30/10/2012

* 2012 - A MÚSICA E O SILÊNCIO


FILME : A Música e o Silêncio
 Título em português: A MÚSICA E O SILÊNCIO
Título original: Jenseits der Stille
Título em inglês: Beyond the Silence
Gênero: Drama
Direção: Caroline Link
Lançamento: Alemanha/1996
• Direção: Caroline Link
• Roteiro: Caroline Link, Beth Serlin
• Gênero: Drama/Música
• Origem: Alemanha
• Duração: 109 minutos
• Tipo: Longa-metragem
•Ano: 1996
 Atores destaque: Howie Seago - ator surdo, Emmanuelle Laborit - atriz surda
Personagens destaque: Pais surdos de uma garota que descobre a música.

Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com o outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim. Lara renuncia a tudo o que mais gosta na vida para tomar conta de seus pais, surdos-mudos. A garota que nasceu com a audição normal, acaba sendo sempre o elo entre o mundo silencioso dos pais e o mundo sonoro.  Lara se dedica aos extremos pelos seus pais, abdica de sua vida em prol deles, por ser a primogênita se sente responsável por eles, seja no dia a dia ou nas transações comerciais e bancárias que seus pais fazem. Seus pais, não percebem  as necessidades da filha em relação à sua educação formal, não compreende a necessidade desta em relação a sua educação formal. Para eles o importante é a filha estar a disposição deles a todo momento, sendo sua interprete . Quase como uma obrigação natural.
Na adolescência Lara revê sua tia Clarissa, uma bem sucedida clarinetista de Jazz. Com o passar dos anos, ao descobrir seu amor pela música, ela começa à tocar clarineta e rapidamente se depara com a incapacidade de seu pai em compreender a paixão pela música e o desejo de construir uma carreira e vida além dos laços familiares. Anos mais tarde, já uma bela mulher, Lara prepara-se para entrar no conservatório de Berlim, quando conhece Tom, o homem que vai dar novo sentido a sua vida. Lara é a ponte entre os pais surdos-mudos e a sua vida social numa cidadezinha alemã. Quando ela amadurece e se apaixona pela música, tenta seguir seu caminho e tem que decidir entre deixar os pais e mudar-se para Berlin e ficar e abdicar de seu futuro.
Este é um filme instigante que aborda, sobretudo, o tema das diferenças entre dois mundos, o mundo dos ouvintes e o mundo dos surdos, a partir das vivências e dificuldades encontradas em uma família de pais surdos e filhas ouvintes. A mãe tem mais sensibilidade a esta questão, seu pai não, devido provavelmente a sua criação. Sendo deficiente visual, foi deixado de lado. A família sempre priorizava a sua irmã que era musicista (clarinetista) e recebia muita atenção de todos, principalmente do pai pianista, sendo que ele nunca conseguiu compreender esta arte. Além disso, ele sentia que a irmã era o orgulho da família e ele, o deficiente.
No filme fica evidenciado o conflito familiar de exclusão de abandono e de preferencia entre pais e filhos. O filme nos instiga a pensar acerca das diferenças existentes e do quanto é importante aprendermos a lidar com o diferente e a respeitar cada pessoa, com suas características e necessidades próprias. Os diálogos entre pai e filha são o que mais impressionam no filme. Ao tentar descrever os sons das coisas para o pai, Lara responde à perguntas como: “Que som faz o sol quando nasce?” e “Que som faz a neve quando cai na grama”. Com grande respeito perante a deficiência auditiva, este filme melodramático é praticamente um poema com uma trilha sonora fantástica e fotografias lindas.
Obs: Indicado para o Oscar de melhor filme estrangeiro.
Veja outras indicações para este filme: 

29/10/2012

* 2012 - AMARGO REGRESSO


FILME: Amargo Regresso
Título: Amargo Regresso
Título original: Coming Home
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1978
Gênero: Drama/Guerra
Direção: Hal Ashby
Elenco: Jane Fonda, Jon Voight, Bruce Dern, Penelope Milford, Robert Carradine, Robert Ginty
Idioma: Inglês
Legendas: Português
Tempo de duração: 127 min.
Bob Hyde (Bruce Dern) faz parte do exército americano que vai à guerra do Vietnã. Em 1968, Bob Hyde, um oficial do exército americano, embarca para o Vietnã. Como capitão das forças armadas americanas vai lutar no Vietnam e sua mulher Sally Bender (Jane Fonda) sozinha e sem nada para fazer decide servir como voluntária em um hospital para veteranos.  Sally (Jane Fonda), se torna uma das enfermeiras que trabalha em um hospital de veteranos. Ajudando a cuidar dos  feridos em um hospital e encontra um antigo colega da faculdade Luke Martin , agora  um  ex-soldado  que ficou paraplégico na guerra do Vietnã, e apaixona-se por ele. Envolvendo-se com os problemas e traumas dos que retornam das batalhas, os dois se tornam ativistas contra a guerra, ao mesmo tempo em que Sally se apaixona por Luke.

Mas seu marido retorna ferido do Vietnã, colocando-a numa posição delicada. A trama se desenvolve até que, quando a verdade é revelada, as consequências se tornam dramáticas para todos os envolvidos. A situação para Sally piora quando seu marido descobre que ela está envolvida com Luke Martin (Jon Voight), um soldado paraplégico. Retrato comovente e realista dos efeitos da Guerra do Vietnã sobre os combatentes que voltaram para casa.


- Ganhador dos Oscars de Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro Original. 
- Jon Voight também ganhou o prêmio de Melhor Ator em Cannes.
- Oscar de melhor atriz (Jane Foda), ator (John Voigt) e roteiro.



28/10/2012

* 2012 - SEGUNDO TURNO EM BLUMENAU

Prefeitura e a bandeira de Blumenau
O prefeito eleito por Blumenau, Napoleão Bernardes Neto, nasceu em Blumenau, em 28/09/1982 , é solteiro e tem 30 anos. Aos 16 anos se filiou ao PSDB e, no ano seguinte, foi presidente da Juventude do partido.

Em 2000, concorreu a vereador e fez 760 votos na ocasião. Em 2004, tornou-se o primeiro suplente de vereador do PSDB, com 1.680 votos. Assumiu uma vaga na Câmara por um mês em 2007. Em 2008, foi eleito vereador, com a segunda maior votação daquele ano: 6.352 votos. Em 2010 assumiu o desafio de se candidatar a deputado federal. Foi candidato que recebeu mais votos em Blumenau: 41.432, de um total de 55.817 em todo o Estado. Além da trajetória política, Napoleão se formou em Direito pela Furb, onde passou em primeiro lugar no concurso para professor universitário. Também é especialista em Ciências Criminais e Mestre em Ciência Jurídica. Além de vereador e professor do curso de Direito, Napoleão trabalhou como comunicador na Rádio Nereu Ramos, TV Galega, TV Legislativa e Rádio Clube Blumenau.
Resultado oficial do 2º turno em blumenau
Número:45
Partido:Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação:Blumenau Quer Mais (DEM, PSDB)
Vice: Jovino Cardoso
Partido do vice: Democratas
Acompanhe aqui pelo CLIC RBS a contagem dos votos em Blumenau e região.
http://www.clicrbs.com.br/eleicoes/2012/sc/jsc/resultado-eleicoes-2012.html

* 2012 - MILAGRE NA PISTA 2

Produção Direção Greg Beeman Produção Greg Beeman
Christopher Morgan Roteiro Joel Kauffmann

Donald C. Yost Elenco original Frankie Muniz

Rick Rossovich

Molly Hagan
Patrick Levis
Roger Aaron Brown
Ano: 2000
Ator                         Personagem
Frankie Muniz           Justin Yoder
Rick Rossovich          Myron Yoder
Molly Hagan             Sheila Yoder
Patrick Levis             Seth Yoder
Roger Aaron Brown    Vic Sauder
Tuc Watkins              God/Bobby Wade
Brittany Bouck          Cindy
Todd Hurst                Brad
Kara Keough             Teresa
Joel McKinnon Miller Bill
Holmes Osbourne       Randall
Freda Fon Shen          Dr. Kwan
Christian Copelin       Pipsqueak
Judith Drake              Voluntário
Rick Fitts                  Técnico de futebol
Jim Jansen                Ministro
James Lashly             Leather Jacket Man
Tom Nolan                Técnico de beisebol
Milt Tarver               Elder Statesman
Tom Virtue               Locutor



O filme conta a história real de Justin Yoder (interpretado por Frankie Muniz - o eterno Malcolm da série "Malcolm in the Middle") ), um menino que nasceu com espinha bífida e hidrocefalia , e retoma a sua vida em uma cadeira de rodas. Ele vive com sua mãe protetora e meu pai e seu irmão Seth ( Patrick Levis ), que é um atleta de esportes. Devido à sua deficiência, Justin tenta desesperadamente encontrar algo que ele pode fazer isso faria ele se sentir especial. Para orientação, Justin confronta Deus (que no filme toma forma como um piloto de corridas de carros famosos, Bobby Wade) durante sua viagem. Seu pai é um professor universitário que precisa pintar nos finais de semana para aumentar a renda e cobrir os altos gastos dos tratamentos do filho Justin, portador de uma deficiência rara que o mantém em uma cadeira de rodas. Como admira o irmão mais velho, Seth, Justin se aventura numa corrida para conseguir um troféu como os que o irmão coleciona.Depois de descobrir um racer soapbox no galpão de seu vizinho, Justin espera participar em corridas de palanque e, eventualmente, encontrar um amor e talento para o esporte. Para deficiência de Justin, seu pai e seu vizinho Vic construir um racer personalizado com um travão de mão (chamado de "Justin Brake"). Enquanto isso, Seth sente que os pais se concentrar demais em Justin em vez de tratar os meninos da mesma forma. Seth no entanto, tem uma mudança de coração, quando Justin tem um acidente durante uma corrida ruim. A família é então confrontado com a ideia de que a participação de Justin dentro do esporte pode ser perigoso para sua saúde. No final do filme, Justin pede a Deus para que as pessoas sejam  perfeitas quando eles vão para o céu, e Deus lhe mostra um céu onde há pessoas com e sem cadeiras de rodas, todos juntos, para que Justin fique feliz pelas respostas "perfeito". Como um tributo a Justin Yoder, clips de vídeo ao vivo são mostrados dele antes dos créditos.
Trailer: 
FONTE DE PESQUISA: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miracle_in_Lane_2
Indicação da Associada da ABLUDEF: Evelise Cecília de Oliveira

27/10/2012

* 2012 - A MAÇA



Sib - de Samira Makhmalbaf
Título original: Sib
Lançamento: 1998 (França / Irã)
Direção: Samira Makhmalbaf
Roteiro: Samira Makhmalbaf / Mohsen Makhmalbaf
Gênero: Drama
Duração: 86 min
Tipo: Longa-metragem
Elenco:
Massoumeh Naderi …………………………… Massoumeh
Zahra Naderi ……………………………….. Zahra
Ghorban Ali Naderi ……………………….. Pai
Azizeh Mohamadi …………………………….. Azizeh
IMDB:

A Maçã, se tornou um clássico do cinema iraniano. Trata-se de um isolamento social de duas meninas gêmeas filhas de uma mãe cega e de um pai muito idoso  que para ganhar a vida vive pela aldeia rezando.
O filme conta a história de duas irmãs gêmeas que viviam isoladas dentro de casa e eram proibidas de sair na rua. O pai, um idoso desempregado, superprotegia as filhas e ainda tinha que cuidar da esposa, que era deficiente visual. Esta era bastante rígida e deixava transparecer que era uma pessoa má, pela maneira que criava às filhas. 
A Maça, misto de documentário e ficção, narra à história verídica de duas garotinhas do Irã que passaram 11 anos trancadas em casa pelos pais. A mãe uma mulher cega e seu pai mantêm as filhas gêmeas presas, seguindo vagos preceitos do Alcorão. A partir de um abaixo-assinado organizado pelos vizinhos, o assunto passa a ser conhecido pelos jornais e pelas autoridades. A história ganhou as páginas dos jornais locais, até que Samira decidiu transformá-la em filme.

Uma assistente social é designada para fazer com que os pais respeitem as definições da justiça: que às meninas  seja dada a liberdade. Aos poucos vai se revelando uma complicada teia de preconceitos, fanatismo e jogos de poder. Desde a visita da assistente social as crianças descobrem o sentido da liberdade ao andar pelas vizinhanças e ter o primeiro contatos com outras crianças, é com a maçã e mais tarde com o espelho. As meninas são soltas, após 11 anos em cativeiro, e têm que descobrir o mundo com olhos infantis que nunca conheceram nada além de sua alcova. A casa era mantida as portas com  grades e cadeados, isolando-as do mundo . Elas eram proibidas de sair na rua., neste período nunca tiveram contato com outra pessoas a não ser os pais, não recebiam estímulos nos primeiros anos de vida , e por isso não apresentavam um desenvolvimento cerebral esperado, por falta de interação com o meio e com outras pessoas, algumas áreas foram comprometidas como a motricidade e a linguagem.

Primeiro vemos a justificação filosófica para mantê-las presas, “ as meninas são como pétalas de flor que se desmancham em contato com o Sol”. Depois, mais tarde, o verdadeiro motivo: o domínio da mulher que era cega, e que apoiou a decisão do marido, isolando as crianças do mundo , mas que aparece como a verdadeira força (do mal) oculta no filme, uma força sem cara (ela aparece sempre encapuzada), para defender o antigo modelo, em contraposição ao novo modelo, defendido pela assistente social.
A Maça, é um filme de estréia da diretora iraniana Samira Makhmalbaf e que se tornou um clássico do cinema iraniano. Samira Makhmalbaf dirigiu o filme “A maça” (Sib, 1998, Irã / França) quando tinha apenas 17 anos, sendo a mais jovem cineasta até hoje a concorrer a prêmio no Festival de Cannes.

http://henriquecendo.wordpress.com/2009/06/06/um-pouco-do-cinema-iraquiano/
www.trabalhosfeitos.com
http://www.ufscar.br/rua/site/?p=2192

26/10/2012

* 2012 - ALGUÉM PARA AMAR


Alguém Para Amar / (Just the Way You Are)
Título no Brasil:  Alguém para Amar / Do Jeito que Você é
Título Original:  Just the Way You Are
País de Origem:  EUA
Gênero:  Comédia / Romance
Ano de Lançamento:  1984

Legendas: Português
Duração: 94 min.


Em viagem para os Alpes, pede a médico que engesse sua perna.
Para quebrar o gelo da sua vida sentimental, Susan jovem flautista bonita e atraente se sente impossibilitada de conquistar alguém, por causa de aparelho ortopédico que é obrigada a usar na perna. Resolve passar suas férias numa elegante cidade dos Alpes franceses. 




Mas antes, ela convence o seu medico a colocar um gesso no lugar do aparelho ortopédico que é obrigada a usar desde pequena. Alegre, brilhante, atraente, Susan chega e logo vê inúmeros corações se derreterem por ela. Sentindo-se normal, encontra o grande amor, ao conhecer Peter e, apaixonada, sente que não poderá mais esconder a sua verdade



Pesquisas: http://www.filmeseducativos.com/fisica_11.php

25/10/2012

* 2012 - ALÉM DOS MEUS OLHOS

Além dos Meus Olhos

Título no Brasil:  Além dos Meus Olhos
Título Original:  Eye on the Sparrow
País de Origem:  EUA
Legendas: Português
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 94 minutos
Ano de Lançamento:  1987
Direção:  John Korty
Roteiro: Barbara Turner
Elenco: Conchata Ferrell (Mary)Kaaren Lee (Lorrine Hollars)Keith Carradine (James Lee)Mare Winningham (Ethel Lee)mais

Ethel cega e casada com James, que tem a mesma deficiência. Apesar das dificuldades, os dois sempre viveram bem, mas as coisas se complicam quando descobrem que não podem ter filhos e que, para adotar uma criança, terão de lutar contra a burocracia do Estado e a desconfiança dos assistentes sociais. Sendo que ao decidirem adotar uma criança, têm que enfrentar uma série de barreiras legais e provar que são capazes de cuidar de alguém. 


Fontes das sinopses: 
Guia de Vídeo e DVD. São Paulo: CEDOC – Biblioteca Abril Educação, Editora Nova Cultura, 2002
Site pesquisados: YouTube – PortaCurtas - Cenemaroll

24/10/2012

* 2012 - A HISTÓRIA DE LORETTA CLAIBORNE


Título no Brasil:  A História de Loretta Claiborne
Título Original:  The Loretta Claiborne Story
País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 100 minutos
Ano de Lançamento:  2000
Direção:  Lee Grant
Trata-se de uma jovem negra norte-americana , famosa internacionalmente,  que nasceu com problemas mentais, visuais, físicos e sociais. Mas apesar das dificuldades sempre foi persistente. Depois que conhece a determinada assistente social Janet, da equipe de educação que atendia famílias pobres, superou suas dificuldades e inscreveu-se numa organização chamada Special Olympics. Lutou muito para chegar a disputar corridas em nível nacional, a vida de Loretta toma outro rumo. Nada a interessava, a não ser correr. Resolvidos partes de seus problemas, com grande esforço pessoal e incentivo contínuo da assistente social Janet.

Sites importantes sobre esportes para pessoas com deficiência:
- Associação Desportiva para Deficientes - ADD (http://www.add.org.br)
- Associação Brasileira de Desporto em Cadeira de Rodas - ABRADECAR (http://www.abradecar.org.br)
- Sociedade Brasileira de Mergulho Adaptado (http://intervox.nce.ufrj.br/~sbma/)
- Associação Brasileira de Desportos para Amputados (http://www.abda.org.br)

23/10/2012

* 2012 - A HISTÓRIA DE DENNIS BYRD

A História de Dennis Byrd
ORIGINAL:    Rise and Walk: The Dennis Byrd Story (TV) (1994)
LIVRO DE: Dennis Byrd, Michael D'Orso
DIRETOR: Michael Dinner
ROTEIRISTA: John Miglis
TRILHA:  W.G. Snuffy Walden
Ano: 1994
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 88 min.

A história real de Dennis Byrd, astro do futebol americano do time New York Jets. Acidente durante partida de futebol americano deixa jogador paralítico. Em pleno campeonato, ele se choca com outro jogador. 


O acidente estraçalha suas vértebras e o deixa paralítico do pescoço para baixo. Mas com muita força de vontade e com o apoio da esposa e dos torcedores, ele luta para se recuperar e reiniciar sua vida. Baseado em fatos reais. Peter Berg brilha no papel do jogador.

Fontes das sinopses: Guia de Vídeo e DVD. São Paulo: CEDOC – Biblioteca Abril Educação, Editora Nova Cultura, 2002
Site pesquisados: YouTube – PortaCurtas - Cinemaroll

21/10/2012

* 2012 - A HISTÓRIA DE BROOKE ELLISON


  • Nome no Brasil: A História de Brooke Ellison 
  • Nome Original:  The Brooke Ellison Story
  • Direção:  Christopher Reeve.
  • Elenco:  Mary Elizabeth Mastrantonio, John Slattery, Lacey Chabert, Vanessa Marano, Jenson Goins, Devon Gearhart, Lauren Barrett, Ryan Hudson, Luke Flynn, John P. Fertitta, Terrence Gibney, Sabah, Jerry Lee Leighton, Ramona Tyler, Melinda Walsh.
  • País:  EUA
  • Ano: 2004
  • Filme / Drama
  • Duração:  91 min
Brooke Ellison (Lacey Chabert), com apenas 11 anos, é atropelada  por um carro em 1990 enquanto atravessava a rua em seu primeiro dia de escola secundária, o que resulta em ser paralisada do pescoço para baixo. Um grave acidente deixa a jovem Brooke Ellison tetraplégica.  Nascida em Long Island, Nova York, Brooke  Ellison embora dada pouca chance de sobrevivência, após passar dias inconsciente , ela desperta aos poucos para sua nova realidade, através de uma combinação de pura vontade e apoio da família, ela já conquistou uma vida inspiradora para si mesma. Com o apoio da família e amigos, principalmente de sua mãe, ela tentará romper barreiras consideradas intransponíveis para as pessoas na sua condição. A família correu atrás de realizar os sonhos dela, sua mãe frequentou as salas de aula todos os dias inclusive a mãe mudou de cidade para acompanhar a filha.
Sua incansável vontade de viver e se superar não só a leva de volta à escola como também à universidade, onde se forma com louvor.  Brooke Ellison (nascida em 20 de outubro de 1978, New York [1] ) foi a primeira tetraplégica a se formar a partir da Universidade de Harvard . Em 2000, ela foi escolhida por seus colegas para falar em cerimônias de formatura da universidade.
 Depois de marcar 1510 pontos de um 1600 disponíveis no College Board, exame que mede a habilidade de um estudante, Ellison foi aceita na Universidade de Harvard. Com a ajuda incansável de sua mãe, Jean Marie, que vivia com ela na Universidade de Harvard, Brooke foi graduada com grandes honras (gratuated magna cum laude) em 2000. Sua tese de 90 páginas, que terminou usando um computador ativado por voz, foi intitulado “A esperança flutua? O Estudo da presença de esperança na resiliência”.  Após a formatura, Ellison voltou para Stony Brook, Nova York, para ficar com sua família. Como a notícia de sua realização se espalhou, ela começou a viajar o país como uma palestrante motivacional e fazendo aparições na televisão. Em 2002, ela e sua mãe publicaram  sua autobiografia, Milagres Acontecem: uma mãe, uma filha, uma viagem.
Drama biográfico baseado na vida de Brooke Ellison, que ao lado de sua mãe Jeane escreveu um livro em que conta sua história.
The Brooke Ellison History, foi dirigido pelo colega tetraplégico Christopher Reeve astro de Superman  . Também é notável por ser projeto Reeve direção final. O filme foi  ao ar após a morte de Reeve.
 Brooke Ellison é retratada por Lacey Chabert e Vanessa Marano em A História Ellison Brooke. Candidata ao Senado Estadual Brooke Ellison concorreu para o Estado no Senado em 2006, mas foi derrotada pelo republicano incumbente, John Flanagan . Ellison não se pronunciou sobre se ela não tem a intenção de concorrer ao cargo novamente. Uma das principais questões de Ellison é o seu apoio para pesquisas com células embrionárias . Ela faz parte do conselho consultivo da Política Genetics Institute
Veja nos vídeos abaixo, primeiro um trailer do filme The Brooke Ellison History, e mais abaixo uma amostra do cotidiano de Brooke Elison, contada por ela mesma.
É o último filme dirigido por Christopher Reeve. - Feito para a TV americana

20/10/2012

* 2012 - A FORÇA DE UM CAMPEÃO



Título no Brasil:  A Força de um Campeão
Título Original:  The Terry Fox Story
País de Origem:  Canadá / EUA
Gênero:  Drama
Tempo de Duração: 97 minutos
Ano de Lançamento:  1983
Direção:  Ralph L. Thomas
A luta e força de vontade de um rapaz de 18 anos contra o câncer que o obriga mais tarde a amputar a perna. Em 1997, aos 21 anos, o canadense Terry Fox (Fryer) teve a perna amputada em razão de um câncer. Com o objetivo de conseguir doações para instituições que trabalha com cancerosos, Terry Fox (Fryer) decide fazer a caminhada tendo apenas uma perna mecânica. Com intenção de levantar fundos para a pesquisa da doença,  atravessa  todo o Canadá de costa a costa para arrecadar fundos para a pesquisa sobre a doença.  . Ele conta com a ajuda de um médico Drº Duvall.
Ele não conseguiu terminar a travessia, seu corpo não aguentou. Desde então, todo ano é realizada, uma  corrida em sua homenagem e as doações ajudam centros de pesquisa sobre o câncer.
Sinopse:  O filme conta com uma  produção canadense feita para tevê e baseada em fatos reais. O filme narra a história de Terry Fox (1958-1981), um jovem de 21 anos, que teve o ousado desejo de atravessar o Canadá correndo tendo apenas uma perna. Infelizmente conseguiu realizar sua meta, morrendo um mês antes de completar 23 anos.  Terry Fox, tornou-se um notável ativista mundial no combate ao câncer. Na década de 80, Terry Fox fez uma maratona com o propósito de atravessar todo o Canadá conhecida como: " Maratona da Esperança". Infelizmente ele não conseguiu completar o percurso em virtude da doença. O objetivo foi arrecadar fundos para pesquisas contra o câncer. 
Sites Pesquisados
 AdoroCinema
• amazon.com
• Cinemaroll
• DeafTV
• YouTube

18/10/2012

* 2012 - A COR DO PARAÍSO

Filme: A COR DO PARAÍSO


Filme: A COR DO PARAÍSO
FICHA TÉCNICA
Diretor: Majid Majidii
Elenco: Mohsen Ramezani, Hossein Mahjoub, Salime Feizi, Elham Sharifi, Farahnaz Safari.
Produção: Mehdi Karimi
Roteiro: Majid Majidi
Fotografia: Mohammad Davudi
Trilha Sonora: Keivan Jahanshahi
Duração: 90 min.
Ano: 1999
Este é um dos mais bonitos e emocionantes filmes dos últimos tempos. Uma produção iraniana que recebeu muitos prêmios mundo afora. O filme começa com Mohamed esperando seu pai vir buscá-lo para as férias, na escola especial para cegos onde estuda. A espera é longa, pois o seu pai está relutante em levá-lo para casa, por pensar que o filho cego atrapalhará suas pretensões de se casar de novo. A Cor do Paraíso narra a comovente história de Mohamed, um menino cego que mora numa escola para deficientes visuais e que, nas férias, volta para seu vilarejo nas montanhas, onde convive com as irmãs e sua adorada avó. O pai, que é viúvo, se prepara para casar novamente. Mohamed é um garoto muito vivo, que tem uma enorme sensibilidade. Seu jeito simples de “ver o mundo” é uma lição de vida.
O filme fala da vida de um garotinho chamado Mohamed, nasceu cego e estuda em um colégio de crianças com deficiência visual. Lá ele não é muito aceito pelas pessoas, ele é deixado de lado pelo próprio pai que no dia de buscar as crianças no colégio para as Férias deixa o filho  esperando-o. Quando o Pai chega depois de umas 4 horas de atraso , este diz ao  professor que não quer mais o filho, alegando que não  tem condição de cuida-lo. A realidade é que ele não aceita a deficiência do filho e além disso culpa o filho que ao nasceu sua esposa morreu  no parto. O professor coloca ao pai que  não poderão ficar com  Mohamed, a escola  durante as férias ficará fechada. Sem alternativa o pai o leva  para casa . Ao chegar em casa sua  família o recebe com festa, menos seu  pai. A sua família é composta por duas irmãs e a avó que o ama muito. Sua avó está sempre discutindo com o filho, por este não aceitar o menino . Ao chegar em sua casa, o menino percebe que as suas irmãs ainda terão aulas, pois as férias ainda não começaram para elas. Ao saber que teria que ficar sozinho, longe de suas irmãs, pediu a  avó para deixa-lo ir junto com elas para a escola. A dificuldade aparece quando se percebe que na escola , não tem um professor que possa estar acompanhando-o, pois a escola é para pessoas que enxergam. Sua avó tem medo que na escola ,  ele seja  discriminado pela sua deficiência visual. Ela vai até la para  conversar com o professor e  pede  que o deixe  participar das aulas e este o aceita . Foi recebido  muito bem na escola, pelo professor e pelos alunos. Chegando na escola ele começa a ler o livro escrito em libras , deixando os alunos e o professor maravilhados e assustados, pela sua capacidade de ler. Nem isso faz com que seu pai o aceite, a cada dia  que se passa  este fica mais bravo e com a mãe por estar sempre protegendo o neto. Seu pai num momento de decisão resolve leva-lo para uma marcenaria dirigida por uma pessoa com deficiência visual, igual ao seu filho. Sem sentimento algum, deixa-o com essa pessoa, o seu filho Mohamed . Sem se preocupar com o sentimento de rejeição que seu filho sente, não se importa que este o implora para o pai não deixa-lo na casa de estranhos. Seu pai está irredutível , não o ouve e leva-o do mesmo jeito. Mohamed sempre preocupou-se com a questão de como poderia sentir DEUS. Respondiam a ele que para sentir Deus seria como se fosse uma Luz em sua direção , parecendo um sol. A avó de Mohamed fica muito mal pelas atitudes do seu filho, em relação ao neto dela e decide partir também. O Pai de Mohamed percebendo que fez uma coisa totalmente inaceitável, sendo que os familiares ficaram contra ele e este decide ir busca-lo. Mohamed, já estava aprendendo a trabalhar com Madeira. Ao voltar para casa Mohamed com seu pai, o burrinho que carregava-o escorrega em uma ponte que eles estavam atravessando e faz com que o Mohamed caia na água. O pai fica desesperado e tenta salvar o filho só que não consegue quando ele chega na margem do rio, encontra-o desmaiado e não consegue acordá-lo. Neste instante trágico, o Sol bate na mão de Mohamed e ele sente Deus e em seguida falece.  

Fontes das sinopses: Guia de Vídeo e DVD. São Paulo: CEDOC – Biblioteca Abril Educação, Editora Nova Cultura, 2002



17/10/2012

* 2012 - A FILHA DA LUZ


FILHA DA LUZ

Diretor: Chuck Russell
Elenco: Kim Basinger, Christina Ricci, Jimmy Smits, Rufus Sewell, Ian Holm, Angela Bettis, Holliston Coleman.
Produção: Mace Neufeld
Roteiro: Tom Rickman, Clifford Green, Ellen Green.
Fotografia: Peter Menzies Jr.
Trilha Sonora: Christopher Young
Duração: 107 min.
Ano: 2000
País: EUA
Gênero: Suspense
A Filha da Luz
(Bless the Child, EUA, Alemanha, 2000)

A vida de Maggie O'Connor (Kim Basinger) gira em torno de seu trabalho como enfermeira em um hospital, até que sua irmã uma jovem desajustada e viciada em drogas, deixa sua filha para ser criada por ela, sendo essa a  irmã mais velha, Maggie O'Connor (Kim Basinger). deixa um bebê em sua casa. Maggie adota a criança, que se torna a filha que sempre quis. Para Maggie O´Connor (BASINGER), a oportunidade de criar a sobrinha é um sonho que se realiza. Seis anos depois, a irmã retorna com seu marido rico, ambos praticantes de magia negra, e reivindicam a filha de volta e vem para buscar Cody, a menina. Sem direitos legais sobre a criança, Maggie passa então a lutar com todas as suas forças para continuar com a guarda da sobrinha, mas é pega de surpresa quando Cody passa a possuir inesperados e extraordinários poderes. Maggie contará com a ajuda de um agente do FBI, que investiga uma série de assassinatos de crianças. Por trás das mortes, há rituais de ocultismo. A menina é alguém especial: através dela, forças malignas esperam poder se manifestar, iniciando um conflito entre o bem e o mal. Baseado no livro de Cathy Cash Spellman. 
Quando, a menina de seis anos é raptada por uma entidade oculta, o sonho de Maggie se transforma num pesadelo horripilante. Torna-se assustadoramente claro por que Cody foi o alvo daquela seita: embora tenha sido diagnosticada como autista, ela tem um dom extraordinário, um poder que os agentes das trevas passaram séculos para controlar. Você vai se surpreender ao presenciar a corrida para resgatar Cody antes que as forças do mal assumam o controle de toda a humanidade. O filme é de suspense arrepiante, pois fala sobre a luta de uma mulher para salvar a sobrinha de uma terrível maldição.

Fontes das sinopses: Guia de Vídeo e DVD. São Paulo: CEDOC – Biblioteca Abril Educação, Editora Nova Cultura, 2002

Related Posts with Thumbnails