23/01/2018

* 2018 - Violet Brown

Violet Brown nasceu no dia 10 de março de 1900 - Raymond Simpson/AP
Morre Violet Brown, a pessoa mais velha do mundo, aos 117 anos

A Jamaicana Volet Brown nasceu em 10 de março de 1900, em comunidade rural.
SANTO DOMINGO — Violet Moss Brown, que neste ano (2017) havia recebido o título de pessoa mais velha do mundo, morreu nesta sexta-feira, aos 117 anos e 189 dias, num hospital em Jamaica, onde passou toda a sua vida.
— É triste, mas esperava algo assim em qualquer momento — disse Barry Russell Brown, filho de Violet, ao jornal local “The Star“. Destacou, entretanto, que o falecimento não deixou de ser uma surpresa para médicos e familiares, devido ao ânimo e boa saúde que gozava. Violet, também conhecida carinhosamente como “Tia V”, faleceu na tarde de sexta-feira no hospital Fairview Medical Centre, em Montego Bay, onde estava internada desde o dia 9 de setembro se recuperando de uma arritmia cardíaca. “A Jamaica está orgulhosa de você, uma mulher inspiradora”, escreveu o primeiro-ministro do país, Andrew Holness, pelo Facebook.

Holness publicou fotografias de quando, em abril deste ano, visitou Violet para conceder a ela a Medalha de Gratidão do governo, após ela se tornar a pessoa mais velha do planeta. “Sua fortaleza e a graça de Deus a sustentaram durante um século, uma década e sete anos. Você é uma mulher abençoada”, disse Holness, na ocasião. Violet nasceu no dia 10 de março de 1900 na comunidade rural de Duanvale, a cerca de cem quilômetros da capital Kingston, onde se casou com Augustus Gaynor Brown, trabalhou e residiu ao longo de mais de um século de vida. Durante a juventude, Violet trabalhou em canaviais, cortando cana, e como empregada doméstica.
Ela teve quatro filhos e duas filhas, sendo quatro ainda vivos. Seu filho mais velho, Harland, morreu em abril, aos 97 anos, ostentando o título de homem mais velho do mundo com um dos pais ainda vivos. Ela se tornou a pessoa mais velha do mundo no dia 15 de abril, após a morte da italiana Emma Morana, nascida em 29 de novembro de 1899.
O Guinness World Records reconheceu Violet no último dia 3. Com a morte de “Tia V”, a japonesa Nabi Tajima ocupa o seu posto como pessoa mais velha do mundo, com 117 anos e 44 dias.
Leia mais: https://oglobo.globo.com/sociedade/morre-violet-brown-pessoa-mais-velha-do-mundo-aos-117-anos-21833974#ixzz5522VeZP8 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails