31/05/2018

* 2018 - Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal (RS)

Para divulgar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer Bucal, a Secretaria Estadual da Saúde (SES), apoia as atividades desenvolvidas nesta quinta-feira (31), quando acontece o Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal. A doença deverá atingir cerca de 15 mil pessoas no Brasil este ano, sendo que 900 novos casos devem ocorrer no RS.
Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), uma das principais causas da doença é o cigarro, estando associada também ao elevado consumo de álcool e à exposição solar. Segundo o INCA, cerca de metade das pessoas que apresentam câncer de boca acabam morrendo em função da identificação da doença acontecer de forma tardia. O Dia Estadual de Luta contra o Câncer Bucal quer alertar as pessoas que, ao identificarem alteração de cor, textura, sensibilidade, feridas ou manchas que não desaparecem em 15 dias, mesmo que indolores, localizadas no lábio, língua, soalho bucal ou qualquer outra parte da cavidade bucal, procurem a Unidade de Saúde mais próxima para uma avaliação mais detalhada.
A intenção é que, gradativamente, se realizem ações de prevenção e diagnóstico em todo o Estado, com a participação de cirurgiões-dentistas tanto da rede pública como privada, na campanha Maio Vermelho, como forma de unificar e caracterizar a luta contra esse tipo de câncer.  Em Porto Alegre, a população receberá orientação e terá à disposição espaço para a realização de exames clínicos preventivos na Esquina Democrática , no horário das 10 às 13 horas, na atividade organizada pelo Ceco (Comitê das Entidades de Classe da Odontologia).
Na parte da tarde, será realizada na Assembleia Legislativa, atividade de formação para os dentistas do interior do Estado, com a participação da SES. Texto: Assessoria SEL

Edição: Redação Secom (51)3210-4305
https://estado.rs.gov.br/secretaria-da-saude-apoia-acoes-no-dia-estadual-de-luta-contra-o-cancer-bucal

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails