01/02/2009

* 2009 - 1º ENCONTRO DO GRUPO DA MELHOR IDADE DE 2009

No dia 30 de janeiro começaram as atividades da Melhor Idade na ABLUDEF. A coordenadora do grupo a assistente social Dalva Day deu as boas vindas ao Grupo e solicitou a terapeuta ocupacional Mariana Nicoletti Censi para que transmitisse aos idosos uma mensagem de otimismo para o ano que se inicia. Em seguida a presidenta da ABLUDEF, Maria Helena Mabba, aceitou o convite para que desse as boas vindas ao grupo e parabenizou o advogado da entidade Drº José Monarim e a secretária Aline, aniversariantes da semana. Todos cantaram parabéns e a 1ª princesa do Grupo da Melhor Idade senhora Elza Inácio de Abreu entregou um presente aos aniversariantes.
Retornando a palavra para a coordenadora, foi realizada a leitura da ordem do dia. Devido às tragédias de novembro em nossa cidade, tivemos que suspender todos os trabalhos que seriam realizados com os idosos até véspera de natal. A terapeuta ocupacional Mariana fez uma dinâmica com o grupo, “como é bom beijar com as mãos”, todos cantaram e fizeram as mãos se beijarem.
Logo após a dinâmica foi oferecido um pote com bolinhas de gel, onde todos os idosos puderam sentir o contato com elas (bolinhas) através das mãos . A coordenadora informou que tinha recebido as bolinhas de gel de sua filha, e que gostaria de compartilhar a experiência com eles. Todos adoraram a experiência, foi combinado que durante a reunião seria sorteado entre os presentes 10 pacotinhos contendo 100 bolinhas cada. Como não tinha para todos optamos pelo sorteio, mas com a promessa que o restante receberia no próximo encontro que será dia 27 de fevereiro. Os que foram sorteados terão que comentar no próximo encontro como foi o crescimento das bolinhas em contato com a água.
Os idosos estavam atentos para iniciar sua partida de bingo.
O idoso Alvino Willi Schlichting doou ao grupo da Melhor Idade um tabuleiro para jogar bingo. Como primeiro encontro, foi realizado o tradicional jogo de bingo para os idosos. Ressaltamos que jogar bingo, não é só lazer, mas faz com que os idosos exercitem sua capacidade de concentração e memorização.

Foi combinado que seria premiado quem fizesse a linha, ou seja, fechassem uma linha da tabela do jogo de bingo. Tivemos 03 ganhadoras, que foi as senhoras: Terezinha Pereira Georg,Célia Schnaider e Hilda C. Prebianca, recebendo como brinde um CD, cada uma. A senhora Annemarie Hannibal foi a ganhadora da tabela cheia, recebendo como brinde além do CD uma lembrança surpresa.

Nosso encontro sempre tinha duração de 7 horas, começando as 10h00min até as 16h00min, devido ao calor e a preocupação de novas chuvas, foi comunicado ao grupo que até novo aviso será sempre no horário das 13h30min até as 16h00min, última sexta-feira do mês.

Foi servido um lanche aos idosos e a senhora Maria Joaquina Ribeiro leu um salmo dedicando ao idoso senhor Jeremias que está se recuperando de um A.V.C. Os idosos receberam da madrinha da Melhor Idade, a assistente social Tânia Regina Moraes, como boas vindas um kit contendo sabonete, shampoo, escova de dente. Doações que recebemos da comunidade para presenteá-los. Da entidade a coordenadora do Grupo a assistente social Dalva Day, entregou aos idosos um kit lanche .

Texto e fotos: Arquivo de Dalva Day

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails