou aqui dentro deste transporte coletivo, vendendo meus produto, pq feio é roubar…, e custa um valor simbólico de 1 real
25 – Eita meu ponto
26 – Deixa eu ir na janela?
27 – O fundo tá livre pessoal, Vamo aí que tem gente querendo subir também
28 – Só mais um passinho
29 – Esqueci meu bilhete posso descer ali?
30 – Ela tá fingindo q tá dormindo pra não dar o lugar pra ‘VEIA’
FONTES: 
https://www.tediado.com.br/09/30-frases-que-e-falada-somente-dentro-do-onibus/http://www.guiasjp.com/noticias/nacional/hoje+e+o+dia+do+cobrador+de+onibus/87289

Publicado: GuiaSJP.com - Jornalista Mauren Luc (Reprodução autorizada mediante citação do GuiaSJP.com)

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails